quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Rascunho Difícil
























Da situação da Sauber pode-se falar tudo.

Menos que é algo inesperado.

Durante a temporada passada (ou antes) o Rascunho foi contando uma história.

No final de 2013 (dezembro) o Blog disse que a tentativa de Felipe Nasr entrar
na equipe se dava por conta do dinheiro e nada tinha a ver com talento.

Em agosto do ano passado, ficou claro que o plano que envolvia os patrocinadores
russos (e Sirotkin) não vingaria.

A crise política envolvendo a Russia e a Europa impediu qualquer evolução de
um acordo.

No mesmo mês conversamos que os atrasos nos pagamentos para a Ferrari
dificultavam até mesmo o orçamento da Scuderia Italiana, que contava com
esse dinheiro para o contínuo desenvolvimento do motor.

Os pilotos para 2015, que já estavam definidos (Sutil e Giedo), passaram a
ter um horizonte nebuloso.

O dinheiro precisava entrar e os cockpits seriam boas fontes, já que não havia
perspectiva de um patrocinador.

(o sonho de ter a grana do bilionário Lawrence Stroll se findava).

Nada deu certo.

Veja quantas coisas e quantos nomes:  Sirotkin, russos, Lawrence Stroll, Simona
de Silvestro (que achou que conseguiria levantar 25 milhões de dólares!)...

Em novembro o leilão dos pilotos terminou.

A equipe respirou.

Pois "nasce um otário todos os dias".

No site do Grande Prêmio veio a atualização desse cenário.

Ainda falta dinheiro e Peter Sauber vive do favor e benevolência da Ferrari.

Falando em complicações.

Marussia e Haas, vai?

Lembra que você leu aqui sobre a surpresa de Hockenheim ao ser citada por Bernie
Ecclestone no imbróglio com Nurburgring ?

Agora sabemos o porquê.

Não há acordo com nenhuma das pistas.

Interessante.

Olhando os resultados dos últimos anos (Mercedes e Red Bull), está claro o tamanho
do investimento para chegar ao título nestes novos tempos.

Algo em torno de 1 bilhão de euros (num período de três ou quatro anos) antes de obter
uma conquista.

O planejamento dos alemães mostra a continuidade da derrama de valores para
perpetuar seu domínio (mais 5 temporadas).

E os japoneses da Honda estão na mesma toada.

Lewis Hamilton colocou panos quentes em sua negociação com a Mercedes.

"Eles querem e eu também quero a renovação..."


































Sim, mas não devemos esquecer que Toto Wolff já citou os substitutos Fernando
Alonso e Valteri Bottas (caso precise).

Muitas pontas soltas, não?

A Force India apresentou seu carro, porém vai se atrasar nos testes.

A verdade é que o novo túnel de vento utilizado pelo time mostrou muitas falhas
no projeto original.

Por fim, o novo projeto de Jacques Villeneuve.

A Área 27.

Um complexo no Canadá que envolve circuitos (Karts também), hotel, clube e
restaurantes.

A coisa pretende ser um centro para aprendizado, exibições, test track e competição.

Tudo respeitando a atual regulamentação da FIA.

Humm...

Você pode ter uma ideia da proposta aqui no site oficial.

Tem até um vídeo do traçado da pista principal abaixo.


3 comentários:

Marcos José disse...

Seria a má gestão da Monisha, o principal motivo da grande crise que a Sauber atravessa atualmente?

Arthur disse...

Tinha que ser um piloto pra fazer um traçado desses. Se for isso aí, promete muito.

ps. Não sei se o Tilke vai permitir um circuito moderno e bom.

Ron Groo disse...

Por que você colocou uma foto da Maria Gadú no blog?