quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Lobo Montezemolo


























Foi muito interessante ouvir os pensamentos de Luca di Montezemolo.

Sincero.

Sem meias palavras.

A temporada de 2013 trouxe muitos ensinamentos.

O primeiro fala sobre a forma de trabalho da Scuderia Italiana.

A equipe precisa rever seus conceitos.

A receita de desenvolvimento (de dois carros) da Red Bull foi muito superior.

Montezemolo reconhece o ponto forte de seu adversário.

O sucessor de Enzo Ferrari também culpa as mudanças nos pneus e a interpretação
das regras como as outras pedras no caminho do time vermelho.

Mais.

Felipe Massa se tornou uma peça ultrapassada que precisava ser retirada da
máquina italiana.

O comandante não engoliu ainda a derrota no Mundial de Construtores para a
Mercedes.

Sobre Fernando Alonso?

Só elogios e confiança.

A força do asturiano impressiona.

Está claro que o espanhol continuará a ser o primeiro piloto da Ferrari.

Mas Montezemolo destaca também o crescimento de Nico Rosberg, o talento
natural de Lewis Hamilton e, claro, Sebastian Vettel.

Sobre o último, uns detalhes.

Apesar de Alonso louvar Adrian Newey, seu chefe coloca Vettel como o inimigo
a ser batido.

Não é um Ayrton Senna (curiosa a citação, não?), mas seu trabalho precisa ser
reconhecido.

E sobre o piloto alemão na Ferrari?

"Hoje não temos problemas em relação aos pilotos..."

Kimi Raikkonen?

As palavras são: ajuda, honra de pilotar pela equipe, um estímulo para Fernando,
recuperar pontos perdidos, responsabilidade...

Precisa explicar?


19 comentários:

Marques disse...

Tiro certeiro de Luca a contratação do Kimi. Vai beliscar umas vitórias, sempre estará no pódio e mais importante, vai tirar pontos dos outros. Não tem a mesma força de vontade do espanhol para disputar um título ponto a ponto, mas ao mesmo tempo Alonso tem de aceitar chegar atrás do companheiro algumas vezes pois não vejo Raikkonen abrindo passagem descaradamente.

Anônimo disse...

A concorrência deve estar achando uma delicia essa dupla da ferrari, pq pelo andar da carruagem vai dar confusão, e muita, pelo lados de Maranelo. Kimi não deve ter feito um contrato desfavorável, mas acho que o finlandês deve estar pensativo se foi mesmo o melhor caminho seguir de volta à Itália. Além disso, Kimi é uma aposta muita arriscada, pelos valores envolvidos, tanto do seu salário, como pelos prejuízos caso a escuderia não esteja no top no mundial de contrutores. Kimi estimulado é excelente, mas desmotivado... bem a Ferrari já sabe como é. Pense ai ele dizendo "deixe me em paz, eu não estou nem aí". 2014 é um ano crucial para ele, e espero que o Kimi faça uma excelente temporada, para conseguir essa vaga na maclaren e lá ser bi. Por que na Ferrari tá dificil tanto o bi, como o tri.

Felipe

Anderson Lopes disse...

Se Massa foi descartado por ser uma peça ultrapassada na engrenagem Ferrari, parte da culpa também é da Ferrari, pois até o incidente da Alemanha, Massa era um piloto muito útil as pretensões dela.

E antes que falem que Massa poderia simplesmente desacatar a ordem, quero ver o salseiro que será quando Kimi fizer isso. Vai tudo desandar e eles não vão ficar nem no top 3 de equipes...

Renato disse...

Engraçado citar o Ayrton, quando o grande nome da equipe continua sendo o Schumacher.
Estranha essa relação dele com o Alonso. Parece-me que a força do espanhol dentro da equipe o incomoda, ao mesmo tempo que não consegue deixar de admirar a garra do piloto.
"Um estímulo para Fernando"? Isso vai acabar mal.

Anônimo disse...

comentários perfeitos...análise arguciosa...esse é o melhor blog sobre f1 que eu conheço!
Renato Rodrigues-Spaulo

TW disse...

Resta saber se combinaram isso com o Räikkönen e se sim, se ele só fingiu que aceitou.

Társio disse...

Tudo o que precisamos para que seja diversão garantida em 2014 é que a Ferrari faça um grande carro.

Anônimo disse...

A citação não é curiosa, mas uma "resposta" ao Bernie que falou que o Vettel era melhor que o Senna.

Anderson disse...

Acredito pelas palavras ditas pelo Montezemolo que Alonso é o primeiro piloto , Kimi aceitou ser segundo assim como Massa, quase q certamente pelo valioso salário q será pago rigorosamente em dia. Não vejo briga aberta lá, considerando, repito, as palavras do chefão. Anderson

Ron Groo disse...

Em outras palavras: Kimi vem pra ser o segundão?

Anônimo disse...

Gostaria de ler essa entrevista, teria o link Corradi?

Clube do Fusca de Áurea disse...

sim, ele vem para ser o segundão e nao tá nem aí... desde que paguem o salário dele...
ficou bom pra Ferrari e para Kimi!

torço que a Williams tenha um carro bom para 2014, queria muito ver um duelo de Massa com o Fernando (assim como Barrica e Schumacher na Hungria em 2012)

Humberto Corradi disse...

A entrevista foi para a TV.

Anônimo disse...

Montezemollo pegou leve com Alonso ao citar Senna, porque se lembra Schumacher o espanhol ia ficar puto. O alemão foi um dos "pilares" do sucesso de Benetton e Ferrari até os títulos, e o alemão fez sem fazer mimimi que os rivais: Mansell, Prost, D.Hill,J.Villeneuve e M. Hakkinen só venciam graças ao genial projetista Adrian Newey.

Quando não tinha carro pra ser campeão Senna era só choradeira(nunca levou um time em baixa até os títulos). Foi assim nos tempos da Lotus e depois na Mclaren tomando pau dos carros de Newey em 92/93. Airton até ameaçou abandonar a F-1 por não ter como bater Mansell e Prost, piada! Curioso, nessa época Schumacher, Brawn e Byrne trabalhavam duro na Benetton para superar os carros de Newey. Detalhe, nessa época Schumacher e cia não eram famosos por causa dos títulos, mas a Benetton evoluiu muito em 92/93, basta ver os números de pódios em relação as temporadas anteriores.

Pela segunda vez na carreira, Senna trocaria uma equipe em baixa pelo melhor time(com melhor carro) da época, dessa vez a Williams. Assim é fácil chegar aos recordes e títulos... O que ninguém imaginava é que Schumacher quebraria recordes de pista logo na pré-temporada 94, exatamente como a Brawn-GP 2009. E isso não tem nada haver trapaça, ninguém faz isso em pré-temporada seria ridículo. O carro da Benetton enfim estava pronto pra disputar título, e seu segredo estava embaixo do assoalho, quando todos descobriram, era tarde demais. Newey foi o primeiro a copiar o "bico de tubarão" com relativo sucesso para temporada 95, mas veio forte mesmo em 96/97. Mclaren também copiou o bico alto para 95, mas Neil Oatley não conseguiu fazer um assoalho eficiente, foi fiasco total. O segredo não estava só no bico alto, Newey foi o que copiou melhor o carro da Benetton.

Outro detalhe, acusam a Benetton de usar controle de tração e largada em 94, mas se isso fosse verdade Schumacher não largaria mal logo na primeira corrida no Brasil, o mesmo aconteceu em outras corridas. Que Alonso faça o TRABALHO MAIS DURO NA F-1 QUE É EVOLUIR UM TIME NA FILA ATÉ OS TÍTULOS. E Schumacher fez em dois times distintos, pegou a Benetton em baixa e colocou no mesmo nível da Williams de Newey em 1994/95, e o carro de Frank Williams não era essa porcaria que Senna falou. Com dois novatos em 94 D.Hill e D.Coulthard, a Williams conquistou:

07, Vitórias
06, Poles(mais 3 com Senna)
08, M. voltas
13, Pódios(Benetton fez 12)

Pra piorar o lado do espanhol, Schumacher trocou um time que vencia tudo em 94/95, por uma equipe em crise que não vencia nada a anos, a Ferrari já era motivo de piada na pista. Em 97/98 o alemão já disputava títulos com a poderosa Williams e Mclaren de Newey, isso com carro inferior. Em 99 a Ferrari já estava no mesmo nível da Mclaren, se não fosse aquela perna quebrada…

Pela “nega” do tricampeonato, Schumacher levou a melhor em cima de Hakkinen(que era o piloto do momento com dois títulos em 98/99). Montezemollo faz o mesmo hoje, não jogue tudo em cima de Newey, assim como Hakkinen era eficiente, Vettel é muito superior hoje.

Que Alonso pare de reclamar e ajude a melhorar o carro sem ficar choramingando na mídia(burro, foi criticar o carro e se oferecer para a RBR, ganhou Kimi de presente). Pra chegar ao hepta na Ferrari, Schumacher teve que bater as Mclaren de Newey, e Mikka não podemos dizer que era um piloto fraco, basta ver seus números entre 98/99.

Quando RBR estava uma merda em 07/08 nenhum piloto de ponta(Alonso, Raikkonen, Hamilton ou Massa) foi atrás do fantástico Newey, agora não adianta choramingar. Detalhe, a RBR ofereceu vaga a Alonso ao final de 2007, o espanhol respondeu:

“Não obrigado, vou para a Renault, time de fábrica que me fez bicampeão”

juniorcaixote disse...

O mesmo anônimo que vem aqui postar bobagens. Fãzoca do Dick, fica p....da vida ao Montezemolo não lembrar do ídolo-mor... kkkkkkkkkkkkk.... As anti pira....

Agora, Corradi, você fala em "receita de desenvolvimento de dois carros", como o sucesso da RBR, então você entende que de certa forma, a outra Ferrari não tem o mesmo desenvolvimento da primeira... Sendo assim, não era o Massa o problema, oras bolas.

Ituano Voador disse...

Kimi tem problemas sérios de motivação, basta lembrar de 2008. Não o vejo andando à frente de Alonso, que, apesar dos pesares, ainda está em um ótimo nível de pilotagem.
O papel de Kimi, penso, será mesmo o de conseguir pontos para a equipe, e nisso ele irá bem.
Agora, seria muito interessante ver a dupla Brown-Byrne junta de novo na Ferrari, para ver o que poderiam conseguir com Alonso.

Anônimo disse...

"Quando não tinha carro pra ser campeão Senna era só choradeira(nunca levou um time em baixa até os títulos)...

Nunca li tanta besteira.

Humberto Corradi disse...

Junior Caixote

Montezemolo estava citando os problemas de sua escuderia.

Entre eles a forma de desenvolver o carro e a incapacidade de Felipe Massa pontuar.

Coisas diferentes.

Valeu

RenatoS. disse...

Só uma coisa me intriga nisso tudo, estaria o Enzo tirando uma soneca? Parece-me que sim, levando em consideração que ele está quase tombando para o lado (rsrs...)