sexta-feira, 28 de março de 2014

Rascunho - Treinos Livres Malásia
























Nos primeiros treinos livres na Malásia a Mercedes continuou mostrando seu
domínio.

Mas a Red Bull (com Sebastian Vettel) e a Ferrari (com Kimi Raikkonen)
ficaram bem próximas da flecha de prata de Nico Rosberg.

Importante notar algumas coisas.

A Ferrari veio mais estável.

E James Allison, projetista da Scuderia Italiana, acha que há muito espaço
para melhorar os carros.

Traduzindo: a Mercedes está comandando, mas não deve ser por muito tempo.

Veremos.

O projeto de Adrian Newey para 2014 anda mais colado no chão do que os
outros.

E está descontando a diferença para seus adversários nas curvas.

Mais.

Ficou claro que a Red Bull já está consumindo menos pneus que as outras
equipes.

A Williams tem uma máquina competitiva.

Porém falta alguma coisa.

Comentamos aqui outro dia a nossa desconfiança.

Clique aqui para lembrar.

Ainda mais quando leio as declarações de Felipe Massa admitindo que o
desempenho poderia ser melhor.

Admitiu porque a telemetria não deixa o piloto mentir.

Provavelmente a Williams poderia ser 0,5 ou 0,7 mais rápida do que estamos
vendo.

Sem ofensas.

Que venha a classificação.

20 comentários:

Tiago Oliveira disse...

Nao sei corradi. O Frank Williams nao é tao inocente assim pra abrir mao de pilotos pagantes e colocar pilotos que nao entregam o esperado. Taí o raikkonnen q ainda nao mostrou que em relacao ao Alonso pode fazer muito diferente doq o Massa fazia. Nao nos esquecamos que essa é a equipe que a pouco tempo alinhou um bisonho Nakajima Jr.

E o Massa estar, ate aqui, colocando o "Bo77as" no bolso, mostra que ele nao é meio segundo mais lento que ninguem. Mas concordo que se eles tivessem um genio (que hoje só coloco Alonso e Vettel na lista) ele poderia ter os 0.3s ou meio segundo que sao tirados do absurdo, nunca do carro ou da pista.

Anônimo disse...

Perfeito Corradi!

E o Massa já tinha dito a mesma coisa em Melbourne!

Falta braço mesmo...

André Duarte

Reatorx disse...

Olá Corradi!

Acompanho o seu blog a pouco tempo, mas fico impressionado com sua capacidade de análise e também com as informações que consegue. Concordo plenamente com você sobre a falta de um piloto que possa tirar tudo da Williams, uma pena para o time.

E essa melhora da Ferrari? Se for assim na classificação vai ser bem disputado. Torço muito para que Kimi seja competitivo e obrigue Alonso a ser ainda melhor!

Parabéns!
Igor Cruz

Marcus Pessoa disse...

Sua cornetagem com o Felipe Massa está tirando o prazer de ler o seu blog, do qual eu gostava tanto antes.

A continuar assim, perderá um leitor.

Anônimo disse...

A melhora do desempenho da Red Bull talvez tenha a ver, em parte, com a tal bandeja móvel embaixo do bico; li no grandprix.com que Newey conseguiu embutir a câmera de TV - obrigatória em todos carros - no calombo do bico criado para disfarçar o degrau decorrente tambem do regulamento ( dimensões do bico etc).
Dai o muito esperto projetista conseguiu suprimir a visão para trás do bico que permitia perceber a mobilidade da tal bandeja...quase incrível.


E por falar em TV, muito legal a foto do Massa na grama da primeira curva em Melbourne, ele parece estar olhando para a situação da corrida num dos teloes para espectadores.
Fernando

Anônimo disse...

Ué, se falta velocidade ao carro 19 da Williams, onde estão os "0,7 ou 0,8" do Bottas, aquele que, segundo o blogueiro, iria superar com facilidade o ex-ferrarista ???
Pelo que sem tem visto, o Massa tem sido mais rápido que o veloz companheiro. Portanto, velocidade de pilotos não deve ser o problema da Williams.

Leandro dos Santos

Humberto Corradi disse...

Leandro dos Santos

"segundo o blogueiro, iria superar com facilidade o ex-ferrarista ???"

Onde eu escrevi isso?

Humberto Corradi disse...

Marcus Pessoa

Expresso minha opinião nos comentários e não preciso agradar A ou B.

Minha visão sobre Massa é o que penso ser a realidade.

Acho sim que a Williams nas mãos de Vettel, Alonso ou Hamilton andaria mais do que com a dupla atual.

Massa é bom piloto, porém há melhores.

Valeu

Gabriel disse...

Corradi eu sou muito fã do Felipe Massa e me soa desafiador quando vejo você falando dele,mas por outro lado acho legal alguém ir na contra-mão de todos e questionar até porque você entende da coisa.Desafiador digo porque acredito muito nele e você ao que parece não.Continuo achando precipitado porque o cara andou 300 metros na Austrália,e ficou a 0,2 do carro mais rápido hoje.Lembre que o cara teve o ponto alto da carreira 2006-2008 e o ponto mais baixo 2010-2013.O momento de tirar alguma conclusão é no fim dessa temporada.Vamos aguardar e torcer para não chover na classificação.

RenatoS. disse...

Corradi,

eu ainda acredito na dupla Massa/Bottas. Acho que ambos os pilotos são capazes de mostrar boa velocidade.

Felipe, ao menos, nos mostrou durante algum tempo de sua carreira.

Difícil esquecer 2008/2009.

Talvez, naquela época as condições técnicas favoreciam sua tocada.

Enfim, é algo que só saberemos ao longo da temporada.

De qualquer forma, respeito sua opinião e continuo por aqui, acompanhando seu excelente trabalho.

Ademais, opiniões diferentes, geram debates inteligentes. Iguais, nada mais.


Ascari disse...

Mercedes escondeu o jogo. Quanto ao consumo de pneus as imagens não mostraram esse consumo menor. Anda difícil esconder essa torcida pela Red Bull heim?

Anônimo disse...

Corradi, vais negar que não previras que o novato Bottas seria mais rápido que o "decadente" Felipe Massa na equipe Williams?
Acho que isso até pode vir acontecer, afinal o finlandês é rápido mesmo. Mas defendo que o problema da Williams não é a velocidade dos seus pilotos, os dois são bem velozes.
O problema da Williams é que não dispõe de um carro completo. Evoluiu bastante comparado ao passado recente, mas não faz frente às equipes principais.
Jogar a responsabilidade nos pilotos é coisa de comentarista brasileiro, que muitas vezes é mais torcedor do que analista.
Obrigado pelo debate.

Leandro dos Santos

Anônimo disse...

A Williams esta apostando na experiência de Massa e talento de Bottas! A briga vai ser mais dura porque os pilotos estão limitados, sem poder testar como antigamente, como solucionar os problemas no carro? Observei esse problema no retorno de Schumacher, mesmo caso acontece com Alonso na Ferrari. Pilotos como Lauda, Prost e Piquet também iriam reclamar barbaridade desse regulamento! Formula 1 atual se encaixa ao estilo de piloto velocista, equipe desenvolve o carro e piloto senta e pilota, mas nos anos 50 também foi assim, o carro já chegava pronto de fábrica, piloto não colocava a mão. Naquela época pilotos sequer treinavam, a coisa começou a mudar a partir dos anos 60. Os projetistas começaram a perceber que desenhar um carro ao estilo do piloto poderia fazer grande diferença. Só que entre 1960 até 1983 não existia a famosa 'cx preta', telemetria começou aparecer a partir de 1984, assim nasceu a era moderna da F-1. Outro problema, a equipe também tem que evoluir naturalmente, mas isso só se consegue as custas de muita grana, uma boa estrutura faz diferença na temporada. Lauda foi um fiasco em 83, mesmo caso Piquet em 88 ou Alonso em 09. Sem estrutura de ponta o desenvolvimento fica estagnado, Massa já disparou que o carro na Malásia é idêntico ao da Austrália. Melhor Felipe acelerar, se RBR e Mclaren começar evoluir...adeus pódios, vencer, só as custas de muitas quebras, mas assim é fácil demais! Por isso tirei o chapéu para Bottas na AUS, melhor chegar em sexto fazendo grande corrida que chegar ao pódio graças a quebras e acidentes. Antes da proibição dos testes o piloto testava muito e ajudava desenvolver o carro(não era muito diferente dos anos 80, acho que foi até mais complicado devido a milhares de informações vindo dos computadores. Muita coisa tinha que ser testado, lembro de Pizzonia na Williams, em um ano testou por 16 mil kms, coisa absurda se comparada aos anos 80. Nelson Piquet mesmo admitiu, Nelsinho tinha rodado mais em testes que ele em todas corridas de Formula Um(45.553 kms percorridos). Com a evolução dos testes, as cifras subiram as alturas, uma hora ia quebrar a categoria, e foi o que aconteceu anos atrás. Com piloto mais limitado é evidente que engenheiros trabalham mais, mas uma coisa ninguém tira do piloto, o talento ao volante. Por isso, Montezemollo disparou: "Nos anos 70 o piloto tinha 50% de influência no carro, quando a telemetria chegou em 84, tudo mudou. A partir daí, cada setor[chassis/motor/câmbio/pneus] começou a ter um batalhão de engenheiros(alguém lembra dos japoneses nos boxes da Mclaren em 84?). A coisa não parou de evoluir, quanto mais computadores, mais membros eram adicionados. Quantos engenheiros um piloto tinha na década de 80 em relação a década de 70? Só que ninguém ganha 30 milhões de euros por ano a toa, Montezemollo destacou: "Piloto pode até valer 30% nos dias de hoje, mas é nesses 30 que ele pode fazer toda diferença". Vimos isso várias vezes com Hamilton, Alonso, Vettel e Raikkonen. Eles provaram na pista, piloto ainda faz DIFERENÇA na Formula 1. Massa é bom piloto em dia bom, quando o vento sopra contra, torcedor passa raiva! Quando o azar esta ao lado, nem com carro de ponta vai, foi o que ocorreu na Austrália. Bottas é outra história, é jovem e tem talento de sobra, se acontecer tropeços, nada vai diminuir o piloto, ele já provou que é diferenciado. Vettel também cometeu erros no início na RBR, hoje é tetracampeão! Pressão maior esta em cima do experiente brasileiro. Pra piorar, Felipe ainda esta devendo uma grande corrida perante o companheiro de equipe. R.Leme e Galvão adoram 'jogar pra torcida' o placar de grid, mas o que vale é bandeirada!

Batalha de Grid: Massa 01 x 00 Bottas
Batalha na corrida: Bottas 1 x 00 Massa
Voltas percorridas: Bottas 57 x 00 Massa
Kms percorridos: Bottas 302 x Massa 000
Posição no GP da AUS: Bottas 05º x 19º Massa
Pontuação no mundial: Bottas 10 x 00 Massa
Posição no campeonato: Bottas 05º x Massa 20º

Quem deu show até aqui foi Bottas, a pressão esta em cima do brasileiro.

Marcelo

Anônimo disse...

É, o Massa é limitado, isso é fato.

Agora, se ele quiser(DE VERDADE) mostrar ao mundo que ele poderia bater de frente com o Alonso sem interferências da Ferrari, ele vai suar o manto da Martini.

Abraço!

Mauro Santana
Curitiba-PR

Anônimo disse...

Problema do Massa é o mesmo do Rubinho, só se destaca a cada 10, 15, 20 corridas...muito pouco pra quem quer ser campeão! Lembro do Galvão quando Rubinho venceu a primeira corrida em 09, pachecão Bueno fez o maior CARNAVAL, quando Rubens venceu a segunda...socorro, começou a colocar lenha na fogueira! E quando Button abandonou na Bélgica?

Insano Galvão disparou: "O Rubinho esta destruindo o psicológico do Button"...me ajuda aí Corradi!!!

Tenha dó, no vídeo abaixo, Flávio Gomes na sétima corrida já dava o campeonato por encerrado: "Barrichello praticamente não tem mais nenhuma chance de ser campeão". Detalhe, ainda faltavam DEZ corridas pra temporada terminar.

http://tvig.ig.com.br/esporte/automobilismo/rubinho-e-o-gp-da-turquia-8a49800e2b4a9e15012b4b9272b70d5e.html

Não tenho nada contra Felipe Massa, mas ele esta longe de ser comparado com Hamilton, Alonso, Vettel ou Raikkonen...sua grande fase foi a muito tempo, entre 06 e 08!

Button e D.Hill pode não ser fenomenais, mas pelo menos fizeram o básico, bateu o companheiro e foi campeão(entenderam: Rubinho sequer fez isso, faltou capacidade). Massa pelo menos, bateu Kimi dentro da equipe, fora disputa intensa com Lewis em 2008, vamos se coerentes, faltou sorte a Felipe em Interlagos, mas Lewis também errou muito em 08. Pra Felipe voltar ao piloto que era até 2008, ainda falta muito chão! Se for constantemente superado por Bottas, pode jogar uma pá de cal nesse assunto. Aproveita e muda o nome pra Felipe Barrichello! Onde esta a nova geração de grandes pilotos do Brasil na Formula Um? Depois da era Schumacher, Alemanha apareceu com Rosberg, Vettel e Hulkenberg. Pachecada EXIGE AO EXTREMO dos pilotos de fora, quando Massa chega em quinto em corridinha discreta é pura festa! Quantas vezes Galvão disparou nos últimos anos: "Outra GRANDE corrida de Felipe Massa em quinto lugar". CALA BOCA GALVÃO, eu quero é ver show na pista lá e cá! Brasil que TOME VERGONHA NA CARA SAFADA...basta investir em sua gente. O que o país fez nas últimas décadas para formar outro grande piloto pra Formula Um? Não fizemos absolutamente nada, basta observar as categorias de base, um lixo!!! Merecemos mais um campeão na Formula Um?

Essa geração com Bruno Senna e Luiz Raiza(MAMÃE)...classifico como piada! Magnussem apareceu do nada e já vem botando pressão em Button! Se o sobrinho fosse fora de série, com certeza estaria nesse bom carro da Williams. Vou repetir um milhão de vezes: "Quando um país passa a ter pilotos pagantes como Bruno Senna e Luiz Razia, esta tudo acabado"

Além de pagante, falta talento...

Bom lembrar, Nasr já começou como pagante na Williams, e esta pagando um fábula pra ser terceiro piloto...assim fica muito difícil!

Marcelo

Humberto Corradi disse...

Amigos

Antes de começar a temporada (ainda nos testes) havia uma euforia na torcida. Falaram até na possibilidade de massa ser campeão.

O que eu pensei é que tudo estava muito exagerado, e disse que me preocupava com o embate interno da Williams.

Bottas é um piloto rápido. Massa também é um bom.

Disse até que torcia pro brasileiro derrotar seu companheiro.

Se for torcer para um piloto escolho o subestimado Rosberg que poderia acrescentar um perfil diferente entre os campeões (Lewis, Button, Alonso, Raikkonen e Vettel) que ainda disputam a F1.

Valeu

Anônimo disse...

2,,esta se tornando feio por sinal

Anônimo disse...

Essa sua teoria(estatistica) tambem cabe a dupla da RedBull?

Daniel Chagas disse...

Corradi, você reparou que na lateral do carro da Williams neste final de semana de Sepang está escrito Mercedes-Benz? Está claro que a Mercedes já dá um tratamento maior do que dá para a Force India por exemplo. Acho que para um futuro de médio prazo a Williams pode ficar ainda mais forte,ainda mais com a McLaren deixando de usar os motores Mercedes. Acho que em 2015 vamos ter uma idéia melhor sobre isso.

Anônimo disse...

Massa jé passou da hora de se aposentar.