Ele não era italiano, claro.
Mas nasceu num lar de sicilianos.
Por isso Alesi sonhava com a Ferrari desde a sua infância.
Corta.
1990.
O francês arregalou os olhos da Fórmula 1 após uma performance memorável
contra Ayrton Senna em Phoenix.
O piloto da Tyrrell havia se tornado uma surpresa desejada por outras escuderias.
Um acordo com a Williams foi feito para a temporada seguinte.
Mas a notícia de Mansell abandonando a categoria fez tudo mudar.
A Scuderia precisava de Alesi.
O piloto ficou aos pés de Frank Williams.
Implorou por liberdade para que ele pudesse realizar o desejo de sua vida.
Frank se comoveu e rasgou o contrato.
Um coração de ouro...
Porém no ato impôs duas condições.
Pequenas.
A primeira envolvia dinheiro.
Williams exigiu que os italianos pagassem 4 milhões de dólares de indenização.
Mas nasceu num lar de sicilianos.
Por isso Alesi sonhava com a Ferrari desde a sua infância.
Corta.
1990.
O francês arregalou os olhos da Fórmula 1 após uma performance memorável
contra Ayrton Senna em Phoenix.
O piloto da Tyrrell havia se tornado uma surpresa desejada por outras escuderias.
Um acordo com a Williams foi feito para a temporada seguinte.
Mas a notícia de Mansell abandonando a categoria fez tudo mudar.
A Scuderia precisava de Alesi.
O piloto ficou aos pés de Frank Williams.
Implorou por liberdade para que ele pudesse realizar o desejo de sua vida.
Frank se comoveu e rasgou o contrato.
Um coração de ouro...
Porém no ato impôs duas condições.
Pequenas.
A primeira envolvia dinheiro.
Williams exigiu que os italianos pagassem 4 milhões de dólares de indenização.
Valores da época.
A segunda foi inusitada.
O dirigente inglês pediu um Fórmula 1 original da Ferrari.
O que aconteceu?
Alesi realizou seu sonho.
Frank ficou um pouco mais rico.
(e resolveu o problema da vaga assinando com Mansell)
A segunda foi inusitada.
O dirigente inglês pediu um Fórmula 1 original da Ferrari.
O que aconteceu?
Alesi realizou seu sonho.
Frank ficou um pouco mais rico.
(e resolveu o problema da vaga assinando com Mansell)
Claro.
Tempos depois, em 1993, uma caixa misteriosa e enorme proveniente de
Maranello chegou a Didcot, antiga sede da Williams.
Dentro estava o modelo Ferrari 641 usado na temporada de 1990.
O bólido ficou por dez anos no museu particular da Williams.
Até ser vendido.
Sua localização atual é desconhecida.
Tempos depois, em 1993, uma caixa misteriosa e enorme proveniente de
Maranello chegou a Didcot, antiga sede da Williams.
Dentro estava o modelo Ferrari 641 usado na temporada de 1990.
O bólido ficou por dez anos no museu particular da Williams.
Até ser vendido.
Sua localização atual é desconhecida.
17 comentários:
O que seria do mundo do automobilismo se o Alesi fosse pra Williams nessa época de ouro!
Eu torcia muito pro Alesi, lembro das corridas, do acidente em Montreal que ele acertou o carro do Naninni que já tava fora da pista... Tudo marcou na infância! Sou de 84 e sempre acompanhei.
GO ALESI!!
Esses dias encontrei um pedaço de arame nas minhas coisas. Era do champanhe que abri para comemorar a vitória do Alesi no Canadá!
Humberth, os meninos estão com sede e não temos mais histórias!
Acho que Jean Alesi perdeu a grande chance de sua vida quando assinou este contrato de 1991 com a Ferrari...Nigel Mansell já estava assegurado para correr pela Williams em 1991, o piloto francês entraria no lugar do Patrese mas com toda está "confusão", o piloto italiano foi mantido por mais 2 anos na equipe.
Frank pedindo uma Ferrari na negociação:bizarro! Surreal!
Poucas vezes fiquei tão contente com o desfecho de uma corrida do que com a vitória dele no Canadá em 95. Muito legal mesmo.
Todo mundo ficou contente com a (única) vitória do Alesi na F1. Esse fato foi noticiado pela imprensa de todo o mundo...
Legal saber esse desejo do Frank Williams... Será que ele queria para apreciar ou para "copiar" cada detalhe do carro?
Claro que hoje em dia é fácil ver que a escolha do Alesi foi bem errada, mas em 1990, fazia algum sentido a decisão tomada.
A Williams ainda estava arrumando a casa após a saída da Honda e a parceira da Renault já demonstrava alguns frutos, mas não o bastante para acharmos que seria um super carro (afinal Adrian Newey ainda era uma aposta)
Enquanto isso, a Ferrari era a segunda força consolidada, e em 1990, teve momentos em que foi melhor que a McLaren. Estar lá era uma ótima opção, ainda que ele poderia usar o primeiro ano para se adaptar e aprender muito com o Prost.
O problema é que deu tudo errado e o destino foi cruel com a carreira do siciliano.
Corradi. Explica pra nós oq seguinifica a letra E na carroceria do f1
A maior cag... que Alesi fez em sua vida...
Jose Ivanildo
Todos os carros são equipados com um sistema de extintor de incêndio para o cockpit e motor que pode ser acionado pelo piloto através de um botão interno.
Aquela letra E serve para indicar a localização do local onde esse mesmo sistema de segurança poderá também ser acionado através de outro interruptor só que externamente.
Valeu
A escolha de Alesi foi muito correta, quando analisada no contexto da época: primeiro, era o carro que disputava com a McLaren a primazia nas pistas; segundo, era a Ferrari! É fácil analisar olhando para trás, mas como adivinhar que o carro de 91 seria aquela josta toda, depois de terem disputado palmo a palmo o título de 90? E como exigir que Alesi escolhesse diferente, depois de ter revelado o sonho que teve com Enzo Ferrari na adolescência?
Abs
Corradi... tem uma coisa que estava reparando e que não vi nenhum site comentando nos novos carros.
Vc reparou que Ferrari, Redbull, McLaren parecem ter mudado o parafuso das rodas? Pelo menos o centro da roda mudou.
Reparei que Willians continua exatamente como era no ano passado.... Acho que a novela dos Pits da Willians vai continuar este ano.
Muito obrigado pela resposta. Tbm sou apaixonado pela f1, se não for encomodar vou fazer outras perguntas e seu blog e o melhor q ja vi sobre f1, PARABÉNS
Vendo o início do post sobre a performance primorosa do francês nos EUA, me lembrei de suas largadas no GP da Itália, daquele mesmo 1990. Foram primorosas. Pena que, na sequência, rodou e saiu da pista.
Abraços!
Uma das maiores bobagens que eu vi um piloto fazer. Preferir a Ferrari em detrimento da Williams.
A Ferrari tinha um carro vencedor em 90 e a Williams não. Ok.
Porém, acredito que Alesi se arrependeu até hoje dessa opção.
Rodrigo Medeiros
Essa decisao do alesi facilitou muito a ascencao do Schumacher pouco depois.
Postar um comentário