Cartaz de uma época em que os carros também defendiam as cores das nações.
A pista é Linas Montlhery. Não conhece essa beleza? Só clicar aqui .
3 comentários:
Anônimo
disse...
Corradi, já disse por aqui que sou um 'tarado' por automobilismo... especialmente o dos anos 30 (ou até do período entre guerras, se preferir)!
Olha só o que esse belíssimo cartaz provocou (senta que lá vem história!):
Na década de 30, o ápice do automobilismo eram as corridas de Grand Prix. Em 1935, 5 grandes 'montadoras' disputavam as vitórias em cada pista. Eram elas:
1) Mercedes-Benz: Utilizou o modelo 'W25' com motor de 3,7 litros depois passou a 4,0 litros e finalmente 4,3 litros. Principais pilotos: Rudolf Caracciola, Manfred von Brauchitsch, Luigi Fagioli (como titulares) e Hanns Geier e Hermann Lang (reservas)
2) Auto Union: O modelo utilizado foi o 'Typ B' com motor de 4,9 litros e mais tarde 5,6 litros. Principais pilotos: Hans Stuck, Hermann zu Leiningen, Achille Varzi (como titulares) e Paul Pietsch e Bernd Rosemeyer (reservas).
3) Alfa Romeo: Usou o modelo 'Tipo B/P3' com motor de 3,2 litros, No meio da temporada foi aumentado para 3,8 litros. No final da temporada apresentou o modelo 'Tipo 8C-35' com motor de 3,8 litros. Houve ainda o desenvolvimento do modelo 'Tipo B Bimotore', com dois motores P3 de 3,165 litros cada (daí os 6,3 litros que informam sobre a Bimotore). Esse desenvolvimento coube à Scuderia Ferrari, que era o time de fábrica da Alfa Romeo. Era uma tentativa desesperada para combater as Mercedes-Benz e Auto Union, principammente em pistas como AVUS e Tripoli. Principais pilotos: Tazio Nuvolari (exigência de Benito Mussolini!), René Dreyfus, Louis Chiron (titulares).
4) Maserati: Usou os modelos '6C-34', '8CM' e 'V8-RI', este último com estréia apenas em julho no GP de Marne, em Reims. A equipe de fábrica da Maserati era a 'Count Della Chiesa's Scuderia Subalpina'. Principais pilotos: Philippe Étancelin, Goffredo Zehender
5) Bugatti: A equipe francesa veio com o velho 'T59' com motor de 3,8 litros. Principais pilotos: Jean-Pierre Wimille, Piero Taruffi, Robert Benoist, Pierre Veyron.
Outras 'montadoras' apareceram na temporada mas sem grande expressão e disputavam a "Segunda Divisão": a VOITURETTE.
6) ERA: A montadora britânica veio om o modelo 'B' e dominou a 'Voiturette'. Principais pilotos: Raymond Mays, Humphrey Cook (time oficial)
7) Maserati e Bugatti participavam também da classe 'voiturette'; outras 'montadoras' presentes na 'voiturette' eram a Delage, Salmson e MG.
O CARTAZ DO POST - Nele aparecem representadas as seguintes forças do automobilismo:
1) ITÁLIA
O carro vermelho se parece muito com a 'Alfa Romeo Tipo B/P3' mas tem alguns detalhes não muito fiéis, como a "barbatana" atrás do piloto, que não existia nas 'Tipo B'. Além disso, a posição do piloto não era tão baixa como no desenho. No final de 1935, surge a variação do 'Tipo B', 'Alfa Romeo Tipo B Bimotore', com carroceria aerodinamicamente mais trabalhada e a motororização de 6,3 litros. Esse novo carro, sim, tem a tal 'barbatana' e um posição mais baixa do piloto.
'Tipo B/P3' http://www.cartype.com/pics/8291/full/alfa-romeo_tipo-b_p3_b_32.jpg http://petergiddings.com/Cars/Alfa%20P3/scan0066.jpg 'Tipo B Bimotore' http://www.cartype.com/pics/8291/full/alfa-romeo_tipo-b__aerodinamica_34.jpg http://put.edidomus.it/autoclassiche/edicola/foto/RCL194_01apBimotore_big.jpg http://www.smcars.net/forums/attachments/alfa-romeo/23140d1141266954-alfa-romeo-bimotore-alfa_bimotore_6vues.jpg
A Maserati, por sua vez, não estava com essa bola toda em 1935 e acabou desinteressando-se pelos Grand Prix. Até apresentou um novo carro, com carroceria aerodinâmica mais trabalhada, o 'Tipo V8-RI', com estréia no meio do ano. Mas não se parece com o desenho do cartaz.
Acredito que não houve intenção de definir precisamente o carro italiano (ou pelo menos o modelo) no desenho... mas me parece se aproximar muito da 'Alfa Romeo Tipo B Bimotore'...
2) ALEMANHA
Embora no desenho o carro alemão - sem dúvida alguma uma Auto Union - esteja pintado em branco, que era a cor 'oficial' dos carros alemães, já nessa época os alemães tinham seus carros na cor prata ou prateada... As 'Flechas de Prata' eram as Mercedes-Benz (Silberpfeil), ao passo que as Auto Union eram chamadas de 'Peixes de Prata' (Silberfische). Até o GP anterior àquele apresentado no cartaz (Montlhéry, em 23 de junho, metade da temporada), contam-se 5 eventos de 'Grand Prix' com 7 corridas (a corrida em AVUS se deu em 3 baterias). A Mercedes-Benz dominou esses GPs vencendo mais vezes (5 contra 2 da Auto Union). A Auto Union dominou no quesito velocidade, marcando mais poles (5 contra 1 da Mercedes-Benz e uma da Alfa Romeo). Como o design dos carros da Auto Union eram bem diferentes - motor central contra todos os outros com motores dianteiros - acredito ter sido essa a razão pela qual não foi desenhado um carro da Mercedes-Benz, os maiores vencedores até então. Aliás, no cartaz está desenhado a 'Auto Union Typ A' e não o carro da temporada de 1935, o 'Typ B'.
'Typ B' http://www.autoviva.com/img/photos/293/auto_union_type_b_img_28293.jpg http://www.histomobile.com/histomob/internet/99/396701.jpg 'Typ A' http://farm3.static.flickr.com/2428/3703700580_11d828809d.jpg http://www.classic-days.fr/IMG/JPG/pages/autounion/autounion-3.jpg
Fora os 2 times italianos e os 2 alemães, restava "O" time francês, da Bugatti. Os carros franceses tinham a cor azul. O time da Bugatti acabou não fazendo muita coisa na temporada. Mas por ser a outra nacionalidade a ser representanda e, ainda por cima, por ser o GP na França, lá está o Bugatti azul no cartaz... e diga-se de passagem, carros lindíssimos, os Bugatti dos anos 30!
Essas eram as forças dos carros de Grand Prix. Só depois da Segunda Guerra Mundial é que os britânicos assumiram um papel de destaque no automobilismo europeu. O cartaz cita ainda a S.E.F.A.C. - le Société dÉtudes et de Fabrication d'Automobiles de Course - uma fabricante francesa e sem muita expressão...
3 comentários:
Corradi,
já disse por aqui que sou um 'tarado' por automobilismo... especialmente o dos anos 30 (ou até do período entre guerras, se preferir)!
Olha só o que esse belíssimo cartaz provocou (senta que lá vem história!):
Na década de 30, o ápice do automobilismo eram as corridas de Grand Prix.
Em 1935, 5 grandes 'montadoras' disputavam as vitórias em cada pista. Eram elas:
1) Mercedes-Benz:
Utilizou o modelo 'W25' com motor de 3,7 litros depois passou a 4,0 litros e finalmente 4,3 litros.
Principais pilotos: Rudolf Caracciola, Manfred von Brauchitsch, Luigi Fagioli (como titulares) e Hanns Geier e Hermann Lang (reservas)
2) Auto Union:
O modelo utilizado foi o 'Typ B' com motor de 4,9 litros e mais tarde 5,6 litros.
Principais pilotos: Hans Stuck, Hermann zu Leiningen, Achille Varzi (como titulares) e Paul Pietsch e Bernd Rosemeyer (reservas).
3) Alfa Romeo:
Usou o modelo 'Tipo B/P3' com motor de 3,2 litros, No meio da temporada foi aumentado para 3,8 litros. No final da temporada apresentou o modelo 'Tipo 8C-35' com motor de 3,8 litros.
Houve ainda o desenvolvimento do modelo 'Tipo B Bimotore', com dois motores P3 de 3,165 litros cada (daí os 6,3 litros que informam sobre a Bimotore). Esse desenvolvimento coube à Scuderia Ferrari, que era o time de fábrica da Alfa Romeo. Era uma tentativa desesperada para combater as Mercedes-Benz e Auto Union, principammente em pistas como AVUS e Tripoli.
Principais pilotos: Tazio Nuvolari (exigência de Benito Mussolini!), René Dreyfus, Louis Chiron (titulares).
4) Maserati:
Usou os modelos '6C-34', '8CM' e 'V8-RI', este último com estréia apenas em julho no GP de Marne, em Reims.
A equipe de fábrica da Maserati era a 'Count Della Chiesa's Scuderia Subalpina'.
Principais pilotos: Philippe Étancelin, Goffredo Zehender
5) Bugatti:
A equipe francesa veio com o velho 'T59' com motor de 3,8 litros.
Principais pilotos: Jean-Pierre Wimille, Piero Taruffi, Robert Benoist, Pierre Veyron.
Outras 'montadoras' apareceram na temporada mas sem grande expressão e disputavam a "Segunda Divisão": a VOITURETTE.
6) ERA:
A montadora britânica veio om o modelo 'B' e dominou a 'Voiturette'.
Principais pilotos: Raymond Mays, Humphrey Cook (time oficial)
7) Maserati e Bugatti participavam também da classe 'voiturette'; outras 'montadoras' presentes na 'voiturette' eram a Delage, Salmson e MG.
--- fim PARTE 1 ---
--- PARTE 2 ---
O CARTAZ DO POST - Nele aparecem representadas as seguintes forças do automobilismo:
1) ITÁLIA
O carro vermelho se parece muito com a 'Alfa Romeo Tipo B/P3' mas tem alguns detalhes não muito fiéis, como a "barbatana" atrás do piloto, que não existia nas 'Tipo B'. Além disso, a posição do piloto não era tão baixa como no desenho. No final de 1935, surge a variação do 'Tipo B', 'Alfa Romeo Tipo B Bimotore', com carroceria aerodinamicamente mais trabalhada e a motororização de 6,3 litros. Esse novo carro, sim, tem a tal 'barbatana' e um posição mais baixa do piloto.
'Tipo B/P3'
http://www.cartype.com/pics/8291/full/alfa-romeo_tipo-b_p3_b_32.jpg
http://petergiddings.com/Cars/Alfa%20P3/scan0066.jpg
'Tipo B Bimotore'
http://www.cartype.com/pics/8291/full/alfa-romeo_tipo-b__aerodinamica_34.jpg
http://put.edidomus.it/autoclassiche/edicola/foto/RCL194_01apBimotore_big.jpg
http://www.smcars.net/forums/attachments/alfa-romeo/23140d1141266954-alfa-romeo-bimotore-alfa_bimotore_6vues.jpg
A Maserati, por sua vez, não estava com essa bola toda em 1935 e acabou desinteressando-se pelos Grand Prix. Até apresentou um novo carro, com carroceria aerodinâmica mais trabalhada, o 'Tipo V8-RI', com estréia no meio do ano. Mas não se parece com o desenho do cartaz.
'Tipo V8-RI'
http://www.smcars.net/forums/attachments/maserati/82372d1221327505-maserati-tipo-v8-ri-1935-36-v8ri.gif
Acredito que não houve intenção de definir precisamente o carro italiano (ou pelo menos o modelo) no desenho... mas me parece se aproximar muito da 'Alfa Romeo Tipo B Bimotore'...
2) ALEMANHA
Embora no desenho o carro alemão - sem dúvida alguma uma Auto Union - esteja pintado em branco, que era a cor 'oficial' dos carros alemães, já nessa época os alemães tinham seus carros na cor prata ou prateada...
As 'Flechas de Prata' eram as Mercedes-Benz (Silberpfeil), ao passo que as Auto Union eram chamadas de 'Peixes de Prata' (Silberfische).
Até o GP anterior àquele apresentado no cartaz (Montlhéry, em 23 de junho, metade da temporada), contam-se 5 eventos de 'Grand Prix' com 7 corridas (a corrida em AVUS se deu em 3 baterias).
A Mercedes-Benz dominou esses GPs vencendo mais vezes (5 contra 2 da Auto Union). A Auto Union dominou no quesito velocidade, marcando mais poles (5 contra 1 da Mercedes-Benz e uma da Alfa Romeo).
Como o design dos carros da Auto Union eram bem diferentes - motor central contra todos os outros com motores dianteiros - acredito ter sido essa a razão pela qual não foi desenhado um carro da Mercedes-Benz, os maiores vencedores até então.
Aliás, no cartaz está desenhado a 'Auto Union Typ A' e não o carro da temporada de 1935, o 'Typ B'.
'Typ B'
http://www.autoviva.com/img/photos/293/auto_union_type_b_img_28293.jpg
http://www.histomobile.com/histomob/internet/99/396701.jpg
'Typ A'
http://farm3.static.flickr.com/2428/3703700580_11d828809d.jpg
http://www.classic-days.fr/IMG/JPG/pages/autounion/autounion-3.jpg
'W25'
http://www.ddavid.com/formula1/images/merc25c.jpg
http://1.bp.blogspot.com/_ykduNyz-yYI/SwLdFGVIrHI/AAAAAAAAAMo/hrgJlx39G2k/s1600/1935+monaco+gp+-+rudolf+caracciola,+manfred+von+brauchitsch,+luigi+fagioli+(all+mercedes-benz+w25b).jpg
http://www.autowallpaper.de/Wallpaper/Mercedes/Mercedes-Benz-W-25/bilder/Mercedes-Benz-Silberpfeil-W-25.jpg
--- fim PARTE 2 ---
(Renato Breder)
--- PARTE 3 ---
3) FRANÇA
Fora os 2 times italianos e os 2 alemães, restava "O" time francês, da Bugatti. Os carros franceses tinham a cor azul.
O time da Bugatti acabou não fazendo muita coisa na temporada. Mas por ser a outra nacionalidade a ser representanda e, ainda por cima, por ser o GP na França, lá está o Bugatti azul no cartaz... e diga-se de passagem, carros lindíssimos, os Bugatti dos anos 30!
'T59'
http://www.smcars.net/forums/attachments/bugatti/37008d1144367923-bugatti-t-59-1934-t59.gif
http://www.bugattibuilder.com/photo/albums/userpics/10012/1.jpg
http://www.bugattibuilder.com/photo/albums/userpics/10012/T59_1933.jpg
Essas eram as forças dos carros de Grand Prix. Só depois da Segunda Guerra Mundial é que os britânicos assumiram um papel de destaque no automobilismo europeu.
O cartaz cita ainda a S.E.F.A.C. - le Société dÉtudes et de Fabrication d'Automobiles de Course - uma fabricante francesa e sem muita expressão...
fonte principal: http://www.kolumbus.fi/leif.snellman/main.htm
um abraço,
Renato Breder
PS: UFA! Acabou....
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