buscando na internet encontrei : 1ª Emerson em uma Lotus 56B, no GP da Itália de 1971 fonte http://jalopnik.com/5902332/in-1971-lotus-raced-a-four-wheel-drive-f1-car-powered-by-an-airplane-engine
Eu sei A primeira é um carro de corrida A segunda é uma reta com alguns carros A terceira é um cartaz de algum evento que ja aconteceu E a quarta foto è uma curva com carros tambem!! Acertei as quatro! . FerCarSystem
** FOTO 1 ** O ano é 1971. O local é Silverstone. A prova NÃO é um GP da temporada 1971 da F1. É o 'International Trophy'.
Na Itália, Emerson correu com o #5... ==>> http://1.bp.blogspot.com/-4dNCSU8e5D8/UVNh8NehwnI/AAAAAAAAFH0/2cm7O9cGnDQ/s1600/ef-i71_0.jpeg
** FOTO 2 ** Monza, reta oposta, como já disseram...
** FOTO 3 ** 1971, Autosprint de Novembro... Interlagos lotado! Interesante ver os carros estacionados: muitas cores, praticamente não há carros pretos e/ou prata... quanta diferença!
** FOTO 4 ** Parece Spa-Francorchamps... pelo visto ainda com os 14 Km de extensão...
O carro amarelo com o bico vermelho é um Porsche 908, certo? E o carro à frente, com os faróis acesos, um 917K?
Pelo 'contexto' do post, em 1971... 1000 Km de Spa?
Eu tenho como o modelo usado no International Trophy de 1971 o da foto http://www.lel.ed.ac.uk/~eddie/f1web/pics/emerson.jpg , patrocinado pela Gold Leaf.
Qual das duas fotos é relativa ao Internationa Trophyl de 1971?
Aqui vai um depoimento (http://www.lel.ed.ac.uk/~eddie/f1web/f1.htm), não sei se autêntico, de uma pessoa que teria comparecido ao International Trophy de 1971 e tirado algumas fotos, inclusive a que mandei anteriormente.
De baixo para cima, temos: - curva Burnenville do incrível circuito Spa-Francorchamps antigo, numa prova 1000 Kms do Mundial de Endurance, 1970 ou 71 (tem 917 na pista). - magnifica vista aérea do antigo Interlagos, pré F1 , 1971. - Monza, a reta entre Ascari e Parabólica, esporte protótipos. - Emerson com a 56B, ousadia de Chapman que não deu certo; creio que foi corrida extra-campeonato em Hockenheim, 1971.
aqui vai uma lista das provas em que a 56B participou... ==>> http://www.racingsportscars.com/type/archive/Lotus/56.html
Como dá pra ver, com as cores da 'Gold Leaf', no Rothmans International Trophy em Oulton Park, que não era o "tradicional" International Trophy.
Fernando,
na corrida extra-campeonato disputada em Hockenheim - a 'Jochen Rindt Gedächtnis-Rennen' (ou Corrida em Memória de Jochen Rindt) - foi Dave Walker quem pilotou a 56B, com as cores da 'Gold leaf' e o número 9...
Valeu Breder. Eu tinha idéia q Emerson tivesse disputado essa corrida com o 56B - pelo jeito ele nem esteve lá nessa prova - por conta de um relato do Mario Bauer (jornalista germano-brasileiro q tentou carreira de piloto até a F3, se não me engano, baseado na Alemanha) , que, ainda adolescente, conheceu Emerson pessoalmente numa corrida no Hockenheimring , e não foi no GP alemão de 1970 - ou eu confundi minha lembrança ou Mario deu uma viajada na memória dele - ambas possibilidades muito concretas.
Verifiquei que em 1971 foram realizadas as seguintes provas de Fórmula 1, extracampeonato, na Grã-Bretanha:
1. 21/03 – Race of Champions – Brands Hatch – Vencedor Clay Regazzoni; 2. 09/04 – Spring Trophy/Rothmans International Trophy – Oulton Park – Vencedor Pedro Rodriguez; 3. 08/05 – BRDC International Trophy – Silverstone – Vencedor Graham Hill; 4. 22/08 – International Gold Cup – Oulton Park – Vencedor John Surtees; e 5. 24/10 – World Championship Victory Race – Brands Hatch – Vencedor Peter Gethin.
O Emerson participou com a Lotus 56B Gold Leaf das provas 1 e 3. Das provas 2 e 5 o Emerson participou com a Lotus 72 C e D, respectivamente, Gold Leaf.
Parece-me que o Emerson não participou da prova 4.
Há algum tempo estou tentando descobrir onde foi tirada a foto da Lotus 56B #2, pilotada pelo Emerson, com as cores com que correu no GP da Itália, aí com o número 5.
Naquela lista que eu mencionei no outro comentário, a única aparição da 56B com o número 2 era no BRDC International Trophy. Logo, deduzi que a foto do post fosse desse evento... deduçaõ apressada!
Depois cheguei a estranhar o fato de em eventos anteriores e posteriores àquele, o carro parecer com a pintura 'Gold Leaf'. Por que a pintura mudaria para o belo dourado e preto? Para as derradeiras aparições do carro, como o GP da Itália, é compreensível...
Pesquisando "direito", achei as fotos abaixo que mostram o Emerson na 56B, no BRDC International Trophy em Silverstone com o carro nas cores da 'Gold Leaf', ou seja, a foto do post voltou a ser uum "mistério", talvez o Fernando esteja certo no que afirmou antes...
Continuando "direito" a pesquisa, aqui a listagem de provas da 56B: ==>> http://www.oldracingcars.com/f1/car.php?CarID=56B/1
E, como o Fernando já havia informado, a foto é da 'Rothmans F5000 Championship round', em Hockenheim, na qual ele largou e terminou em 2o.... ==>> http://www.oldracingcars.com/results/result.php?RaceID=E71N
eu tinha já visto essa foto, mas há bastante tempo, não lembro aonde, e tinha certeza de ter lido a tal história do Mario Bauer (não foi imaginação dele, nem minha!) encontrando Emerson naquela pista no ano de 71 ; e, desta vez, não conseguia 'ver' a pista na foto como sendo Silverstone - o terreno onde estão os fotógrafos é em ligeiro aclive, sem chance de ser na pista inglesa, ultra plana. Ao contrário, poderia muito bem ser no trecho do Estádio, no Hockenheimring.
Mais o fato do carro estar com a "livery" de Monza - como é sabido, Chapman evitou levar o nome de seu patrocinador principal ao GP italiano , pois ainda rolava processo judicial contra a equipe pela morte de Rindt no GP de 1970. (A inscrição foi feita sob o nome World Wide Racing, e não GoldLeaf Team Lotus) A corrida da foto só poderia ter acontecido ao redor da data do GP em Monza , e realmente, foi em 12 setembro - os GPs de F1 em Monza tradicionalmente são marcados nos primeiros dias daquele mês , presumo q tenha sido em 5 de setembro, e Chapman tenha aproveitado a equipe estar no continente para botar o 56B para correr mais uma , numa pista também de longas retas (e fortes freadas !) .
Legal o site oldracingcars , minucioso nas informações das corridas: foi uma prova de 2 baterias e Emerson chegou em segundo nas duas , atrás do mesmo líder , Frank Gardner - na somatória de tempos apenas 2 segundos no resultado final para o troféu. E, ao q parece, o 56b foi o único carro da F1 naquela prova ; foi o melhor resultado do Lotus-turbina em corridas.
Só confirmando a info complementar do Paulo Alexandre Marques , da foto em q aparece o Cooper de Jo Bonnier equilibrado sobre uma mureta no externo da curva Burnenville (a da foto deste post) , carro q foi parar ali pois na descida logo antes da curva foi q Bonnier encontrou o pé-d'água q , de súbito, caiu quando todo grid percorria ainda a primeira volta do circuito de 14 Kms - largaram 15, e o toró tirou da pista, e da corrida, 8 deles. O Cooper 'pendurado' no muro também aparece no clássico filme "Grand Prix" - na foto aqui do post, o muro fica no canto inferior direito, onde há um feixe de guardrail branco.
18 comentários:
buscando na internet encontrei :
1ª Emerson em uma Lotus 56B, no GP da Itália de 1971 fonte http://jalopnik.com/5902332/in-1971-lotus-raced-a-four-wheel-drive-f1-car-powered-by-an-airplane-engine
3ª talvez seja F2 em 1971, interlagos.
Eu sei
A primeira é um carro de corrida
A segunda é uma reta com alguns carros
A terceira é um cartaz de algum evento que ja aconteceu
E a quarta foto è uma curva com carros tambem!!
Acertei as quatro!
.
FerCarSystem
Tudo de 71. A primeira foto é o "turbina". A segunda o WSC na reta oposta de Monza (não mudou muito de lá para cá) a quarta é Le Mans?
1) lotus turbina
2) monza
3) interlagos e
chutando
4) zeltweg
1) Lotus com Emerson Fittipaldi em 1971
2) Monza
3) Interlagos
4) Spa-Francorchamps
Acertei?
Claudio
** FOTO 1 **
O ano é 1971.
O local é Silverstone.
A prova NÃO é um GP da temporada 1971 da F1.
É o 'International Trophy'.
Na Itália, Emerson correu com o #5...
==>> http://1.bp.blogspot.com/-4dNCSU8e5D8/UVNh8NehwnI/AAAAAAAAFH0/2cm7O9cGnDQ/s1600/ef-i71_0.jpeg
** FOTO 2 **
Monza, reta oposta, como já disseram...
** FOTO 3 **
1971, Autosprint de Novembro...
Interlagos lotado!
Interesante ver os carros estacionados: muitas cores, praticamente não há carros pretos e/ou prata... quanta diferença!
** FOTO 4 **
Parece Spa-Francorchamps...
pelo visto ainda com os 14 Km de extensão...
O carro amarelo com o bico vermelho é um Porsche 908, certo?
E o carro à frente, com os faróis acesos, um 917K?
Pelo 'contexto' do post, em 1971... 1000 Km de Spa?
um abraço,
Renato Breder
Só complementando a informação, a ultima foto é em SPA e no sitio onde Jo Bonnier em 1966 ficou pendurado no muro. Essa foto do Cooper é famosa.
Paulo Alexandre Marques
Renato,
Eu tenho como o modelo usado no International Trophy de 1971 o da foto http://www.lel.ed.ac.uk/~eddie/f1web/pics/emerson.jpg , patrocinado pela Gold Leaf.
Qual das duas fotos é relativa ao Internationa Trophyl de 1971?
Abraço,
Ruberval
Mais uma informação a respeito da primeira foto.
Aqui vai um depoimento (http://www.lel.ed.ac.uk/~eddie/f1web/f1.htm), não sei se autêntico, de uma pessoa que teria comparecido ao International Trophy de 1971 e tirado algumas fotos, inclusive a que mandei anteriormente.
Ruberval
A primeira eu não sei.
Depois: Monza, Interlagos e Spa.
A terceira é Interlaken po!
De baixo para cima, temos:
- curva Burnenville do incrível circuito Spa-Francorchamps antigo, numa prova 1000 Kms do Mundial de Endurance, 1970 ou 71 (tem 917 na pista).
- magnifica vista aérea do antigo Interlagos, pré F1 , 1971.
- Monza, a reta entre Ascari e Parabólica, esporte protótipos.
- Emerson com a 56B, ousadia de Chapman que não deu certo; creio que foi corrida extra-campeonato em Hockenheim, 1971.
Tô achando que as 4 fotos sejam do ano 1971.
Fernando Amaral
Roberval,
aqui vai uma lista das provas em que a 56B participou...
==>> http://www.racingsportscars.com/type/archive/Lotus/56.html
Como dá pra ver, com as cores da 'Gold Leaf', no Rothmans International Trophy em Oulton Park, que não era o "tradicional" International Trophy.
Fernando,
na corrida extra-campeonato disputada em Hockenheim - a 'Jochen Rindt Gedächtnis-Rennen' (ou Corrida em Memória de Jochen Rindt) - foi Dave Walker quem pilotou a 56B, com as cores da 'Gold leaf' e o número 9...
abraços,
Renato Breder
Valeu Breder.
Eu tinha idéia q Emerson tivesse disputado essa corrida com o 56B - pelo jeito ele nem esteve lá nessa prova - por conta de um relato do Mario Bauer (jornalista germano-brasileiro q tentou carreira de piloto até a F3, se não me engano, baseado na Alemanha) , que, ainda adolescente, conheceu Emerson pessoalmente numa corrida no Hockenheimring , e não foi no GP alemão de 1970 - ou eu confundi minha lembrança ou Mario deu uma viajada na memória dele - ambas possibilidades muito concretas.
grande abraço
Fernando A.
Renato,
Legal a sua informação.
Verifiquei que em 1971 foram realizadas as seguintes provas de Fórmula 1, extracampeonato, na Grã-Bretanha:
1. 21/03 – Race of Champions – Brands Hatch – Vencedor Clay Regazzoni;
2. 09/04 – Spring Trophy/Rothmans International Trophy – Oulton Park – Vencedor Pedro Rodriguez;
3. 08/05 – BRDC International Trophy – Silverstone – Vencedor Graham Hill;
4. 22/08 – International Gold Cup – Oulton Park – Vencedor John Surtees; e
5. 24/10 – World Championship Victory Race – Brands Hatch – Vencedor Peter Gethin.
O Emerson participou com a Lotus 56B Gold Leaf das provas 1 e 3.
Das provas 2 e 5 o Emerson participou com a Lotus 72 C e D, respectivamente, Gold Leaf.
Parece-me que o Emerson não participou da prova 4.
Há algum tempo estou tentando descobrir onde foi tirada a foto da Lotus 56B #2, pilotada pelo Emerson, com as cores com que correu no GP da Itália, aí com o número 5.
Abraços,
Ruberval
Roberval, Fernando,
pondo os pingos nos "is"... (mea culpa)
Naquela lista que eu mencionei no outro comentário, a única
aparição da 56B com o número 2 era no BRDC International Trophy.
Logo, deduzi que a foto do post fosse desse evento... deduçaõ apressada!
Depois cheguei a estranhar o fato de em eventos anteriores e
posteriores àquele, o carro parecer com a pintura 'Gold Leaf'.
Por que a pintura mudaria para o belo dourado e preto? Para as
derradeiras aparições do carro, como o GP da Itália, é compreensível...
Pesquisando "direito", achei as fotos abaixo que mostram o Emerson
na 56B, no BRDC International Trophy em Silverstone com o carro
nas cores da 'Gold Leaf', ou seja, a foto do post voltou a ser
uum "mistério", talvez o Fernando esteja certo no que afirmou
antes...
1971 Inter. Trophy:
==>> https://www.mikehaywardcollection.com/1971-int-l-trophy#/emerson-tags/sort=p.sort_order/order=ASC/limit=15
Continuando "direito" a pesquisa, aqui a listagem de provas da 56B:
==>> http://www.oldracingcars.com/f1/car.php?CarID=56B/1
E, como o Fernando já havia informado, a foto é da 'Rothmans F5000 Championship round', em Hockenheim,
na qual ele largou e terminou em 2o....
==>> http://www.oldracingcars.com/results/result.php?RaceID=E71N
Agora sim!!
abraços,
Renato Breder
Boa Breder !
eu tinha já visto essa foto, mas há bastante tempo, não lembro aonde, e tinha certeza de ter lido a tal história do Mario Bauer (não foi imaginação dele, nem minha!) encontrando Emerson naquela pista no ano de 71 ; e, desta vez, não conseguia 'ver' a pista na foto como sendo Silverstone - o terreno onde estão os fotógrafos é em ligeiro aclive, sem chance de ser na pista inglesa, ultra plana.
Ao contrário, poderia muito bem ser no trecho do Estádio, no Hockenheimring.
Mais o fato do carro estar com a "livery" de Monza - como é sabido, Chapman evitou levar o nome de seu patrocinador principal ao GP italiano , pois ainda rolava processo judicial contra a equipe pela morte de Rindt no GP de 1970.
(A inscrição foi feita sob o nome World Wide Racing, e não GoldLeaf Team Lotus)
A corrida da foto só poderia ter acontecido ao redor da data do GP em Monza , e realmente, foi em 12 setembro - os GPs de F1 em Monza tradicionalmente são marcados nos primeiros dias daquele mês , presumo q tenha sido em 5 de setembro, e Chapman tenha aproveitado a equipe estar no continente para botar o 56B para correr mais uma , numa pista também de longas retas (e fortes freadas !) .
Legal o site oldracingcars , minucioso nas informações das corridas: foi uma prova de 2 baterias e Emerson chegou em segundo nas duas , atrás do mesmo líder , Frank Gardner - na somatória de tempos apenas 2 segundos no resultado final para o troféu. E, ao q parece, o 56b foi o único carro da F1 naquela prova ; foi o melhor resultado do Lotus-turbina em corridas.
"Agora sim!" - valeu Breder, grande abraço
Fernando A.
Só confirmando a info complementar do Paulo Alexandre Marques , da foto em q aparece o Cooper de Jo Bonnier equilibrado sobre uma mureta no externo da curva Burnenville (a da foto deste post) , carro q foi parar ali pois na descida logo antes da curva foi q Bonnier encontrou o pé-d'água q , de súbito, caiu quando todo grid percorria ainda a primeira volta do circuito de 14 Kms - largaram 15, e o toró tirou da pista, e da corrida, 8 deles.
O Cooper 'pendurado' no muro também aparece no clássico filme "Grand Prix" - na foto aqui do post, o muro fica no canto inferior direito, onde há um feixe de guardrail branco.
Fernando A.
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