terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia do Professor


























Lembrando de Alain Prost.

Claro.

E também de uma lição.

Clique aqui.

5 comentários:

Anônimo disse...

A primeira temporada completa de F1 que assisti foi 1988. Tinha sete anos na época.

Imagina a lavagem cerebral que as crianças sofreram na época (e nos anos seguintes) da Globo, classificando o Senna como super-herói e o Prost como super-vilão.

Com isso, não pude apreciar todo o talento e inteligência do Professor, sem dúvida um dos grandes de toda a história da F1.

Ele está no meu "TOP 5" com toda a certeza. Não é qualquer um que consegue ser tetracampeão e 51 vitórias.

Anônimo disse...

Os 3 horários com Prost:

** FOTO 1 **
1991, Mugello.
Apresentação da Ferrari F1-91 (ou 642, como alguns preferem). Alain Prost e o novo companheiro de equipe: Jean Alesi.
A partir do GP da França, 7a etapa daquela temporada, a Scuderia Ferrari passou a usar a F1-91/2 (ou 643).


** FOTO 2 **
Prost pilotando a Renault RE30B, da temporada de 1982.. com cara de ser - não sei bem por quê! - em Dijon-Prenois, no GP da Suiça...


** FOTO 3 **
Prost conduzindo uma McLaren M29C, em Monte Carlo, em seu ano de estréia: 1980. Na perseguição, Nelson Piquet e sua Brabham BT49.
Choveu naquele GP, não no início, mas choveu...


um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Renato Breder, em 1980 Alain Prost ficou logo pelo caminho em Ste Devote, no acidente causado por Derek Daly, por isso esta foto só pode ser dos treinos.

Paulo Alexandre Marques

Ashpool disse...

Nunca pensei q veria um site brasileiro homenageando o Prost ...

Anônimo disse...

O francês disputou diretamente 8 títulos e levou 4, ao lado de Lauda em 84 ajudou a desenvolver motor Porsche , o chassi foi em conjunto com Barnard. Sem Lauda no time, Prost trabalhou com o projetista levando os títulos em 85/86. Em 87 o chassi foi desenvolvido ao lado de Steve Nichols, mas faltou motor. Bom destacar, Prost foi um dos responsáveis pela organização de vários setores na Mclaren, o time chegava a um domínio nunca visto nos anos 80.

Se já estava bom, tudo ficou melhor em 88 com a chegada do motor Honda. Dessa vez Prost tinha ao seu lado Nichols e Murray. O resultado foi um domínio avassalador em 88/89. Em seguida Prost trocou um time que vencia tudo por uma Ferrari decadente. Bom lembrar, Prost levou Nichols pra Ferrari, e isso despertou ódio em R. Dennis, ódio que dura até os dias de hoje. A ordem na Mclaren é falar o menos possível no nome do francês, mas todos sabem, foi Prost quem levou o time ao topo, R. Dennis deve muito ao francês.

Como podem ver, Prost não precisou pegar carro "pronto" pra chegar aos títulos, primeiro veio o trabalho, só no final de carreira teve vida fácil na Williams, mas Prost não precisava provar mais nada, ganhou até apelido de "professor". Em seu primeiro ano de Ferrari, mostrou aos rivais que podia disputar o título desenvolvendo o carro, a queda de nível técnico na Mclaren já era visível, mas o carro ainda era competitivo pra disputar os títulos de 90/91. Um dos pontos fortes da Mclaren sempre foi a confiabilidade e mais trabalho de box. Quando Prost saiu, a solução foi centralizar tudo em cima de Senna, deixando Berger na condição de capacho.

Prost e Nichols eram considerados "pilares" na Mclaren, o francês ficava de um lado fazendo o trabalho duro em cima do chassi, já Senna ficava do lado dos japoneses, fazendo o que não sei, o motor Honda já estava desenvolvido ao extremo em configuração de corrida. Desenvolvimento feito por N.Piquet nos tempos de Williams.

Outro detalhe relevante na carreira do francês, vários companheiros de peso: Arnoux que foi osso nos tempos de Renault, Lauda, Rosberg, Senna e Mansell. Na Williams o título se deve mais a Newey, mas Prost mereceu ter um carro dominante na despedida em 93. Só precisou se adaptar, o carro foi construído para o estilo de Mansell.

Acredito que Prost foi o melhor piloto dos anos 80, única mancha é o título de 89 jogando o carro em cima de Senna, mas o francês só fez isso pelo jogo sujo do brasileiro em Imola. E com mesmo equipamento Prost provou ser melhor que Airton em 88/89, o brasileiro foi campeão em 88, mas o francês foi o melhor piloto da temporada.

Foram 16 corridas, das 14 que terminou, Prost ou foi primeiro ou segundo, o francês não deu uma pixotada durante o ano, mostrando extrema regularidade, coisa rara. Senna só foi campeão em 88 graças ao regulamento de descartes, um título com gosto artificial(e outro ganho jogando carro no rival, bela porcaria Galvão). O que manda é vencer na pista e nos resultados, e isso Prost conseguiu contra Senna na Mclaren, e o que dizer da aula que o francês deu em cima de Airton em 89? Senna largou 13 vezes na pole, foi pouco para bater Prost. Senna era aquela coisa, no Sábado dava show, mas tinha Domingo que fazia cada besteira: Prost ainda cutucou: "Senna é rápido mas erra, e quando errar estarei por perto. Ele é bom de classificação, mas em corrida não me assusta, erra muito"

Senna só chegou ao tri porque pegou carro "pronto" desenvolvido pelo francês, assim é fácil chegar aos recordes e títulos...