domingo, 9 de fevereiro de 2014

Avulsas

























Seleção dos 70s.

6 comentários:

Anônimo disse...

yeah, belas fotos daqueles belos anos.

312 B3 imperando animarem e na pista, como no post abaixo.

e,
(b4 Breder spoils the pleasure!)
na terceira foto, nice shot of ...Kyalami's pitlane, com as Lotus 72 (parece haver 3 ali na foto) do Gunston Racing Team, equipe local que sempre participava dos GPs sulafricanos nos anos 60 e 70, na época em q havia um campeonato local com carros usados da F1- bico e tomada de ar inconfundiveis da 72, número alto de inscrição denota equipe 'pequena', temporada 72,73 ou 74, meu palpite é.
legal tambem a mulher em minissaia zanzando sozinha pelo pitlane, situação ideal para fazer contato, ah incríveis esses carros, nao? Tirando fotos? o barulho da aceleração, a adrenalina etc, qual seu nome?

ops! e agora sem o barulho, o 'ronco' como se dizia 'nos tempos de antanho'?
bom, sempre há de se encontrar assunto para iniciar paquera num pitlane - o problema mesmo é q nao se pode mais zanzar num pitlane sendo bicão na parada - maldito super profissionalismo ( há quem goste, no entanto).

a bem da verdade, quanto ao som dos motores...depois de ver os Audi e-tron em Interlagos, acelerando na Reta Oposta e subindo a Junção em espantosas velocidades, acho q será apenas questão de se habituar aos motores silenciosos, já q a velocidade e a competição estarão lá.

Motores a pistão estão destinados a diminuírem de importância na propulsão de Sport cars e tambem dos F1; a Federation esta determinada a eliminar as emissões de CO2 e o uso de combustível fóssil - etanol não é considerado, mas sim as alternativas de motorização híbrida, e me parece que os motores elétricos e a recuperação de energia vão crescer a ponto de equipes vencedoras serem as q dominarem essa tecnologia sobre a dos motores turbo.
se nao ainda nesta temporada, acho q já em 2015.
o tal limite de peso de combustível é incontornável como obstáculo à performance competitiva numa corrida de F1, penso q tentar ajustar os motores turbo a aquele limite será perda de tempo e nunca se chegará a algum resultado satisfatório; inegociável será fazermos dois motores nao-combustíveis se tornarem a principal propulsão dos carros.

bem, assim leio a intenção do novo regulamento.

Mr. E nao se conforma com a mudança dos motores combustíveis, o som etc.
se realmente éisso q o incomoda, então é somente a reação de alguém há muito tempo acostumado aos motores à pistão, há tanto tempo q está incapacitado de tolerar e se acostumar a uma radical mudança como a de agora.

abs
Fernando Amaral

Speeder76 disse...

Duas das imagens são de Kyalami. E suspeito que sejam do mesmo ano...

Anônimo disse...

duas observações via zoom:

tem uma Penske (PC4 acho q era o nome do modelo), então é 1974 ou 75.

holy cow! nonera una donna, ma un' uomo!
o bicho tem barba, usa um short q parece feminino assim como seu andar - porra de um fotógrafo, nao uma fotógrafa.

mas valeu a reflexão do outro comment, creio.

Fernando

Anônimo disse...

A primeira e a terceira fotos são de Kyalami...
A segunda é de...

** FOTO 1 **
Foto da reta principal do antigo traçado de Kyalami, no GP de 1974.
Dá para identificar mais facilmente: Niki Lauda (Ferrari #12), Carlos Reutemann (Brabham #7), Clay Regazzoni (Ferrari #11) e Jody Scheckter (Tyrrell #3).
Depois aparecem uma Hesketh, uma McLaren, um carro encoberto pela McLaren, outra Tyrrell, mais uma McLaren, etc...

Com uma grande ajuda do STATS F1, da pra dizer que a foto foi tirada nó máximo ate´o início da 4a volta. A ordem da foto é:
Lauda (Ferrari #12), Reutemann (Brabham #7), Regazzoni (Ferrari #11), Scheckter (Tyrrell #3), Hunt (Hesketh, branca), Fittipaldi (McLaren, branca e vermelha), Hailwood (McLaren, branca), Depailler (Tyrrell, azul), Hulme (McLaren, branca e vermelha), Merzario (Iso Marlboro, branca e vermelha), Pace (Surtees, azul escura), Beltoise (BRM, prateada e verde), Charlton (McLaren, branca e vermelha), Stuck (March, preta ou verde bem escura), Ian Scheckter (Tyrrell, branca e vermelha).


** FOTO 2 **
Essa foto é da temporada 1975.
James Hunt numa Hesketh 308 (#24), seguido por Jochen Mass numa McLaren M23 (#2) e Tom Pryce numa Shadow DN5 (#16).
Tanto pode ser do GP da Holanda, em que choveu no começo da prova, como do GP da Áustria, que foi interrompido por causa da chuva intensa.

Se for na Holanda, foi uma vitória de Hunt e se for na Áustria, Hunt terminou em 2o lugar... isso porque a prova durou só a metade!

Enfim, um detalhe entrega de qual GP é essa foto: o capacete de Hunt. Aquela faixa branca no topo do capacete foi usado na Áustria.

Aqui Hunt na Holanda...
==>> http://s3.amazonaws.com/magnoliasoft.imageweb/latphoto/supersize/75_hol21.jpg
...e aqui na Áustria (a foto é ruim mas dá pra ver):
==>> http://www.research-racing.de/gpx985.jpg


** FOTO 3 **
Invasão sulafricana...

A foto mostra o pitlane congestionado de Kyalami no GP de 1975.
Os carros estavam estacionados em ordem numérica, sendo que o maior número estava mais próximo da saída do pitlane.

Sendo assim, o carro laranjado com o #34, na ponta da fila, é a Lotus 72E do sulafricano Guy Tunmer.
Logo atrás dele, outro carro laranjado, uma Lotus 72A (#33) do também sulafricano Eddie Keizan.
Ambas as Lotus laranjadas eram do 'Team Gunston'.
O carro a seguir, tem as asas dianteira e traseira em vermelho escuro. É uma Tyrrell 007 (#32) de Ian Scheckter, irmão de Jody, da equipe 'Lexington Racing'.
E o carro branco meio "enviesado" no pitlane, atrás da Tyrrell, é uma McLaren M23 (#31) de Dave Charlton, da equipe 'Lucky Strike Racing'.

Além de Jody Scheckter, que disputava o Mundial da FIA pela Tyrrell, esse GP da África do Sul contou com mais esses 4 pilotos sulafricanos.

A África do Sul tinha um campeonato de Formula 1 próprio e a cada edição do Mundial de F1 por lá, alguns de seus pilotos participávam do GP.

Aqui Ian Scheckter à frente de Dave Charlton...
==>> https://lh4.googleusercontent.com/-PgjXQM_tXIU/UGnbBCK63HI/AAAAAAAAWY0/aa64Is2gyX4/s764/777.jpeg
... aqui Eddie Keizan...
==>> http://k41.kn3.net/C/C/4/C/B/2/109.jpg
...e aqui Guy Tunmer.
==>> http://nsa32.casimages.com/img/2012/12/12/121212083037752542.jpg

O GP de F1 em Kyalami foi disputado em 1o de Março, no intervalo entre a primeira e segunda etapas do campeonato sulafricano de F1.

Depois de 10 etapas, disputadas entre 8 de Fevereiro a 4 de Outubro, Ian Scheckter foi o campeão da F1 sulafricana em 1975. Em 2o lugar ficou Dave Charlton, em 3o Guy Tunmer e em 5o Eddie Keizan.

Como curiosidade, nas 3 etapas disputadas em Kyalami pelo sulafricano de F1, a dobradinha se repetiu: Ian Scheckter em 1o e Dave Charlton em 2o.



um abraço,
Renato Breder

harerton disse...

A primeira, com certeza é Kyalami e a última parece Brands Hatch!

Ron Groo disse...

A primeira é onde?