quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Rascunho Nobre
























As equipes vão chegando e se instalando em Yas Marina.

Nada a ver com a foto acima.

Ela foi feita cerca de 40 anos atrás.

Como sempre, a Lotus causa suspense.

Está tudo pago?

Não vejo a hora da Renault acabar com essa bagunça.

Os franceses estão investindo na sede de Viry-Chatillon.

Principalmente na parte de pesquisa e desenvolvimento.

Contrataram até o ex-chefe de design de motor da Mercedes, Axel Wendorff.

Wendorff deverá fazer dupla com uma figura antiga da Renault, Rémi Taffin.

Taffin que participou dos dois títulos de Fernando Alonso e das quatro conquistas
de Sebastian Vettel.

Enquanto isso, a Honda está contando com o auxílio do engenheiro marroquino
Gilles Simon.

Pra quem não lembra, Simon tem uma história com a Ferrari.

Chegou na Scuderia Italiana em 1993 para trabalhar com eletrônica.

Promovido, alcançou o posto de chefe do departamento de motor entre 2006
e 2009.

Período em que aparecem dois títulos no Mundial de Construtores e um no
de Pilotos.

Depois de sua saída da Ferrari, Simon trabalhou no projeto Propulsion
Universelle et Recuperation d'Energie (PURE), o tal motor alternativo
que deveria ser introduzido no ano passado.

Torcemos para que as novas cabeças tragam soluções para japoneses e franceses.

Os testes de inverno da Fórmula 1 serão realizados exclusivamente em
Barcelona.

As datas?

Final de fevereiro e início de março.

A tentativa de Bernie Ecclestone e Jean Todt de reduzir o poder das fabricantes
não deu certo.

Fica o entendimento que a tal proposta de um motor alternativo, e mais barato,
era pra isso.

















Interessante.

Para ser aprovada, a proposta que foi derrubada, precisaria passar por três
estágios.

Pelo Grupo de Estratégia, formado pela FOM, FIA e mais as Equipes da
Fórmula 1, onde a Ferrari tem poder de veto.

Pela Comissão da F1, formada pelos diretores da escuderias, FOM, FIA,
por patrocinadores, promotores de GPs e a Pirelli.

Curioso.

Nesta Comissão, os patrocinadores com direito a voto são Rolex e Philip
Morris, dona da marca Marlboro (principal patrocinadora da Ferrari).

Por último viria a palavra do Conselho Mundial da FIA.

(só para esclarecer essa burocracia nas decisões)

Ao final da reunião, ficou resolvido entre fabricantes de motor e a FIA,
que haverá um novo sistema de motorização para 2018.

Mais barato, mais simples, eficiente e barulhento!

Frases soltas.

Ron Dennis.

"Se Hamilton estivesse hoje na McLaren, não estaria se comportando
dessa maneira. Eu não permitiria."

Pastor Maldonado.

"Tenho muitos amigos no paddock. E apesar do que pensam alguns, tenho
provavelmente mais amigos que Hamilton. Sou amigo de Alonso!"

Ecclestone.

"É importante para a Fórmula 1 ver a Ferrari ganhando. Quando Vettel
venceu em Sepang, foi fantástico!"

A Red Bull renovou sua parceria com Siemens por mais três temporadas.

Kevin Magnussen deu mais um passo rumo a Porsche.

E falando nisso, não havia um jornalista australiano cobrindo a conquista
do título de Mark Webber na FIA WEC.

A verdade é que a audiência é tão baixa que chega a ser complicado
financeiramente para um jornal bancar um enviado.

Por fim.

A história do príncipe Malik.

O nigeriano que comprou uma participação na Arrows no final dos anos 90.

A engenhosa ideia do nobre africano era tornar sua marca (T-Minus)
famosa por aparecer nos bólidos da equipe.

O plano era atrair com isso investidores interessados em comprar o nome T-Minus
(que era isso mesmo, apenas um nome) para batizar seus produtos.

Havia até o boato de uma parceria com a Lamborghini.

O final?

Não entrou nenhum dinheiro e o sonho do príncipe Malik morreu.

Suas aventuras no mundo do automobilismo passam pelas tentativas de criar um
time na Nascar e introduzir Jason Watt na categoria máxima do automobilismo.

Caso tivesse sucesso nesta última empreitada, Watt teria sido o primeiro piloto
negro da história da F1.

A última notícia que encontrei é que o príncipe estva preso no Texas, aguardando
julgamento por estelionato.






















7 comentários:

Daniel Chagas disse...

Eu prefiro mil vezes esse Hamilton da Mercedes do que aquele da Mclaren.Em todos os sentidos. Esse Ron Dennis é um mala!

fabehr disse...

Esse negócio do grupo de estratégia foi o maior tiro no pé da história do automobilismo q eu já vi...

As decisões da F1 deveriam ficar a cargo única e exclusivamente da FIA, e a FOM deveria atuar como uma consultora e olhe lá.

Marques disse...

Haha e exatamente o cara saiu da Mclaren.
Ron Dennis tem de prestar a atenção na palhaçada que é a equipe dele desde 2009.
Acho que deveria ter um equilíbrio, não pode deixar tudo na mão de Ecclestone e Todt mas também não pode ficar tudo nas mãos das montadoras. O dois maiores campeões atuais já mostraram insatisfação com a politicagem da categoria.

Ron Groo disse...

Sim. Está tudo pago. Ecclestone pagou as dividas da Lotus e ela alinhará normalmente.

Ituano Voador disse...

É, a F1 está próxima de atingir um ponto de não retorno, no seu processo de encolhimento; já não acho inimaginável o automobilismo sem a F1, em médio prazo.

Marcos José disse...

Dizem também que a renovação do contrato com a Siemens já é um sinal de que a Red Bull (e a Toro Rosso também) receberá mesmo os motores Renault pra 2016 (já que a empresa alemã fornece peças para a "Unidade de Potência" da marca francesa) que poderiam ser batizados talvez de "Ilmor" por parte da Red Bull-Toro Rosso (já que a empresa de Mario Illen, a Ilmor, será a responsável pelo desenvolvimento dos motores que serão usados pelas equipes).

Tiago disse...

Que maluquice essa história de T-Minus, uma vez li que a marca "Ka" foi algo um pouco parecido, nao entendo nada de Marketing (e cada vez entendo menos).

Seria bom um post sobre Checo Pérez, que terminou 2015 em altíssima.