segunda-feira, 12 de março de 2012

Berlinda




   Quando o dono da Fórmula 1 faz um comentário é preciso prestar atenção.

   Mais ainda quando suas palavras são ríspidas e direcionadas a um piloto.

   O alvo foi Felipe Massa.

   E Ecclestone bateu forte.

   Bernie não inventou a Fórmula 1.

   Mas foi ele quem a tranformou no gigante que é hoje.

   Ele sabia que a categoria era uma mina de ouro.

   Por isso fazia planos com seu amigo Jochen Rindt.

   Se o piloto estivesse vivo comandaria os destinos junto com Ecclestone.

   Tudo seria melhor?

   Quem sabe?

   Bernie conduziu e conduz a Fórmula 1 com mão de ferro.

   E pode falar o que quiser.

   "Se Robert Kubica não tivesse se acidentado estaria no lugar de Massa na Ferrari."

   Implicância gratuita?

   Não...

   As estrelas da companhia são Sebastian Vettel, Fernando Alonso e Lewis Hamilton.

   Esse último, um caso a parte.

   Torna a Fórmula 1 plural.

   O primeiro negro a vencer na categoria.

   Se tornar campeão.

   Deixando o recado: "Aqui há espaço para todos!"

   Que venham os russos, os árabes, os indianos, os chineses, os americanos...

   Quem não se lembra do piloto, com nome de super-herói, Scott Speed?

   Somos diferentes da Nascar. Clica aqui .

   E Massa na temporada passada entrou em combate direto com Hamilton.

   Não pode.

   Parte da imprensa internacional acha que Felipe não tem lugar na Ferrari.

   Não é talentoso o suficiente para ser um líder.

   E tem força de vontade demais para ser um escudeiro.

   Um incoveniente meio termo.

   Que atrapalha o desempenho da equipe, dizem.

   Ecclestone  possui ótimas relações com Luca di Montezemolo.

   E talvez possa ter na cabeça um nome para o cockpit número 2 da Scuderia Italiana.

   Um companheiro ideal para Fernando Alonso.

   Seria uma bela motivação para a fritura de Felipe.

   Quer seu lugar vago no final desta temporada.

   "Um brasileirinho contra todo o mundo."

   A famosa frase de Barrichello não serviu para seu autor.

   Pois Rubens nunca foi contra nada e nem ninguém.

   Sabia bem o seu papel.

   Porém no caso de Felipe Massa o mundo da Fórmula 1 mostra estar cansado dele.

   Não é nada pessoal.

   São apenas negócios.

13 comentários:

TW disse...

Perfeita análise. Os dias do brasileiro estão contados na Ferrari e depois disso, deverá ter que procurar patrocínio se quiser assegurar vaga na F1.

Caso contrário, terá que imitar novamente seu amigo Barrichello e ir em outras direções.

abs

fernando disse...

bem posto, Corradi, em especial a constatação de que é um "incômodo meio termo", nunca tinha visto assim nem li ninguém analisar desse modo. muito bom.

Tomate disse...

Belo texto. Arrisco dizer que, caso o Felipe perca o assento na Ferrari, pendura as chuteiras.

Ricardo Reno disse...

A fritura do Felipe já vem de longa data.

Além de frito eles o querem chamuscado.

Não é a toa que a F-1 é conhecida como Piranhas Club.

Danilo Candido disse...

Depois dessa sambadinha (que eu desconhecia)...vai tarde !
Podem ter certeza, a papelada do Sérgio Perez já está no RH da Ferrari, carimbada e tudo. Só faltam as assinaturas no livro de empregados. Assim como a demissão do "Massssssssssinha" também já está em curso.
Vencedores não prestam-se à atitudes ridículas como essa do gif, além de tantas outras. Massa foi, é, e continuará sendo massacrado pelo Alonso. Nada mais justo. O espanhol é do tipo que trocaria a mãe por título. E só estas pessoas vencem na F1. Nunca houve um campeão "santo". Essa insígnia fica para os escudeiros.

Um abraço,
Danilo Candido.

zamborlini disse...

humberto
acho sua análise perfeita. massa está fora da ferrari para 2013. só falta ver quem ficará com sua vaga. mas li a entrevista com o ecclestone e não vi ele tão duro com o brasileiro. disse até q não há um piloto como ele disponível no mercado no momento. massa não é bobo e já sabe q precisa ir bem para garimpar uma vaga em uma outra boa equipe. não lhe faltará opções se for bem neste ano. e ir bem nem precisa ser 'bater' o alonso. pode haver mudança na mclaren, na redbull e na mercedes para 2013 e pode cair uma vaguinha no colo do bom e velho massa.

politicamente_incorreto disse...

Bem, sabendo que uncle Bernie vende até a mãe - e entrega - dá para vêr de longe que as críticas ao Massa têm muito a ver com negócios e negociatas do que julga nossa vã filosofia.
O Bernie é igual a Globo, cada sorriso e cada lágrima passa primeiro pela prancheta e depois avaliado se dá dinheiro ou não, depois se pronuncia com a intenção de faturar mais algum, pensa que vai ser eterno mais já está mais prá lá do que pra cá.

O Massa para mim acabou depois do acidente e pronto, o que ficou foi um arremedo de piloto. Mas isso não me tornará mais um brasileiro sem memória que só pensa no momento e não consegue se lembrar nem do que comeu ontem à noite ou o que é pior: nem se lembra em quem votou nas ultimas eleições mas ao mesmo tempo e anacronicamente vive reclamando dos políticos.
Não vou jogar a biografia do Massa no lixo, boa parte dos que se dizem entusiastas da categoria acham que o Schumacher é o maior de todos os tempos apenas pelos números - não é o meu caso - e em números o Massa é superior a muito confete barato que vendem como gênio - exemplo claro é o Villeneuve que não passou de um porra louca demolidor de carros que não se sabe por que cargas d'agua foi alçado a condição de gênio, em condições normais jamais seria campeão de nada. não ouvi falar isso, na época acompanhava ao vivo e a cores tudo da categoria, sou testemunha ocular da história - mas voltando a vaca fria, lembro muito bem quando Massa dividiu curva e vitórias com o Haikkonen mesmo este sendo contratado a peso de ouro para ser primeiro piloto, só no fim da temporada de 2007 é que pelo somatório de resultados a equipe deu prioridade a o Finlandês, inclusive cedendo a sua vitória no Brasil para o iceman ser campeão.

No ano seguinte não se intimidou e no somatório de perdas e ganhos foi vice campeão por apenas um misero ponto, em 2009 mandava bem mais que o laureado finlandês até o momento da fatídica molada, aí vieram o coma, a inatividade , o filho e ainda por cima um Alonso talentoso e mafioso que inaugurou a era dos pilotos pagantes na Ferrari, pois depois de tanta discussão sobre pilotos pagantes e todos se esquecem do Alonso. Não é ele quem paga, como também não é o Bruno Senna ou o Petrov. são os patrocinadores e qualquer um por mais ingênuo que seja vai achar que o Santander vai despejar um oceano de dinheiro na Ferrari para um zé mané brilhar na equipe que ela comprou para o seu pupilo..... santa inocência Batman....

Finalizando sei que muitos vão dizer que o Haikkonen estava "desanimado", belo neologismo e fuga para explicar o pau que tomou do companheiro. Idem para o campeonato que perdeu em 2008, vão alegar que ele errou muito e poderia ganhar com facilidade...sei....

Em tempo: quando o Haikkonen vencia era gênio, quando perdia era desinteressado. Quando o porra louca do Villeneuve destruia carros e matava pessoas com a sua ousadia que beirava a insanidade era genial, no caso do Massa era burrice por ser afoito e não pensar no campeonato como um todo....sei....sei.... A velha mania do brasileiro colonizado de achar que o que vem de fora é chique e o que é seu não presta...

Rubem Rodriguez Gonzalez

Anônimo disse...

Temos a 'insistente mania' de sempre enxergar as coisas como:
"a melhor (ou pior) coisa de todos os tempos dos últimos 15 minutos!" (viva Titãs!)

E, assim, jogamos fora tudo de bom ou tudo de mau do objeto de nossa análise... concordo com o comentário do Rubem... Massa nunca foi TÃO gênio como pintam os otimistas e nunca foi TÃO braço-duro como afirmam os pessimistas... agora, que aquela mola o afetou... afetou!

Curioso que a Terra da Massa já está farta de Massa!

um abraço,
Renato Breder

Ron Groo disse...

E eu não me engano, sua maior frustração é não poder contar com uma mulher pilotando em uma equipe com reais chances de ganhar.
Isto para ele seria a glória.

Fabiani C Gargioni #27 disse...

Concordo com o Rubem em número gênero e grau, o POLITICAMENTE INCORRETO tá prá lá de CORRETO, a brasilerada sempre prefere o lixo de fora e desdenha do que tem de bom aqui dentro,uma pena mas isso é reflexo da falta de cultura!!!

Marques disse...

Valorizar o que é do Brasil é uma coisa, parar de ver as coisas com clareza devido a nacionalidade é outra. Achar o Massa um piloto ruim ou escunlhambar a atuação pífia que teve ano passado não faz alguém menos brasileiro ou sem cultura que outros. A realidade das coisas não pode ser escondida pelo ufanismo. Massa é um bom piloto, nada mais que isso. Como o Renato disse, não era o gênio que o Galvão Bueno queria fazer o mundo acreditar, como não é a porcaria que muitos pintam. A análise do Corradi é perfeita, não é talentoso suficiente para ser líder e tem muita força de vontade para ser escudeiro.

politicamente_incorreto disse...

Obrigado Breder e também ao Fabiani pelasolidariedade no comentário. E quanto a você Groo, acertou na mosca!!!!! o que os caras querem é business, tudo virou commoditie nesse energúmeno mundo aonde o dinheiro está sempre a frente de tudo e de todos.
Não existe sentimento, respeito ou qualquer outro traço que nos lembrem que somos - ainda - humanos, tudo é negócio, grana e mais grana. para a patuléia os poderosos de todas as atividade shumanas reservam a retórica e a demagogia.
Groo, permita-me acrescentar a sua lista um índio, um asiático e um deficiente físico. Não que nós somos mais ou melhores do que um desses indivíduos, absolutamente!!!! É que eles na realidade não preferem ninguém, preferem o que dá mais lucro no momento, o Bernie Ecclestone é junto com o Max Mosley - tio chicotinho - o responsável pela categoria ter se transformado nessa merda que assistimos - ainda - hoje.
Corridas em cidades vazias, em desertos, em lugares aonde estão cagando mole para a F-1 , no quintal de sheiks e califas e até de noite. A categoria é resistente mas não irá resistir muito tempo a sanha graneira do tio Bernie.
Prá concluir, enquanto ele sugere que o Massa dê o fora da Ferrari e da F-1 eu sugiro que ele morra, pelo estado da carcaça ele está com as mesmas chances dessa ser a sua ultima temporada... faria um favor a humanidade, estou de saco cheio de gente desse naipe.

Rubem Rodriguez Gonzalez

Tomate disse...

Apenas para colocar as coisas claras, a "sambadinha" deve ter sido feita em um evento de kart, onde o ambiente é muito mais relaxado.