domingo, 1 de setembro de 2013
Mondo Cane
As melhores fontes estranharam quando surgiu o boato sobre um possível
retorno de Kimi Raikkonen para a Ferrari.
Por que?
Bem, a passagem do piloto pela Scuderia Italiana ainda possui muitos pontos
obscuros.
Verdade que após seu título em 2007, a temporada seguinte tomou um rumo
bem esquisito para o finlandês.
Resgatando a memória.
No início de 2008 Stefano Domenicali assumiu o lugar de Jean Todt.
O desejo de mudança veio do próprio Luca di Montezemolo.
Por força de atritos com o francês.
Havia a necessidade de um servo mais fiel no posto.
Importante esse movimento.
Falaremos disso mais a frente.
Kimi, carregando o número um em seu carro, iniciou novamente de forma
excelente o campeonato.
Depois de cinco provas: duas vitórias, um segundo e um terceiro lugar.
Bom, não?
Felipe Massa vinha bem também.
E após a oitava prova conseguiu equilibrar as coisas.
Só que nos bastidores uma negociação importante acontecia.
O Santander e a Ferrari aparavam as arestas de um acordo milionário.
Aqui podemos fazer uma pausa.
Pois de uma hora para outra reviravoltas se iniciaram dentro do time italiano.
Nasceram dúvidas.
Nas entrevistas o comando da equipe começou a responder sobre boatos.
Associado ao Santander, o nome de Fernando Alonso apareceu.
Lógico.
Antes do GP de Mônaco algumas fontes italianas falaram de um contrato entre
a Scuderia e o espanhol para 2010.
A imprensa passou a pressionar Kimi, que tinha um acordo firmado até o final de
2009.
Queria respostas.
Tudo indica que a parceria do banco com os italianos e Alonso foi assinada em julho,
provavelmente na mesma época do Silverstone Santander GP.
Lembre-se que estávamos no meio de um campeonato!
Logo depois disso a equipe fez inovações no carro de Raikkonen.
O próprio Domenicali confessou que o time passou a ter problemas com a suspensão
dianteira do carro de Kimi antes da etapa de Nurburgring.
Problemas que foram solucionados somente depois da corrida de Monza.
Muitas etapas.
Que custaram o bicampeonato.
E sua credibilidade.
Como se faltasse um tempero, o consultor Michael Schumacher colocou a culpa no
piloto pela perda no desempenho.
"Não se adaptou as novidades introduzidas..."
Onde estaria seu comprometimento?
Marcou menos de 10 pontos em 6 corridas.
Ao mesmo tempo em que Felipe Massa crescia e ganhava chances reais de título,
Kimi passou a ser rotulado na mídia especializada como desinteressado.
Percebendo que coisas estranhas estavam acontecendo, Raikkonen começou a se
distanciar de Luca di Montezemolo.
Justamente o homem que o colocou em Maranello.
Algumas perguntas.
Como não é lugar para "dois galos de briga", a Scuderia começou a montar um teatro
para tentar justificar a troca de Kimi por Alonso?
Após o acordo com o Santander, a Ferrari se viu pressionada a favorecer Felipe?
Recordando que Massa depois se tornou uma figura importante para a marca e o
embaixador dos espanhóis no Brasil.
O interesse do banco espanhol no nosso mercado teria influenciado?
Voltemos agora com Stefano Domenicali.
Hoje, o comandante declara abertamente que é a favor da permanência de Felipe Massa.
Seria medo de um possível retorno de Kimi?
Depois de todos esses acontecimentos, os dois poderiam conviver dentro de uma mesma
organização novamente?
O plano prosseguiu em 2009, até que uma imprevisível mola surgiu pelo caminho?
Teoria de conspiração? Coincidências?
Alguém acredita que algo assim pudesse ser feito de forma premeditada?
* * *
"... na Fórmula 1 há sempre muito dinheiro e muitas opções.
No final isso é o que importa.
Nada a ver com o que eu faço dentro da equipe ou nas corridas."
Frase de um certo piloto finlandês que dizem querer voltar.
Talvez para um ajuste final de contas...
Postado por
Humberto Corradi
às
00:13
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10 comentários:
Ah, seria espetacular ver Kimi ao lado de Alonso e poder mostrar seu potencial e que a Ferrari errou ao mandá-lo embora, da forma que o fez. Mais uma semana...
Sei não, essa calmaria está com cheiro que nada muda nas grandes viu. Nem Kimi na Ferrari, nem Alonso na Lotus e por incrivel que pareça nem Massa na rua.
Será que também o obrigaram a ir comer um gelado enquanto os colegas de profissão se encontravam à espera de retomar a corrida?
Há toda uma teoria baseada apenas em notícias e resultados sobre o Kimi e a Ferrari neste site (em inglês) que fazem bastante sentido.
http://f1bias.com/2012/04/05/truth-about-kimi-ferrari-santander-2008/
Também tivemos aquele episódio do GP da Malásia de 2009 em que uma forte chuva esta prestes a desabar e o consultor M. Schumacher aconselhou a equipe a chamar o Kimi para o box para colocar pneus biscoito, e como a chuva demorou algumas voltas, a corrida do Ice Man havia ido por água baixo.
Abraço!
Mauro Santana
Curitiba-PR
Não sei não...
A menos que eu esteja com problemas de interpretação de texto, o Kimi teria sido "fritado" na Ferrari em 2008, é isso?
Não acredito muito nessa hipótese, principalmente quando analisamos a performance dos dois pilotos da Ferrari. O Massa estava até na frente do Kimi antes do GP de Monza/2007, a partir daí as coisas começaram a desandar para o FM, que acabou tendo que trabalhar para o Ice Man ser campeão.
De que adianta torcermos por Kimi na Ferrari, se a equipe direciona o desempenho de um piloto em detrimento ao companheiro? Acham que eles deixarão o Kimi ganhar do Alonso?
Depois dessa análise uma coisa me veio a mente: Domenicalli então pode sair da Ferrari para o Kimi entrar??
Não seria uma idéia maluca, afinal desde q o diretor entrou na Scuderia ela só desandou. O carro bomba de 2009 e as carroças de 2010, 2011, 2012 e agora 2013 só mostram isso.
1000000x Kimi que o Alonso!
Sinceramente, apenas 2 pilotos encararam e provaram estar no mesmo nivel de Schumacher. E os 2 sao Finlandeses.
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