domingo, 1 de setembro de 2013

Mondo Cane























As melhores fontes estranharam quando surgiu o boato sobre um possível
retorno de Kimi Raikkonen para a Ferrari.

Por que?

Bem, a passagem do piloto pela Scuderia Italiana ainda possui muitos pontos
obscuros.

Verdade que após seu título em 2007, a temporada seguinte tomou um rumo
bem esquisito para o finlandês.

Resgatando a memória.

No início de 2008 Stefano Domenicali assumiu o lugar de Jean Todt.

O desejo de mudança veio do próprio Luca di Montezemolo.

Por força de atritos com o francês.

Havia a necessidade de um servo mais fiel no posto.

Importante esse movimento.

Falaremos disso mais a frente.

Kimi, carregando o número um em seu carro, iniciou novamente de forma
excelente o campeonato.

Depois de cinco provas: duas vitórias, um segundo e um terceiro lugar.

Bom, não?

Felipe Massa vinha bem também.

E após a oitava prova conseguiu equilibrar as coisas.

Só que nos bastidores uma negociação importante acontecia.

O Santander e a Ferrari aparavam as arestas de um acordo milionário.

Aqui podemos fazer uma pausa.

Pois de uma hora para outra reviravoltas se iniciaram dentro do time italiano.

Nasceram dúvidas.

Nas entrevistas o comando da equipe começou a responder sobre boatos.

Associado ao Santander, o nome de Fernando Alonso apareceu.

Lógico.

Antes do GP de Mônaco algumas fontes italianas falaram de um contrato entre
a Scuderia e o espanhol para 2010.

A imprensa passou a pressionar Kimi, que tinha um acordo firmado até o final de
2009.

Queria respostas.

Tudo indica que a parceria do banco com os italianos e Alonso foi assinada em julho,
provavelmente na mesma época do Silverstone Santander GP.

Lembre-se que estávamos no meio de um campeonato!

Logo depois disso a equipe fez inovações no carro de Raikkonen.

O próprio Domenicali confessou que o time passou a ter problemas com a suspensão
dianteira do carro de Kimi antes da etapa de Nurburgring.

Problemas que foram solucionados somente depois da corrida de Monza.

Muitas etapas.

Que custaram o bicampeonato.

E sua credibilidade.

Como se faltasse um tempero, o consultor Michael Schumacher colocou a culpa no
piloto pela perda no desempenho.

"Não se adaptou as novidades introduzidas..."

Onde estaria seu comprometimento?

Marcou menos de 10 pontos em 6 corridas.

Ao mesmo tempo em que Felipe Massa crescia e ganhava chances reais de título,
Kimi passou a ser rotulado na mídia especializada como desinteressado.

Percebendo que coisas estranhas estavam acontecendo, Raikkonen começou a se
distanciar de Luca di Montezemolo.

Justamente o homem que o colocou em Maranello.

Algumas perguntas.

Como não é lugar para "dois galos de briga", a Scuderia começou a montar um teatro
para tentar justificar a troca de Kimi por Alonso?

Após o acordo com o Santander, a Ferrari se viu pressionada a favorecer Felipe?

Recordando que Massa depois se tornou uma figura importante para a marca e o
embaixador dos espanhóis no Brasil.

O interesse do banco espanhol no nosso mercado teria influenciado?

Voltemos agora com Stefano Domenicali.

Hoje, o comandante declara abertamente que é a favor da permanência de Felipe Massa.

Seria medo de um possível retorno de Kimi?

Depois de todos esses acontecimentos, os dois poderiam conviver dentro de uma mesma
organização novamente?

O plano prosseguiu em 2009, até que uma imprevisível mola surgiu pelo caminho?

Teoria de conspiração? Coincidências?

Alguém acredita que algo assim pudesse ser feito de forma premeditada?

*   *   *

"... na Fórmula 1 há sempre muito dinheiro e muitas opções.

No final isso é o que importa.

Nada a ver com o que eu faço dentro da equipe ou nas corridas."

Frase de um certo piloto finlandês que dizem querer voltar.

Talvez para um ajuste final de contas...


10 comentários:

TW disse...

Ah, seria espetacular ver Kimi ao lado de Alonso e poder mostrar seu potencial e que a Ferrari errou ao mandá-lo embora, da forma que o fez. Mais uma semana...

Rafael Vieira disse...

Sei não, essa calmaria está com cheiro que nada muda nas grandes viu. Nem Kimi na Ferrari, nem Alonso na Lotus e por incrivel que pareça nem Massa na rua.

Luís Almeida disse...

Será que também o obrigaram a ir comer um gelado enquanto os colegas de profissão se encontravam à espera de retomar a corrida?

Arthur disse...

Há toda uma teoria baseada apenas em notícias e resultados sobre o Kimi e a Ferrari neste site (em inglês) que fazem bastante sentido.
http://f1bias.com/2012/04/05/truth-about-kimi-ferrari-santander-2008/

Anônimo disse...

Também tivemos aquele episódio do GP da Malásia de 2009 em que uma forte chuva esta prestes a desabar e o consultor M. Schumacher aconselhou a equipe a chamar o Kimi para o box para colocar pneus biscoito, e como a chuva demorou algumas voltas, a corrida do Ice Man havia ido por água baixo.

Abraço!

Mauro Santana
Curitiba-PR

juniorcaixote disse...

Não sei não...

A menos que eu esteja com problemas de interpretação de texto, o Kimi teria sido "fritado" na Ferrari em 2008, é isso?
Não acredito muito nessa hipótese, principalmente quando analisamos a performance dos dois pilotos da Ferrari. O Massa estava até na frente do Kimi antes do GP de Monza/2007, a partir daí as coisas começaram a desandar para o FM, que acabou tendo que trabalhar para o Ice Man ser campeão.

Daian disse...

De que adianta torcermos por Kimi na Ferrari, se a equipe direciona o desempenho de um piloto em detrimento ao companheiro? Acham que eles deixarão o Kimi ganhar do Alonso?

Fábio Mota disse...

Depois dessa análise uma coisa me veio a mente: Domenicalli então pode sair da Ferrari para o Kimi entrar??

Não seria uma idéia maluca, afinal desde q o diretor entrou na Scuderia ela só desandou. O carro bomba de 2009 e as carroças de 2010, 2011, 2012 e agora 2013 só mostram isso.

ChristianS disse...

1000000x Kimi que o Alonso!

Anônimo disse...

Sinceramente, apenas 2 pilotos encararam e provaram estar no mesmo nivel de Schumacher. E os 2 sao Finlandeses.