Bela previsão do Corradi que se confirmou logo na abertura do mundial de F1! Colin Chapman estaria jogando sua boina pra cima na bandeirada. Coisa Linda! A Abertura da F1 não poderia ter sido melhor! E que muitos outros triunfos do carro negro venham pela frente!
Apêndices...Ferrari D50; na verdade a Lancia D50, que abandonou a categoria e vendeu seus carros a "Scuderia"; que os aproveitou no resto da temporada (tem história, mas... deixa para outros!)
eram os tanques de combustível, nesse modelo, originalmente um Lancia (D50). reparem, há a tampa para abastecimento do tanque no 'final' deste, na mesma 'linha' do capacete de Hawthorn; na traseira do carro creio ficava só o tanque de óleo, não tô certo, talvez tivesse ainda um terceiro de combustivel.
Na FOTO 2, Mike Hawthorn está a bordo de uma Ferrari... ou melhor, uma Lancia D50...
Com a morte de Alberto Ascari, a Scuderia Lancia desistiu da F1 e vendeu seu espólio à Ferrari, com carros, projetos, propriedades intelectuais, etc.
Já no GP da Itália de 1955, a Scuderia Ferrari inscreveu 3 D50 para Giuseppe Farina (#2), Mike Hawthorn (#8) e Luigi Villoresi (#10). Farina e Villoresi marcaram tempos na qualificação (respectivamente o 5o e o 8o) enquanto Hawthorn não usou seu carro naquele fim de semana.
Mas tanto Farina quanto Villoresi acabaram não largando para a corrida em si. Problemas com is pneus. A Lancia D50 foi projetada para os pneus Pirelli e a Scuderia Ferrari tinha contrato com a Englebert. Provavelmente, a diferença nos pneus não deixou o pessoal da Ferrari muito confiante no desempenho e/ou segurança do carro...
No ano seguinte, 1956, com pequenas modificações (quase nenhuma!) Juan Manuel Fangio foi campeão com uma Lancia-Ferrari D50... mais para Lancia que para Ferrari...
Foi um carro com algumas inovações e idéias bem interessantes de projeto.; Entre elas, os tanques de combustível na lateral do carro, em elementos que "inauguravam" os sidepods nos carros de F1. A Ferrari acabou eliminando o uso desses tanques.
Curioso é que na foto, o carro de Hawthorn parece estar com o número zero... é isso mesmo?
Bom, já escrevi demais... deixo as Fotos 1 e 3 para outro "viciado" comentar...
Obrigado pelas respostas, eu até imaginei que poderiam ser tanques de combustivel, mas achei uma idéia um tanto arriscada, mas F1 sempre foi arriscada!
O detalhe curioso é que o próprio governo italiano interveio para incentivar a venda do espólio da Lancia F1 para a Ferrari. Tempos interessantes e especiais, mesmo...
9 comentários:
Qualquer imagem das inclinadas de Monza é maravilhosa.
Bela previsão do Corradi que se confirmou logo na abertura do mundial de F1! Colin Chapman estaria jogando sua boina pra cima na bandeirada.
Coisa Linda! A Abertura da F1 não poderia ter sido melhor! E que muitos outros triunfos do carro negro venham pela frente!
O que eram aqueles apêndices na lateral da Ferrari???
Apêndices...Ferrari D50; na verdade a Lancia D50, que abandonou a categoria e vendeu seus carros a "Scuderia"; que os aproveitou no resto da temporada (tem história, mas... deixa para outros!)
eram os tanques de combustível, nesse modelo, originalmente um Lancia (D50).
reparem, há a tampa para abastecimento do tanque no 'final' deste, na mesma 'linha' do capacete de Hawthorn; na traseira do carro creio ficava só o tanque de óleo, não tô certo, talvez tivesse ainda um terceiro de combustivel.
Na FOTO 2, Mike Hawthorn está a bordo de uma Ferrari... ou melhor, uma Lancia D50...
Com a morte de Alberto Ascari, a Scuderia Lancia desistiu da F1 e vendeu seu espólio à Ferrari, com carros, projetos, propriedades intelectuais, etc.
Já no GP da Itália de 1955, a Scuderia Ferrari inscreveu 3 D50 para Giuseppe Farina (#2), Mike Hawthorn (#8) e Luigi Villoresi (#10). Farina e Villoresi marcaram tempos na qualificação (respectivamente o 5o e o 8o) enquanto Hawthorn não usou seu carro naquele fim de semana.
Mas tanto Farina quanto Villoresi acabaram não largando para a corrida em si. Problemas com is pneus. A Lancia D50 foi projetada para os pneus Pirelli e a Scuderia Ferrari tinha contrato com a Englebert. Provavelmente, a diferença nos pneus não deixou o pessoal da Ferrari muito confiante no desempenho e/ou segurança do carro...
No ano seguinte, 1956, com pequenas modificações (quase nenhuma!) Juan Manuel Fangio foi campeão com uma Lancia-Ferrari D50... mais para Lancia que para Ferrari...
Foi um carro com algumas inovações e idéias bem interessantes de projeto.; Entre elas, os tanques de combustível na lateral do carro, em elementos que "inauguravam" os sidepods nos carros de F1. A Ferrari acabou eliminando o uso desses tanques.
Curioso é que na foto, o carro de Hawthorn parece estar com o número zero... é isso mesmo?
Bom, já escrevi demais... deixo as Fotos 1 e 3 para outro "viciado" comentar...
um abraço,
Renato Breder
Completando:
Segundo o link abaixo, a "Ferrari" #0 que Hawthorn está pilotando, seria, na verdade, a #10 de Villoresi:
==>> http://www.car-poster-gallery.com/luigi_villoresi_in_his_lancia_d50,_italian_grand_prix_1955,_monz_poster_12915.html
outro abraço,
Renato Breder
Obrigado pelas respostas, eu até imaginei que poderiam ser tanques de combustivel, mas achei uma idéia um tanto arriscada, mas F1 sempre foi arriscada!
O detalhe curioso é que o próprio governo italiano interveio para incentivar a venda do espólio da Lancia F1 para a Ferrari. Tempos interessantes e especiais, mesmo...
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