segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Bélgica - 2017


























Foi uma vitória maiúscula de Lewis Hamilton.

Dura.

Surpreendente pela maneira.

Pois Spa-Francorchamps era uma pista que teoricamente deveria confirmar
o favorecimento ao carro da Mercedes.

Não foi assim.

Do início.

Desde os testes na Hungria, Ferrari e Red Bull apresentaram mais inovações em
seus bólidos do que as Flechas de Prata.

Mesmo assim a Mercedes chegou na Bélgica com um novo motor.

O quarto da temporada.

Porém sem apresentar uma diferença muito grande em relação ao anterior.

Poucos cavalos a mais.

Nos treinos livres a Scuderia Italiana e o time dos energéticos experimentaram
configurações diferentes com cada um de seus pilotos.

Sendo que a Ferrari guardou algumas novidades testadas em Hungaroring que
não vieram na mala.

A Mercedes conseguiu uma melhor acerto no composto mais duro do final
de semana.

Já a Ferrari se entendeu com os três tipos de borracha fornecidos pela Pirelli.

Isso revelou que a distância estabelecida em Silverstone havia caído.

Mais equilibrada do que na Inglaterra, a máquina italiana mostrou-se poderosa
em ritmo de corrida.

Cenário definido.

Mercedes favorita para a pole position (graças aos poucos cavalos a mais) e
Ferrari pronta para a corrida.

Hamilton no sábado confirmou a posição.

Restava agora o que viria no dia seguinte.

Domingo.

Sebastian Vettel e Gina perseguiram Hamilton desde o início.

O alemão domava seu corcel vermelho esperando a decisão do box da Mercedes.

A Ferrari possuía ainda ultra softs novos para calçar.

Lewis sofria com seus pneus na parte final.

Principalmente com o superaquecimento.

Bolhas.

Se fosse para a parada, Vettel seguiria para a vitória.

Uma situação delicada para o piloto inglês.

Então veio a sorte.

A Force India resolveu a questão após Sergio Perez e Esteban Ocon se
acharem.

O Safety-Car caiu do céu para Lewis.

Pneus novos e seu mapeamento de motor trouxe uma potência a mais nos
momentos decisivos de ameaça.

Vitória.

Mas Toto Wolff não se excedeu.

Spa era pra ter sido um passeio.

Se Gina só perdeu no qualifying, como Hamilton poderá levantar a taça do
campeonato?

No lado da Ferrari fica a certeza de que as batalhas dos sábados precisam
ser vencidas.

O resto?

Daniel Ricciardo fez sua parte de forma bonita.

Mesmo com punição, Kimi Raikkonen foi bem.

A gente sempre espera mais de Valtteri Bottas.

Nico Hulkenberg foi o primeiro após o hiato das grandes desta temporada.

Romain Grosjean, testando a nova unidade da Ferrari, veio em seguida.

Felipe Massa apagou o desastre das preliminares e alcançou os pontos.

Esteban Ocon, que acusou Perez de tentar assassiná-lo duas vezes e depois
se desculpou pelas palavras, colocou a Force India na zona de pontuação.

Carlos Sainz Jr. fechou os que levaram pontos para casa.

Sainz não me encanta, mas cumpre bom papel.

Campeonato de Construtores embolado.

Williams, Toro Rosso, Haas e Renault continuam separados por poucos
pontos.

Lembramos de Max Verstappen e suas repetidas quebras.

E Fernando Alonso.

O espanhol perguntou se havia possibilidade de chuva e depois abandonou a prova.

Me pareceu humilhado por sofrer sucessivas ultrapassagens grosseiras sem a cortesia
do DRS.

Por fim.

Os números.














12 comentários:

Társio disse...

Excelente leitura, Corradi.

Só nao concordo que a Mercedes/Hamilton tiveram sorte com o SC para vencer a corrida. Mesmo que o Vettel antecipasse a parada, naquele momento Ham tinha uma vantagem confortavel de uns 3 ou 4s. Nao daria tempo de pular na frente.

Mas foi uma beleza após o safety car. Digno de Hakkinen X Schumacher mais uma vez. Correram com maestria Hamilton e Vettel... no limite, limpos, duros, sem erros. Deu gosto de ver!

Em Monza será um caldeirão!

Interessante o Hamilton informando que "aliviava" no acelerador no trecho inicial da pista para que o Vettel ficasse o minimo tempo possivel no vácuo no retão. O vacúo ali fazia muita diferença mesmo. Tatica pura!

A tensão em ambos era tanta após a corrida que o Ham quando chegou na sala pré-podio até jogou as luvas, e Vettel já no podio demorou para "conseguir sorrir".

Ricciardo sempre comendo pelas beiradas, Hulk o melhor do "resto", Massa em ótima recuperação, e na dupla da Force India os dois são malucos.

O calvario continua para Alonso e Verstappen.

E que coisa linda o Mick Schumacher pilotando o carro do pai... emocionante.

Abç
Tarsio

Daniel Chagas disse...

Como já se sabe, o campeonato será decidido nos detalhes. A Mercedes com certeza irá se mexer, e Hamilton já deve estar conversando com a equipe para ter atualizações o quanto antes, eles não são bobos.É um campeonato extraordinário, disputado por dois gigantes do automobilismo! Isso diz tudo..

Anônimo disse...

Corradi, a Ferrari vai levar novidades pra Monza? Você acha que a Scuderia consegue ser tão boa em ritmo de classificação quanto a Mercedes correndo em casa?

Abraço,
Heitor Montes

Arthur disse...

Não acho que Vettel venceria e não houve sorte no Safety Car, apesar do Vettel estar perto, Hamilton estava controlando a distância e teve problemas de bolhas no primeiro stint...e como destacado na tabela de tempos, Hamilton de pneus macios fez a segunda melhor volta da prova a apenas 0.026 de diferença.

O Vettel perdeu essa.

Anônimo disse...

Corradi, observei uma coisa na entrada do safety car. Imediatamente após a decisão dos comissários pela entrada do carro, Raikkonen e Hulkenberg foram para os boxes. Depois, vieram todos os outros pilotos. Mas os boxes não tinham que ficar fechados até que o líder alcançasse o carro de segurança? Não é assim que o regulamento prega? Fiquei com a impressão de que os comissários aliviaram para Hamilton e Vettel. Outra coisa: li em outro site que o Ricardo conseguiu uma ultrapassagem dupla após a saída do safety car. Sinceramente, não vi isso, acredito então que estava vendo outra corrida. O que vi foi Ricardo e Raikkonen passarem Bottas. Me corrija se eu estiver enganado, por gentileza.

Jakson Gomes

Anônimo disse...

Tá bonita essa disputa! Tô sentindo que o Lewis leva de novo esse ano, parece que a estrela dele está mais forte do que a do Vettel. Torço para ambos, são excepcionais, mas torço ainda mais para que o campeonato fique assim até a última prova em Abu Dhabi, para conhecermos o campeão.

Abraços

Glaucio

Anônimo disse...

Não existe box fechado na F1.

Rodrigo disse...

Alguém me explica essa diferença absurda entre Perez e Hamilton na velocidade máxima?

Humberto Corradi disse...

Rodrigo

Diferença aerodinâmica.

Valeu

Humberto Corradi disse...

Heitor Montes

Esperamos uma disputa acirrada pela pole. Mas o circuito favorece a Mercedes

Charles disse...

"Não existe box fechado na F1." - então porque o Massa tomou a bandeira preta em 2008 , se nao me engano no Canadá, por usar os boxes enquanto estava fechado?

Corradi: Me permita discordar da sua visão, que está sendo exageradamente Ferrarista, a Ferrari não está perto náo e não venceria com Vettel em Spa mesmo sem SC, o que houveram foram circunstâncias que o fizeram andar próximo, e circustâncias parecidas o fazem estar momentaneamente 7 pontos na frente do campeonato. O carro da Mercedes-Benz é melhor que o carro vermelho, ele anda mais, o Hamilton é mais piloto, e vai ganhar o campeonato.

Jefferson disse...

"Gina só perdeu na qualificação"?
Engraçado, devo ter visto outra corrida então.
Nao corrida que eu vi Vettel foi favorecido comum safetycar interminável ou até que seus ultramacios conseguissem terminar a prova.
Claro que teve mérito por arriscar, mas segundo nosso blogueiro favorito, não seria risco algum, pois il prediletto conseguiria facilmente fazer mais fe 15 giros com os faixa rosácea. Mesmo assim, com ganho de aderencia não conseguiu a ultapassagem. Ainda assim a melhora é visivel.
     
Abraço!