Chris Amon está num carro de F1 ou da F-USAC (precursor da F-Indy)? em 66, quando das novas regras para os motores (aspirados de 3 litros de capacidade cúbica) Bruce McLaren criou um chassi para F1 equipado com um Ford V8 derivado de um motor usado na categoria norteamericana - não teve sucesso; mas tinha as cornetas num angulo e aspecto muitos parecidos com estas da foto. mas penso q o carro tem jeito de F-USAC. interessante a 'amplidão' do cockpit. parece poltrona de lobby de hotel. ---------------------------------- acho muito legal a foto do Pedro Rodriguez. é no grid para os 1000 Kms de Brands Hatch/1970, e apesar de ser num carro de cockpit fechado, um seu mecanico cobriu a viseira do capacete integral com papel toalha para evitar os pingos de chuva enquanto fora do carro, no aguardo. mas o valor da foto como registro histórico é que vale: o olhar ligado em 220 do ás mexicano antecipa a antológica performance num tipico dia chuvoso britanico em que o público, hipnotizado pela velocidade ultrajante de Rodriguez, logo esqueceu da chuva incessante e permaneceu no circuito, ciente que testemunhava uma pilotagem que entraria para a história do esporte. ultrajante ee um adjetivo adequado, não seo pela diferença de velocidade me relação aos outros pilotos, mas também por ser ultraje a sensação causada na direção de prova, q decidiu chamar Rodriguez aos boxes ainda no inicio da prova, quando ele ignorou bandeira amarela num determinado ponto onde um carro havia encostado ao lado da pista, e ele claro q nem viu bandeira alguma em meio ao spray na pista e muito menos reduziu a velocidade - foi chamado então, obrigado a descer do 917, ceder o volante ao companheiro Leo Kinnunen, e ter de ouvir uns minutos de reprimenda do diretor de prova - este pensando que um tempinho de pé no chão serviria para o latinoamericano baixar a voltagem, qual não deve ter sido o espanto ao ver a velocidade do mexicano no retorno å corrida depois de uma meia hora de Kinnunen em colocação média na prova. Rodriguez descontou o atraso, mostrando um dominio fabuloso daquele monstro germanico maravilhoso da equipe Gulf-Wyer em pista encharcada, e arrebatou a vit´roia com 5 (ou terá sido 3? lembro de um numero impar) voltas de vantagem sobre o segundo colocado, o também legendário e sabidamente bom na chuva Vic Elford, ao volante também de um 917 (este certamente equipe de fábrica). Elford acho q é o cara lá ao fundo da foto, na ponta do grid, fora do carro, de capacete vermelho. este britanico também conta uma anedota legal dessa corrida: estava em dupla com Denny Hulme no 917, o campeão mundial de 67 q sabidamente detestava correr sob chuva e q no unico stint q fez (obrigatório por regulamento) disse para Elford, quando este deixava o lugar no carro pra ele: " vai ser o tempo só de você ir dar uma mijada, pois eu não fico mais que 2 voltas com esse carro nessa merda de chuva." e assim foi, logo depois Hulme voltava pros boxes, e passava o carro para Elford que também pilotou magnificamente e chegou em segundo (embora voltas atrás de Rodriguez, de quem ele disse naquela tarde "estava em outro nivel, acima de qualquer um na pista aquele dia."
é o que eu, cá com meus botões, considero uma performance épica. uma pena o mexicano ter morrido no auge da carreira.
Aparentemente é um McLaren M2B da F1 pelos detalhes, como o motor que você disse, Ford V8 406. Mas esses detalhes em vermelho nunca tinha visto. Esse carro ainda usou o motor "serenissima". E Amon foi inscrito em várias corridas de 1966 com esse carro mas não participou de nenhuma. E nesse ano a McLaren ainda não era laranja.
Sei não... essa informação de que o carro de Chris Amon é uma McLaren M15 Offenhauser não está muito correta...
Aqui, está dito que é: ==>> http://itsawheelthing.tumblr.com/post/32741150472/in
Por outro lado, aqui há toda a história das 'McLarens M15 Offy' na '500 Milhas' de 1970: ==>> http://www.psychoontyres.co.uk/tag/harishima/
E dá pra ver, pelas fotos do último link, que a M15 tinha linhas bem "quadradas" e não "arredondadas" como as da foto do post. Além disso, o motor Offenhauser utilizado naquele ano era TURBO. E o da foto do post é um ASPIRADO.
E aqui estão as fotos das M15-Offy que participaram da '500 Milhas' de 1970:
#73 - Peter Revson (seria o carro de Denny Hulme) ==>> http://ims.cdn.racersites.com/prod/photos/289574/FULL.jpg
#75 - Carl Williams (seria o carro de Chris Amon) ==>> http://ims.cdn.racersites.com/prod/photos/289592/FULL.jpg
No relato (do segundo link) há ainda a história da 'queimadura' de Denny Hulme - no fogo na M15 #79 de Bruce McLaren que ele "amaciava" - que o afastou do GP da Holanda.
Sendo assim... ainda persiste a dúvida. Que carro é aquele de Chris Amon?
valeu Cristiano - mas o carro tá mais com jeito de ser o modelo q vc identificou no inicio, M2B.
o q acho diferente são os adesivos na lateral, e um 'sidepod' ou quase, bojudo , na esquerda do carro (direita na foto) o q me fez pensar em corrida norte americana, não F1. mas pode ser uma das corridas q vc menciona, talvez Amon não tenha conseguido se qualificar com essa caranga, ou talvez prova extracampeonato. o motor reconheci pelas cornetas, tenho uma foto do Bruce com esse carro - mas é foto PB, nunca tinha visto foto cor desse carro.
10 comentários:
Interessante o banco em couro vermelho na primeira foto, do Chris Amon...
Corradi, aquele " couro" na primeira prova interligando o terço final dos escapamentos será que era um prenúncio de aerofólio traseiro?
Primeira foto, digo!
Que bela foto do Chris Amon. O mais belo capacete do mundo.
Essa última imagem é espetacular!!
Chris Amon está num carro de F1 ou da F-USAC (precursor da F-Indy)?
em 66, quando das novas regras para os motores (aspirados de 3 litros de capacidade cúbica) Bruce McLaren criou um chassi para F1 equipado com um Ford V8 derivado de um motor usado na categoria norteamericana - não teve sucesso; mas tinha as cornetas num angulo e aspecto muitos parecidos com estas da foto.
mas penso q o carro tem jeito de F-USAC.
interessante a 'amplidão' do cockpit.
parece poltrona de lobby de hotel.
----------------------------------
acho muito legal a foto do Pedro Rodriguez.
é no grid para os 1000 Kms de Brands Hatch/1970, e apesar de ser num carro de cockpit fechado, um seu mecanico cobriu a viseira do capacete integral com papel toalha para evitar os pingos de chuva enquanto fora do carro, no aguardo.
mas o valor da foto como registro histórico é que vale: o olhar ligado em 220 do ás mexicano antecipa a antológica performance num tipico dia chuvoso britanico em que o público, hipnotizado pela velocidade ultrajante de Rodriguez, logo esqueceu da chuva incessante e permaneceu no circuito, ciente que testemunhava uma pilotagem que entraria para a história do esporte.
ultrajante ee um adjetivo adequado, não seo pela diferença de velocidade me relação aos outros pilotos, mas também por ser ultraje a sensação causada na direção de prova, q decidiu chamar Rodriguez aos boxes ainda no inicio da prova, quando ele ignorou bandeira amarela num determinado ponto onde um carro havia encostado ao lado da pista, e ele claro q nem viu bandeira alguma em meio ao spray na pista e muito menos reduziu a velocidade - foi chamado então, obrigado a descer do 917, ceder o volante ao companheiro Leo Kinnunen, e ter de ouvir uns minutos de reprimenda do diretor de prova - este pensando que um tempinho de pé no chão serviria para o latinoamericano baixar a voltagem, qual não deve ter sido o espanto ao ver a velocidade do mexicano no retorno å corrida depois de uma meia hora de Kinnunen em colocação média na prova.
Rodriguez descontou o atraso, mostrando um dominio fabuloso daquele monstro germanico maravilhoso da equipe Gulf-Wyer em pista encharcada, e arrebatou a vit´roia com 5 (ou terá sido 3? lembro de um numero impar) voltas de vantagem sobre o segundo colocado, o também legendário e sabidamente bom na chuva Vic Elford, ao volante também de um 917 (este certamente equipe de fábrica).
Elford acho q é o cara lá ao fundo da foto, na ponta do grid, fora do carro, de capacete vermelho.
este britanico também conta uma anedota legal dessa corrida: estava em dupla com Denny Hulme no 917, o campeão mundial de 67 q sabidamente detestava correr sob chuva e q no unico stint q fez (obrigatório por regulamento) disse para Elford, quando este deixava o lugar no carro pra ele:
" vai ser o tempo só de você ir dar uma mijada, pois eu não fico mais que 2 voltas com esse carro nessa merda de chuva."
e assim foi, logo depois Hulme voltava pros boxes, e passava o carro para Elford que também pilotou magnificamente e chegou em segundo (embora voltas atrás de Rodriguez, de quem ele disse naquela tarde "estava em outro nivel, acima de qualquer um na pista aquele dia."
é o que eu, cá com meus botões, considero uma performance épica.
uma pena o mexicano ter morrido no auge da carreira.
@Fernando
Aparentemente é um McLaren M2B da F1 pelos detalhes, como o motor que você disse, Ford V8 406. Mas esses detalhes em vermelho nunca tinha visto. Esse carro ainda usou o motor "serenissima". E Amon foi inscrito em várias corridas de 1966 com esse carro mas não participou de nenhuma. E nesse ano a McLaren ainda não era laranja.
Cristiano
Achei a resposta mas agora é tarde... hehehe
Chris Amon, McLaren-Offy M15, Indianapolis, 1970
Cristiano
Cristiano e demais,
Sei não... essa informação de que o carro de Chris Amon é uma McLaren M15 Offenhauser não está muito correta...
Aqui, está dito que é:
==>> http://itsawheelthing.tumblr.com/post/32741150472/in
Por outro lado, aqui há toda a história das 'McLarens M15 Offy' na '500 Milhas' de 1970:
==>> http://www.psychoontyres.co.uk/tag/harishima/
E dá pra ver, pelas fotos do último link, que a M15 tinha linhas bem "quadradas" e não "arredondadas" como as da foto do post.
Além disso, o motor Offenhauser utilizado naquele ano era TURBO. E o da foto do post é um ASPIRADO.
E aqui estão as fotos das M15-Offy que participaram da '500 Milhas' de 1970:
#73 - Peter Revson (seria o carro de Denny Hulme)
==>> http://ims.cdn.racersites.com/prod/photos/289574/FULL.jpg
#75 - Carl Williams (seria o carro de Chris Amon)
==>> http://ims.cdn.racersites.com/prod/photos/289592/FULL.jpg
No relato (do segundo link) há ainda a história da 'queimadura' de Denny Hulme - no fogo na M15 #79 de Bruce McLaren que ele "amaciava" - que o afastou do GP da Holanda.
Sendo assim... ainda persiste a dúvida. Que carro é aquele de Chris Amon?
um abraço,
Renato Breder
valeu Cristiano - mas o carro tá mais com jeito de ser o modelo q vc identificou no inicio, M2B.
o q acho diferente são os adesivos na lateral, e um 'sidepod' ou quase, bojudo , na esquerda do carro (direita na foto) o q me fez pensar em corrida norte americana, não F1. mas pode ser uma das corridas q vc menciona, talvez Amon não tenha conseguido se qualificar com essa caranga, ou talvez prova extracampeonato.
o motor reconheci pelas cornetas, tenho uma foto do Bruce com esse carro - mas é foto PB, nunca tinha visto foto cor desse carro.
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