domingo, 17 de julho de 2016

Go!
























Erros.

E assim um título mundial escorre pelos dedos...

30 comentários:

Jeferson Araujo Pereira disse...

Se não me falha a memória, todos os erros ao longo do ano foram cometidos pela Ferrari.Massa foi perfeito.

E se o SE ganhasse campeonato mundial: SE não tivesse reabastecimento, ele seria campeão.

Renato Santos disse...

Lembro desse dia de vez em quando.
Era o primeiro GP com o sinal luminoso para o piloto.
A equipe perdeu muito tempo entre o acontecido e até os mecânicos saírem correndo atrás do carro, para tirar o bocal que ficou preso. Linda foto.

leof1 disse...

Mundial perfeito de massa... errou pra cacete em Melbourne, errou sozinho na Malásia, errou em Mónaco quando era líder, parecia um peão em Silverstone, deu uma panca em Hamilton em Fuji... foi muito longe de ser perfeito, em 2008 ganhou quem pilotou melhor, quem não correu como um bundão... Hamilton

David Félix Krapp disse...

Lembrando tb que ele deu show na Hungria e abandonou com a corrida vencida a tres voltas pro final...

A Ferrari sob o comando do Domenicali era um desastre...

Fagner Oliveira disse...

Silvestone foi um carrocel danado! O Massa simplesmente não conseguiu guiar o carro. Concordo com a amigo: A Ferrari foi terrível mas, o piloto não fez por onde merecer o título...

Jeferson Araujo Pereira disse...

Foram relatados cinco erros do Felipe Massa durante a temporada de 2008.Bem...Senna e Schumacher também erravam.Aliás, todos os campeões cometem erros. Massa não possui o monopólio de só ele errar.

O que eu lembro muito bem é que se não fosse o erro GROSSEIRO e RIDÍCULO da mangueira de reabastecimento sendo arrastada e o motor que quebrou quase no final da corrida na Hungria, ele seria campeão.

Jeferson Araujo Pereira disse...

Sobre 2008, é preciso lembrar também as vitórias, e não apenas os erros: Massa venceu seis corridas.Hamilton venceu cinco.

Pra mim é bem óbvio: Domenicali era péssimo e Massa não foi campeão porque em 2008 a Ferrari parecia Os Trapalhões. A cena da mangueira de combustível sendo arrastada ficaria feio até se acontecesse na Stock Car. Na F1, é imperdoável.

Incrível como a Ferrari demorou tanto tempo para demitir Domenicali.O que nos remete a 2016:: incrível como a Ferrari ainda não demitiu o Kimi.Pior: renovou!

Fabrizio Salina disse...

Pilotou como gente grande nessa temporada.

Que pena que havia uma mola no meio do caminho... e não podemos esquecer de que a Ferrari lhe deu condições de voltar, mesmo pilotando bem abaixo do normal. Uma das atitudes mais legais da F1, que poucos recordam.

Anônimo disse...

leof1 e Fagner Oliveira disseram tudo!
Coisa doida essa mania de dizer que a Ferrari tirou o título do Bate-e-Amassa em Cingapura, quando na verdade o maior inimigo dele foi ele mesmo, pela imensa quantidade de c@g@d@s cometidas durante aquela temporada (Silverstone foi humilhante!!).
Zé Maria

juniorcaixote disse...

Falou o campeão... tsc, tsc...

Hugo N. disse...

Esqueceram a corrida ridícula dele na italia..Hamilton partiu em 12 e ele era melhor piloto dos grandes posicionado devia ter jantado o vettel de STR.... no fim o vettel venceu e o hamilton chegou na frente dele

Pedro Teixeira disse...

Então você nao assistiu a corrida de Silverstone. Massa rodou oito vezes, cruzando a linha em último, duas voltas atrás. Enquanto isso Hamilton fez uma prova brilhante e venceu a corrida.

Tiago disse...

A vitória é efemera, a sensacao de estar no topo passa, mas a derrota... essa é pra sempre.

Unknown disse...

Nelson Piquet foi campeão em 1987 com três vitórias e 6 segundos lugares e outros pontinhos a mais, na minha opinião massa foi o único brasileiro a disputar um título depois de Senna, e não foi mais o mesmo depois do acidente, estava com Alonso de igual para igual.
A carreira de massa acabou na Hungria em 2009.

Gabriel Pereira disse...

2016 e o pessoal ainda vem com essa história de mole.
O Massa viveu seu auge em 2008 era sim um piloto top de linha agora não mais.
Hoje seria apenas um bom piloto.
O que aconteceu foi o engolimento do Alonso dentro da Ferrari.
Ninguém o tratava como a referência da equipe.
Povo que ser médico aqui pqp.

Luís Almeida disse...

O caro Jeferson Araujo Pereira escreveu acima que, em 2008, foram seis vitórias para o Massa e cinco para o Hamilton.

E assim foi mesmo.

No entanto, na Bélgica, Hamilton, que ganhou a corrida na pista, foi penalizado com vinte e cinco segundos porque, depois de ter cortado a chicane na luta com Raikkonen e devolvido a posição, voltou logo a passar o finlandês, que travou cedo no gancho de La Source.

Recapitulando, o Hamilton perdeu a vitória que obteve na pista por ter devolvido a posição que obteve cortando a chicane, mas voltado a atacar logo de seguida. Como foi o inglês fazer isso? Devia estar a pensar que era piloto de fórmula 1...

Bem, tudo isto para dizer que sem esta "história", Massa não teria visto essa vitória cair-lhe no colo, e o Hamilton não teria caído de 1º para 3º.

E a contagem final de vitórias seria 6 - 5 na mesma, mas favorável ao
Hamilton. E a emoção no Grande Prémio do Brasil teria sido bem menor.

Jeferson Araujo Pereira disse...

Infelizmente, sobre 2008 temos apenas uma única certeza: foi o último ano que vimos um brasileiro lutar pelo título.

Nosso futuro é sombrio.Hoje, julho de 2016, alguém consegue imaginar um brasileiro sendo campeão mundial de F1 nos próximos 10 anos? Sendo mais realista: nos próximos 15 anos?

Mais realista ainda: daqui a 15 anos teremos brasileiros pilotando um F1?

Marcos Alvarenga disse...

Na Malásia ou China ele era pole, errou, perdeu a liderança. Tentando recuperar caiu pra quinto.

David Félix Krapp disse...

Cara é incrível como a brazucada quando não puxa a sardinha pro Brazil adora falar besteiras dos brasileiros

Leof1 o Massa errou sim, aliás na Malásia pra mim foi o pior... mas o Hamilton não ficou muito atrás não... lembra do engarrafamento dos boxes do Canadá por exemplo ? Ou das corridas iniciais mesmo errando na largada na Malásia ? Não... só do Massa...

Zé Maria falou em Silverstone... foi feio pro Massa sim... mas quem conseguiu parar na pista naquela corrida ? Webber, Kimi, Kovalainen e também acompanham o Massa em número de rodadas e vamos ser honestos, chuva nunca foi o forte do Massa...

E Luis Almeida... a tal "vitoria" que tiraram do Hamilton... pelamor né cara, ce tá de brincadeira de falar que ele devolveu a posição... o cara cortou a chicane, ficou com melhor tração de saída na reta e por permitir que o Kimi ficasse 1cm na frente ele devolveu a posição... ? HAH !!!

O engraçado é que se fosse o inverso esses que criticaram sem o mínimo imparcialidade... estariam provavelmente exaltando o Hamilton vice...

E pra fechar todo esse "SE" poderia ser facilmente conseratdo pela FIA com o simples ato de anular o GP de Cingapura que teve seu resultado completamente afetado e alterado pelo "acidente" da Renault.

Rodrigo Keke disse...

Vendo vários colegas apontarem o dedo para os erros de Massa - que sim, errou ALGUMAS vezes.

Tudo bem, mas só acho justo se os erros de Hamilton também forem listados junto. Massa foi péssimo no GP Britânico, mas Hamilton foi simplesmente bizarro em Montreal, naquele engavetamento (!) nos boxes.

Nos erros de equipes, aí sim a balança desequilibra: A Ferrari errou demais, enquanto a McLaren não desperdiçou tantos pontos de Hamilton. Em quebras, acho que fica parecido.

Em suma: um campeonato extremamente parelho que terminou de forma super épica em Interlagos. Pra ficar na antologia do automobilismo. Pena que com o brasileiro em desfavor.

juniorcaixote disse...

Perfeito. É muita patacoada que esse povo escreve. Falta bom senso.

Pedro Teixeira disse...

Ano que vem nao sei se teremos. ..veja lá daqui a 15 anos.

Jeferson Araújo Pereira disse...

DAVID FELIX KRAPP disse:

E pra fechar todo esse "SE" poderia ser facilmente consertado pela FIA com o simples ato de anular o GP de Cingapura

Muito bem lembrado.A FIA, mais uma vez, errou feio.

LGD disse...

2008 foi uma boa temporada. Uma coisa que "atrapalhou" Hamilton e a McLaren foi o desempenho do Kovalainen, certamente um desempenho melhor teria trazido mais dificuldades a Ferrari.

A temporada da BMW Sauber também, foi muito boa, parecia que vinha pra tentar um campeonato em breve.

Algo que não vejo ninguém comentar é que Hamilton zerou os pontos em 4 oportunidades e o Massa em 5. Curiosamente nenhum deles chegou em 4º ou 8º em nenhuma corrida.

Algo que preciso falar é: eu achei o título de 2007 do Raikkonen "injusto", estava torcendo pro Hamilton naquela temporada, que "chegou chegando", achei que mais ele perdeu o título do que Raikkonen ganhou. 2008 depois que ele venceu, achei de certa forma justo, afinal no ano anterior ele foi surpreendente, ali tanto faz se ficasse com ele ou com Massa o título... em 2009 eu achava, que naquele contexto seria o ano do Massa, infelizmente independente do acidente, a Ferrari não veio bem.

Só acho que o automobilismo no Brasil perdeu muito por não ter havido o título do Massa naquele momento, acredito que o cenário não seria tão ruim como o que vemos hoje, é a única coisa que realmente lamento, no mais, quem fez mais pontos leva, e foi isso que aconteceu.

Fagner Oliveira disse...

Falou o doutor... tsc, tsc...

Johnny Z disse...

Massa não perdeu esse título em Cingapura.... Perdeu na Hungria, com o motor estourando a 8 voltas do fim...

Anônimo disse...

Quando os argumentos são válidos, devem ser levados em conta.
O David Félix Krapp pontuou muito bem a opinião dele, nada à contestar.
Apenas que não devemos nos esquecer da burrada (ou falta de sorte) do Hamilton na China, ali o britânico também jogou estranhamente a corrida fora, certo?
E se o "se" entrasse no jogo, com um resultado favorável dele na China, salvo engano meu o Massa nem teria tido a chance que foi por ele perdida no Brasil.
Agraços à todos.
Zé Maria

Marcos José disse...

Massa perdeu o titulo na Malásia (onde era segundo e rodou ficando preso na brita) e na Hungria (motor quebrado), pontos importantes que fariam falta a ele ao final do campeonato...e isto me lembra alguém atualmente que perdeu 36 pontos em corridas por não "pensar no campeonato" e sim em "brigar" com os seu companheiro de equipe (e estes 36 pontos faltantes cobraram o seu preço mais tarde). E pra terminar...o destino da Sauber está a "salvo" por enquanto...uma empresa suíça de investimentos chamada Longbow Finance SA é na nova dona da Sauber Holding AG (que é a proprietária da equipe Sauber)...sei não...a história nos mostra que não é nada bom ter um fundo de investimentos por trás de uma equipe de F1 (lembram do que aconteceu com a Hispania logo depois que ela foi comprada pela Thesan Capital...)!!

Cristofer Lima disse...

Uma pena esse incidente. Lamentei mto.

Massa errou bastante nesse ano, mas Hamilton tb errou. Ferrari errou mais que McLaren, Massa errou mais que Hamilton. Pronto, está feita a tragédia.

E Hamilton foi punido justamente. Não devolveu a posição de forma justa, como já falado. Ele jamais ficaria em posição de ataque na curva 1 daquela forma.

Anônimo disse...

Sobre 2008 também vamos lembrar também que até a Hungria o Kimi estava na frente do Massa no campeonato mas engrenou 4 corridas fora dos pontos. Na verdade o SE sempre nos faz pensar mas a história está aí, irremediável.

Cristiano Buratto