quarta-feira, 3 de abril de 2013

Niki Lauda






















Bom dia a todos.

Niki Lauda.

O piloto que enfrentou Enzo Ferrari.

11 comentários:

Marco Memoria disse...


Este cabra era bom !! Logico que quando ele disputava com Emerson, eu não dava o reconhecido valor ao austriaco, mas com certeza Lauda tem seu valor e méritos, merecendo cada titulo mundial que conquistou.
Aliás o mesmo acontecia com Mansell e Prost, na epoca queriamos mais q os dois se fu&*&%¨%dessem quando disputavam com Piquet e Senna respectivamente, mas o leão e o nareba tambem eram pilotos fora de série, Mansell com coração acima da razão e o frances calculista deram trabalho aos nossos brazucas e hoje analisando friamente, admiro estes pilotos muito mais do que quando corriam.

Eltontoptec disse...

Humberto, qual é o caso do confronto, Lauda/Comendattore?

Humberto Corradi disse...

Eltontoptec

Além de falar de igual para igual com o commendatore, houve o caso Japão 1976 e o fato de ter deixado a equipe mesmo depois de dizer que nunca abandonaria a Scuderia Italiana.

Valeu

Anônimo disse...

Corradi,

além de enfrentar o 'poderoso chefão rampante', Lauda deu "uma banana" pro Bernie Ecclestone... em pleno fim de semana de GP em Montreal;79... estava "cansado de andar em círculos"...

Concordo 100% com o que o Marco Memória escreveu...

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Ainda...

A terceira foto parece ser mais recente...
Mas, se for mesmo dos anos 70, suponho que seja da F3 em 1970, um ano antes de Lauda entrar para a F1...

Achei apenas 2 referências, para Lauda + F3 + 1970 + #18:

"V Internationales ADAC 300 km Rennen - Good Year Pokal", em Nürburgring
e
"Internationales DMV-Mai-Pokal-Rennen", em Hockenheim.


Niki Lauda, da equipe 'Bosch Racing Team Austria', pilotando um 'McNamara Mk3B Ford/Novamotor'...



Tem mais alguma informação, Corradi

outro abraço,
Renato Breder

harerton disse...

pela roda dianteira, parece formula vê...

Anônimo disse...

Breder, o monoposto verde #18 parece mesmo ser um F-Vê, como notou o harerton; na biografia q tenho dele (livro da série Marlboro Autocourse) há um career record q se inicia em 1968 em hillclimbs, contando apenas uma de monoposto (a estreia dele nisso) naquele ano, prova de F-Vê em Aspern, q acho fica em Austria.

já em 69, foram 16 corridas de F-Vê, todas exceto uma pelo Kurt Bergmann Team (o mesmo da estreia) - por circuitos do continente europeu, na maioria em Austria e Alemanha.
(mas houve corrida em Budapeste e em Belgrado, isso em 1969, imagine!)
e sempre num Kaimann- Volkswagen, q só pode ser o carro da foto (observando rodas, suspensão dianteira e tampo do motor com o carburador).

em 1970, realmente o upgrade pra F-3, num McNamara-Ford Novamotor.

nessa lista q tenho não há os numerais dos carros.

um abraço,
Fernando

Anônimo disse...

ah, faltou dizer q tinha a mesma atitude q Marco Memoria em relação a Lauda nos tempos de 'Emerson versus Ferraris' - daí sem dúvida minha antipatia pela Scuderia (antipatia nascida ainda em 72, com Ickx e Regazzoni) e simpatia por equipes britanicas.
e sem dúvida um pouco desse psicológico perdurou até Mansell e Prost - embora com o leão inglês eu tenha tido satisfação em ve-lo desafiar Senna aqui no Templo em 91 e 92, nesta ultima partilhando da alegria da vitória em SP naquela máquina sensacional (o FW14B).
Fernando Amaral

Anônimo disse...

Hareton, fernando,

olhando bem, viajei com esse negócio de F3... é um Formula-Vee mesmo... e é um Kaimann Volkswagen, em 1969.

Mais aqui (a mesma foto está nos 2 links abaixo):
==>> http://blog.hemmings.com/index.php/2013/03/25/volkswagen-formula-vee-series-celebrates-50th-anniversary/
==>> http://www.volkswagen-motorsport.com/index.php?id=411&L=1


outro abraço,
Renato breder

fernando disse...

no link 'blog.hemmings' q vc nos indicou , contando a histeoria da formula vê, está dito q Kurt Bergmann era o chefe-construtor dos Kaimann, portanto o jovem Niki era piloto do q devia ser um time 'de fábrica'.
o modelo dessa marca para a F-Super-Vê (motor 1.6, suspensões aprimoradas, asas dianteiras e traseiras) era muito bom e bonito de se ver, e foi fabricado sob licença aqui no BR quando da criação do muito bem sucedido torneio brasileiro de Super-Vê em 1974.

fernando disse...

ainda interessante notar sobre Lauda, como foi semelhante sua carreira formativa com a do Emerson, no sentido que o cara pilotou uma variedade de carros, iniciando em hillclimbs com mini cooper S, graduando para circuitos fechados num 911, então pra f-vê, e nos anos 70, já profissional, além de F-2 e F-1 para a March, pilotando em carros turismo para duas marcas rivais na Alemanha: BMW e Ford/ Köln, esta a q preparava o Capri ilustrado na foto do meio, acima.
a grande diferença entre os dois é q Emerson iniciou vitorioso ainda no kart - aliás um pioneirismo mundial dele, o primeiro campeão de F-1 q foi campeão nacional de kart em seu país de origem.
antes de Emerson, e também depois (Lauda, Hunt, Sheckter e Jones) nenhum dos campeões tinha iniciado carreira nos karts, ao menos q eu saiba,