segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Casa Cheia!





















Bom dia petrolheads!

Jackie Stewart na Argentina.

1972.

E pensar que Bernie Ecclestone fez uma proposta praticamente irrecusável para
que o escocês retornasse à Fórmula 1 e assumisse um dos cockpits da Brabham
em 1980...

5 comentários:

walter disse...

Essa doideira de esvaziar o autodromo e viver dos direitos de tv è chocante.
O público è o mesmo. Se for enxotado do autodromo, nao vai ver na TV.
Ecclestone acabou com a F1.
Ganhou muito mas gasta agora, velhinho, com advogados, para nao ir pra cadeia.
Ruim pra nos.
Ruim pra ele.
Bela foto so Stewart no primeiro Tyrrell. Los Hermanos estavam felizes com Reutemann na F1.

Anônimo disse...

Ainda bem, para o "Vesgo", que ele recusou a proposta de Ecclestone... a possibilidade de se dar mal era muito grande. Entre 1973 - último ano de Stewart na F1 - e 1980, o salto tecnológico na F1 foi muito grande.

Em 1980, dos pilotos que estiveram na F1 em 1973, apenas Carlos Reutemann estava numa situação boa. Era piloto da Brabham (oficial) em 1973 e da equipe campeã em 1980, a Williams. Mesmo assim, era o segundo piloto da Williams com toda a preferência da equipe dirigida a Alan Jones.

Os outros pilotos eram: Emerson Fittipaldi (naufragando em seu último ano na F1), Clay Regazzoni (de Ensign em 1980 e acabou paraplégico após a etapa de Long Beach), Jochen Mass (mais ou menos na mesma: Surtees em 1973 e Arrows em 1980), Jody Scheckter (início de carreira em 1973 e até não se qualificando com a Ferrari em 1980), Jean-Pierre Jarier (um pouco melhor: March 1973 e Tyrrell 1980) e John Watson (Brabham privada em 1973 e numa McLaren em transição em 1980).

O que poderia "ajudar" Jackie Stewart era o fato da Brabham BT49, o carro de 1980, ser um dos melhores do grid, disputando pau-a-pau com a Williams (o melhor carro), a Ligier e a Renault. Curiosamente, nenhuma dessas 3 equipes existia em 1973... As 3 grandes de 1973 - Tyrrell, Lotus e McLaren - estavam em situação intermediária em 1980.

Tudo indica que poderia ter sido uma "mancha" no currículo do escocês.


Mesmo assim, Stewart deu umas voltinhas com um F1 em 1980... aqui em Brands Hatch, com uma Tyrrell 010, no final de semana do GP da Grã-Bretanha:
==>> http://www.racingsportscars.com/f1/1980/Brands_Hatch-1980-07-13f-003_T.jpg


E só para não deixar passar "batido", a Tyrrell da foto do post é a terceira, a 003.



um abraço,
Renato Breder

Ron Groo disse...

Stewart parece ter sido o último guardião da dignidade na F1.
É a impressão que tenho.

walter disse...

Genial essa retrospectiva do Breder: quem atravessou a década de 1970 e como atravessou.
Stewart testou os carros de 1978, para a revista AutoSprint e a série de reportagens é interessante. O Lotus-asa, na versão de 1977 foi pilotado por ele, que declarou: parece que estou andando sobre trilhos.
Lendo o comentário do Groo, lembro de outra AutoSprint, em 1975, sobre o trágico Gp da Espanha, em Montjuich: Emerson Salvou a Honra da F1, dia a AutoSprint. Acho que Emerson foi digno.
E ainda um último comentário: nas fotos do acidente de Cevert em Watkins Glen, recentemente publicadas, vê - se que vários pilotos pararam ao lado do local do acidente (Folmer, Hulme, Schecketer, Peterson, Emerson são os que vi), mas Stewart passou direto. Nunca diria, nunca mesmo, que era dever dele parar ali, mas foi um pedaço humano do tri - campeão.

politicamente_incorreto disse...

A relação de Stewart com Cevert era a d eum mestre para um discipulo preparado para sucede-lo, a relação era muito intima para ele parar ali e ver talvez o acidente mais impressionante da F-1 pois o Cevert se não me engano foi o unico piloto da F-1 moderna que morreu despedaçado.
Quem mais sentiu o acidente em watkins Glen em 73 foi o José Carlos Pace que quase parou de correr por causa disso.
Mas 74 guardava mais, com carros cada vez mais afilados, velozes, penetrantes e mexendo com uma aerodinamica ainda que engatinhava mais dois pilotos morreram graças aos assassinos guard hails, Peter Revson em treinos livres na Africa do SUL e Helmut Könning na mesma Watkins Glen em 74, só que dessa feita decapitado pelo guard hail, dando assim um título mórbido para o circuito americano