sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Dono da Pista





































Bom dia a todos.

Interlagos. 1975.

A Ferrari de Niki Lauda na mira de Jose Carlos Pace.

20 comentários:

Anônimo disse...

Essa pista era fantástica!

A saída da ferradura para a curva do lago, trecho este que hoje é percorrido ao contrário!

Ricardo Reno disse...

Este traçado antigo de Interlagos era muito seletivo. Mais um que tio Bernie estragou. O que é pior é que não fizeram o mínimo esforço para manter o original.

Rui Amaral Jr disse...

Pole do Jarrier, vitória do Pace, estava lá, no velho e querido Templo.
A Ferrari de Regazzoni frente toma a Subida do Lago, enquanto Lauda e Pace (?) saem da Ferradura, lá no alto um carro está na Três!
Saudades!!!

Anônimo disse...

Linda imagem!!
Saindo da Ferradura, apontando para a Subida do Lago, falta saber quem estava mais a frente (isto é um trabalho para o Super-Homem, oops Super-Breder!!).

Pena que mutilaram o circuito original. . .mas isso é outra historia!!

Zé Maria

Anônimo disse...

E faltou dizer que no fundo da imagem aparece a famosa"Curva 3", que o pessoal fazia "no gargalo", depois de descer o Retao de pé em baixo!!

Zé Maria

Anônimo disse...

Oops, Ricardo:

Quem estragou nao foi o Titio Bernie, mas o Senna!!

Zé Maria

G. Geremia disse...

Alguém sabe de algum vídeo on board na pista antiga de Interlagos?

Só conheço a pista antiga de fotos, mas devia ser muito interessante ver os carrinhos de hoje descendo a lenha nem circuito destes....

Ricardo Reno disse...

Zé Maria,

Bernie queria matar, e matou, o circuito pois o anel externo poderia comportar provas da Indy.

Até onde sei, Senna só auxilou no novo traçado.

E.Martins disse...

Reclamaram que o circuito era muito longo, mas cortaram tanta pista que daqui a pouco os carros vão estar virando abaixo de 1min...

Por Dentro dos Boxes disse...

Corradi,

mais uma imagem fantástica de Interlagos... e esse foi o dia de glória do Pace...

abs...

Anônimo disse...

Zé Maria,
fiquei com a 'pulga atrás da orelha'...

Não resisti (hehehehe) e fui dar uma pesquisada...

No GP do Brasil de 1975, a única situação em que uma (ou duas) Ferrari esteve à frente da Brabham de José Carlos Pace foi na volta de apresentação ou início da primeira volta ou ainda, antes dela ser completada.
Bem, a foto não me parece ser da volta de apresentação, logo...

Dando uma olhada nos registros volta-a-volta do GP:

* Da 01a a 13a volta: seguiram, um atrás do outro: Pace (3o), Regazzoni (4o) e Lauda (5o)
* Da 14a a 19a volta: Pace (2o), Regazzoni (4o) e Lauda (5o)
* Da 20a a 28a volta: Pace (2o), Regazzoni (3o) e Lauda (oscilando entre 6o, 7o e 8o)
* Da 29a a 32a volta: Pace (2o), Regazzoni (4o) e Lauda (oscilando entre 7o e 6o)
* Da 33a a 40a volta: Pace (1o), Regazzoni (4o) e Lauda (5o).

Parece que Carlos Reutemann (na outra Brabham) esteve "duelando" diretamente com Lauda mas apenas entre a 22a e 30a voltas e, em todas elas havia pelo menos 1 carro entre os dois e a Ferrari de Regazzoni.

Ainda não me convenci que aquele carro entrando na 'Subida do Lago' é uma Ferrari...
Vista por trás, a Ferrari tem uma silhueta 'piramidal' e aquele carro tem um silhueta 'retilínea', como uma March... e a cor parece mais laranjada que vermelho... só que a March presente no GP Brazil, a de Brambilla, abandonou ainda na 1a volta...

E o piloto da Brabham atrás de Lauda não parece ter o capacete preto como o de Pace... talvez seja mesmo o Reutemann...

Falando em possibilidades o carro na Curva 3, num chute bem pensado, eu diria ser Jacques Laffite em seu Williams FW02...

Brasil 1975 e Niki Lauda na Ferrari 312B3-74 estão corretos!

Corradi, tem certeza que é o Pace na Brabham?

Se for, a foto deve ser de algum treino e não da corrida em si...

um abraço,
Renato Breder

Rafael Schelb disse...

Uma beleza isso! Pena que não existe mais...

Anônimo disse...

Se esta foto for da corrida, quem está atrás do Lauda é o Reuteman.

O Pace deveria estar à frente do Regazzoni.

O Pace, ficou em terceiro depois da largada, atrás do Reuteman e do Jarier. Depois ultrapassou o Argentino e assumiu a liderança com a quebra do francês.
Na corrida, ele não andou atrás das Ferraris.

O Reuteman, que liderou no início, foi sendo ultrapassado por um monte de gente.

Enio Peixoto

Bianchini disse...

Saudades daquela curva 3 inclinadona lá no fundo...

Anônimo disse...

Estava lá tb (minha primeira corrida de F1 da vida) mas não me recordo desse momento.
Vou conversar como grande Jan Balder que poderá esclarecer essas duvidas.
Fui, mas já volto.

Edu.

Anônimo disse...

Ao ver a foto bateu uma saudade danada dos tempos românticos (e bem mais letais). Não existe circuito nenhum no mundo com dois lagos desse jeito, inseridos no contexto e nem por isso significando um perigo potencial. Perigo sim, era essa cerquinha de varas de "bambu".
Aliás, o nome do circuito não seria devido aos dois lagos mas por se situar entre as represas Billings e Guarapiranga.
Ano passado, na homenagem de despedida do Luiz Pereira Bueno, debaixo de uma chuvinha leve mas insistente, me deixei percorrer o retão e a curva três, até a retinha que antecedia a ferradura. "Viajei" no templo.
Oswaldo Roschel

Anônimo disse...

Ao Ricardo:

Verdade, você tem razão, Titio Bernie foi o mentor, mas o Senna foi o algoz. . .contando com a colaboração da Erundina!!

Ao Breder:

"Pelamordedeus!!"
Daqui a pouco você vai dizer a cor da cueca dos caras!! rsrsrs
Onde você consegue TANTA INFORMAÇÃO ASSIM?
Calma. . .é só curiosidade, não vou roubar sua primazia de ser o "Arquivo Oficial do Blog do Corradi"!

Abraços a ambos.

Zé Maria

Anônimo disse...

Zé Maria...

dei uma 'fuçada' no STATSF1, comparei com anotações pessoais minhas (estive, por conta própria, pesquisando as histórias e resultados da F1 de 1950 até os dias atuais, no ano passado), num arquivo de fotos que tenho e que outras que acho por aí na web... e, claro, vou aprendendo aqui no 'F1 Corradi' e outros sítios que visito na web...

Mas ainda assim - É PRECISO DEIXAR ISSO REGISTRADO - acho meus comentários muito áridos, especialmente se comparados ao de pessoas que vivenciaram tais momentos em carne e osso, como é o comentário lá em cima do Rui Amaral Jr, do Edu e do Oswaldo Roschel logo aqui em cima, por exemplo...

Dá uma 'inveja branca', como você mesmo diz, Zé Maria...

outro abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Essa "cerquinha de bambu" qua aparece à direita, na verdade era mesmo uma sequência de cercas, uma atrás da outra, com caibros fincados no chão e com arame, com a função de segurar os carros que saíssem da pista.
Nessa prova a "cerquinha" do final do retão/entrada da curva 3 segurou uma Tyrrel, só não lembro o piloto.

Abraços,

Eduardo

fernando disse...

Breder, concordo com você, o carro lá na curva 3 deve ser uma das Williams, só não dá pra saber se Laffitte ou Merzario, os dois correram com aquele carro.
outros modelos brancos eram as Brabham e as Lola da equipe de Graham Hill - ambos modelos tinham caixa de ar bastante altas, o da Williams não.

e, sinto, mas não posso deixar de alimentar mais um pouco sua inveja branca: eu estive lá e assisti a largada grudado no alambrado de dentro da curva 1, logo após a antiga saída dos boxes; eu tinha 13 anos, e minhas pernas ficaram tremendo 'feito vara verde' durante as 2 ou 3 primeiras voltas, por causa da adrenalina naturalmente injetada.
e de quebra é a mais feliz lembrança que tenho de Interlagos, pois Pace era o meu maior ídolo, torcia mais pra ele do que até mesmo pro Emerson.
abs
fernando