terça-feira, 13 de agosto de 2013

Ponto no Gráfico





































Interessante.

Olha este infográfico que faz a análise da contribuição de Felipe Massa dentro da
Ferrari.

Criado pelo meu amigo espanhol Alberto Blanco, dono do excelente F1 Overtakes .

Repare como o piloto brasileiro vinha, até certo ponto, crescendo dentro da equipe
italiana.

Aí aconteceram duas coisas.

Uma foi o acidente em Hungaroring.

Aquele da mola solta do carro do Barrichello.

A outra foi a entrada de Fernando Alonso na equipe.

Depois disso a performance de Massa nunca mais foi a mesma.

Qual fator influenciou mais?

Minha opinião.

O espanhol, escaldado com a experiência traumática que passou na McLaren,
esmagou o brasileiro dentro da Scuderia Italiana.

Alonso não deixaria outro "Hamilton" aparecer na sua carreira.

Claro que há margem para outras interpretações.

Uma prova que os gráficos e números sempre ajudam a entender parte da história.

20 comentários:

Lucas disse...

Monza 2006. Atrás do motorhome da Fia, após a punição por ter ''atrapalhado'' Massa numa volta rápida, um inconsolável espanhol com lágrimas nos olhos falava num espanhol raivoso e calmo que assim que tivesse a chance destruiria não só o piloto, mas também o ''maricon'' que tivera a coragem de mentir tão descaradamente para puni-lo.

Rafael Vieira disse...

Alonso tem um gosto especial em esmagar brasileiros, fez o mesmo com Tarso Marques na Minardi, Nelson Piquet Jr. na Renault e agora Felipe Massa.

Na minha humilde opinião, Massa deveria se opor a ser companheiro de equipe de um cara que foi ultra beneficiado com a paspalhada do Nelsinho em Cingapura 2008, pois saiu do fundo do pelotão com pouco combustível (algo atípico para o tipo de pista), venceu a corrrida e nenhum tipo de punição caiu a ele, sendo que ficou claro o conhecimento dele no incidente, mas o que fez Felipe Massa, se calou, aceitou correr junto a dele, e está fazendo um dos maiores papelões já visto em uma equipe de ponta como Ferrari. Ele deveria ter queimado o chão da Ferrari quando pode.

harerton disse...

A Ferrari já teve todas as oportunidades do mundo para demitir Felipe. Se não o fizeram, é porque sabem o que ele pode render com o equipamento que lhe entregam.

Acho muito pouco provável que ele saia da equipe agora, ainda mais próximo a uma mudança tão grande nos carros.

Secastro disse...

Não sou muito de opinar sobre isto, mas Massa está na Ferrari por causa da FIAT e seus interesses no Brasil. Ele não está tendo bons resultados, seu tempo passou, mas é um bom profissional e faz o seu trabalho o melhor que pode. Eu não esperaria nenhuma grande performance dele neste momento e neste ambiente.

Para descontrair, o dia que sua carreira terminar poderá abrir o "Restaurante do Massa", especializado em...massas. O nome seria perfeito.

Leonardo disse...

O Massa está num nível bem abaixo do Hamilton, essa é diferença.

Ashpool disse...

Quando eu vejo Massa preso atrás de uma Force Indian eu penso se o problema é mesmo o Alonso ...

Emerson Fernando disse...

Alonso nunca permitirá que Massa tenha preferência na Ferrari. Se continuar como está, Felipe será somente o "quase campeão de 2008".

Também está escancarada a perda de rendimento depois da mola na testa. Piquet já mencionou isso algumas vezes.

Enfim. Se quisermos um brasileiro com chances de campeonato, precisamos torcer para que Nasr entre logo na F1.

Ron Groo disse...

O espanhol tem bastante com isto mesmo. Afinal ele é o que é. Anda muito e é dos melhores da geração e de todos os tempos.

Agora, Massa não é mais do que era quanto atingiu seu auge. Não dá nem pra cobrar isto dele.
Atingiu o ápice e o caminho de volta está sendo feito.

Anônimo disse...

Se Felipe perdeu o campeonato de 2008, foi por culpa única e exclusiva da Ferrari com aquele raio de pirulito eletronico que gerou a função da mangueira. Eu teria chutado o balde naquela corrida do caso "alonso is faster than you"...na verdade, foi ali q ele perdeu alguma coisa na carreira!

Marques disse...

Já passou da hora de sair da Ferrari. Pelo bem da equipe e dele.

Marim disse...

Alonso é excelente piloto em qualquer equipe mas, usa da mesma caixa de ferramentas que Schumacher para vencer. Mas não é só isso. A Ferrari sempre tem um piloto principal, se interessa somente pelo campeonato de construtores e falha muitas vezes com Massa ( acerto, estratégia e peças aerodinâmicas ). Erros semelhantes não acontecem com Alonso. Somado ao fato de ficar mais lento por conta do acidente, se temos Companheiro demolidor, equipe focada em outra disputa e pilotar em um carro onde quase perdeu a vida, o resultado não poderia ser uma conquista de campeonato. Não tenho dúvidas, estaria com melhor performance pessoal, em equipes como Lotus, Mercedes, RBR, Force Índia e até mesmo Mclaren. A fase vermelha já acabou no fim de 2010, quando provou que podia voltar às pistas.

Josequinha RuiBarbosa disse...

Concordo com os comentários anteriores. Além do que, quer me parecer que o SANTANDER hoje é o principal patrocinador da equipe Ferrari e isso, na minha opinião, dá todas as vantagens (melhor equipamento, prioridade nas escolhas, melhor acessoria técnica, etc..) ao F. Alonso que além disso tem perfil de vencedor. Pobre F Massa, virou um segundo Barrichello na Equipe. Pior que é sempre brasileiro se dando mal... sem patrocínio e sem personalidade forte (esta última, o caso do Sena)...sem chance!!!

Anônimo disse...

Creio que, apesar de serem duas coisas diferentes uma reflete na outra.
Uma é a queda de rendimento. Quem lembra daquela corrida na chuva em que o Massa teve uma disputa "feroz" com o Kubica e agora olhando também este gráfico, só pode concluir que realmente a mola na testa tem mesmo influência na queda de rendimento.
A outra questão é em relação ao Alonso. Além da famosa frase "alonso is faster than you", já mencionada aqui, não podemos esquecer daquela ultrapassada que o Alonso fez sobre o Massa já na pista, ou melhor, na ruazinha, de acesso aos boxes...lembram?? Ali o Alonso humilhou o Massa e nada aconteceu...isso tudo somado à própria consciência do Massa de que ele não tem mais a mesma performance pode explicar essa diferença entre eles...

Anônimo disse...

Massa é piloto nível intermediário, simples assim...

nunca foi, nem nunca vai ser um cara TOP, mas também não é um lixo..

tá ali na média... nota 6,5 / 7,0

Não é pq é brasileiro, que tem que ser o melhor sempre.

juniorcaixote disse...

Tô com o Josequinha e o anônimo que postou logo depois dele.

Vários fatores desde o acidente contaram para que a situação chegasse onde chegou. Penso que el choronso, quando foi para a Ferrari levando o patrocínio do banco dos troféus de "merda", já deve ter fechado todas as brechas possíveis ao FM, que antes do acidente, não era de arregar fácil, não. Os brasileiros, de maneira geral, têm memória curta. Como o anônimo lembrou bem daquele pega com o Kubica debaixo de chuva e tudo (outra coisa boa do Felipe, esquecida pela maioria dos descerebrados depois daquele trágico GP da Inglaterra de 2008), tem um outro mais foda ainda: o GP da Espanha de 2007, em que ele mandou justo o choronso - futuro companheiro de Ferrada - pra fora da pista na primeira volta, na casa dele. Isso, no final da corrida, foi motivo de uma boa discussão dos dois, é só procurar no YouTube. Aí, passaram-se três anos, e o choronso, indo pra Ferrari, sabia bem quem ia encontrar por lá. Aproveitou a situação do acidente do FM, que voltava, ainda se readaptando e, vamos assim dizer, frágil psicologicamente, deu aquele passão no Felipe nos boxes, o que acho que ele nem imaginava que o safado ia tentar fazer, e aí depois veio o "faster than you".

SE (detesto essa palavrinha) o Felipe Massa não tivesse sofrido aquele acidente, talvez o pega dos dois em 2010 fosse "pra capar", e não estaríamos gastando tempo e teclado pra ficar, uns criticando, outros defendendo.

O resto é história...

juniorcaixote disse...

Né não, Corradi?

davi disse...

A ferrari por incrivel que pareça ainda se sente em divida com Felipe pelos varios erros que cometeu com ele na temporada 2008 e lhe tiraram o titulo, principalmente aquele de Cingapura. Ela ainda deve ver um resto daquele piloto de 2008.

Humberto Corradi disse...

Junior Caixote

Minha opinião.

Alonso foi contratado para ser o primeiro piloto do time italiano.

Massa precisaria ser muito superior para que a equipe questionasse o bicampeão espanhol.

Mais ainda, a Scuderia nunca permitiu que tal embate acontecesse.

Valeu

juniorcaixote disse...

Corradi,

Talvez o fato de a equipe NUNCA ter permitido tal embate, seja justamente o fato do Alonso, ao assinar com a Ferrari, já saber o que ia encontrar lá, como disse no post anterior. Então, como ele estava levando o caminhão de doletas do santander, fez todas as exigências, como o de ser o piloto número 1 da equipe, fora o fato de já ser bicampeão.
Talvez seja isso. Não dá pra especular mais nada, visto que o Massa estava numa crescente dentro da Ferrari até o acidente.

Saudações.

Precious disse...

Awesome!