quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Quantos a Mais?

























"Pilotar uma Ferrari sempre foi meu sonho, e acredito que é o sonho de

qualquer piloto.

Fui convidado para conduzir uma Ferrari na temporada de 1977, mas não

pude aceitar..."

Palavras de Emerson Fittipaldi.

O cara que deixou a McLaren prontinha pra ser campeã nas mãos de James
Hunt.

A própria equipe reconheceu sua participação no título do inglês.

No mínimo dá para dizer que o brasileiro brigaria por muitos títulos ainda se
tivesse seguido outros caminhos na Fórmula 1.

Coisas da vida.

8 comentários:

Anônimo disse...

Questão: seria Emerson Fittipaldi a mesma pessoa depois de ser contaminado pela Scuderia Ferrari e pelo prório Sr, Ferrari?

Imagino eu que ele nem teria tentado a FIndy, por exemplo...


um abraço,
Renato Breder

Ernesto disse...

Pelo que andei lendo por aí, houve um convite para o Emerson pilotar para a Ferrari antes, em 76, numa sala do hospital onde estava internado Niki Lauda, recém acidentado em Nurburgring. Emerson foi até lá para saber do companheiro, e lá mesmo recebera a proposta, pois a Ferrari já dava o austríaco como morto.

TW disse...

E que dupla seria essa em 77: Lauda e Fittipaldi!!

Rafael Schelb disse...

Fazendo um exercício bobo de imaginação: Se ele fica na McLaren em 1976, seria campeão na certa. O Hunt era bom piloto, mas não era do mesmo nível do Emerson, e conseguiu o título pelas circunstâncias com o Lauda. Depois disso, se fosse pra Ferrari em 1977, também acredito que seria campeão, porque eu acho que ele foi melhor piloto que o Lauda. Como o Emerson ficou na F1 até 1980, se ele tivesse ficado na Ferrari até esse ano, em 1979, quando a Ferrari dominou o campeonato, ele com certeza seria campeão de novo. Então, se as coisas tivessem sido desse jeito, ele seria pentacampeão mundial...
Talento pra isso, nunca faltou. Eu sempre digo: meu piloto preferido é o Piquet, mas se me perguntarem quem foi o maior piloto brasileiro de todos tempos a resposta só pode ser Emerson Fittipaldi...

walter disse...

Concordo com o "calculo" do Rafael: Emerson seria muito mais campeão.
Topou abraçar o projeto do Wilson e propiciou ao Brasil ter uma euipe na F1.
Grande fera, idealista genial!

zamborlini disse...

como dizia jody scheckter: - se minha tia fosse homem, seria meu tio.

Anônimo disse...

Vejo as coisas completamente diferentes.
Se Fittipaldi tivesse ficado na Mclaren para 1976 e se fosse campeão, nunca iria para a Ferrari em 1977, o lógico era permanecer na Mclaren.
Mas, não acredito que tivesse sido campeão em 76. Lauda estava muito forte nesse ano. E a história sendo diferente, sabe-se lá se o acidente de Nurburg teria acontecido?

Com o acidente de lauda, se Fitti tivesse aceito o convite de Enzo Ferrari nos finais de 1976, em 77 com essa dupla Lauda/Fittipaldi, já as coisas estariam mais equilibradas. Lauda perdeu muito da sua rapidez com o acidente, passando a ser um piloto mais calculista, ao estilo do brasileiro. Para 1979, o exercicio de adivinhação já é demagogia.

Mas considero que Niki Lauda foi um piloto superior a Fittipaldi, perdendo alguma vantagem a partir de Agosto de 1976.

Paulo Alexandre Marques

Rico Costa disse...

Concordo com o Rafael Schelb, se não fosse o Emerson o automobilismo brasileiro não teria uma história tão rica na Formula 1 e Indy, mostrando que é possível um brasileiro fazer sucesso na Europa e EUA. por isso ele é o melhor piloto brasileiro de todos os tempos