Fotos lindas. Desculpe a ignorância, mas o da primeira foto é pintura na carenagem ou ela é translúcida e aquele Brabham é aquele que tinha o radiador que queimou os pés do Piquet?
Poxa, eu até me orgulho de pensar diferente, mas o carinha da terceira foto pegou pesado. Nunca tinha visto algo assim. Deve ser uma competição de subida de montanha, mas duvido que aquela "aerodinamica" tenha funcionado.
A primeira foto eu tenho em uma revista antiga em preto e branco, se não me engano é um Lola F5000 do Graham Mc Rae, circa 1976.
As outras fotos são mais conhecidas, o tail-ender Eiffeland e o Brabham, infelizmente já entrando em decadência.
Genial! Mais do que pensar diferente (o que já é um valor em si mesmo), esses carros estranhos expressam uma das grandes graças do automobilismo de competição, que é superar limites. Adoro isso: belo post!
As fotos 'pares' são mais conhecidas. Optei por falar das ímpares. (aliás, todas são ímpares, singulares, demais!)
** FOTO 1 **
Graham McRae em seu 'McRae GM-3' da F5000, em Riverside 1976. Cockpit de Plexiglass?? Foi a única corrida desse carro na F5000 naquele ano... muito lento. Também não fez grandes coisas na Can-Am, em 1977, mas foi com o GM-3 que McRae se deu bem em 1978 na Austrália...
Aqui os resultados na Can-Am 1977: ==>> http://www.racingsportscars.com/type/archive/McRae/GM3.html
Achei esse texto sobre ele: "Ele teve mais sucesso em sua Terra natal (Nova Zelândia) e na Australia. Venceu a 'Tasman Series' em 1971, 72 & 73 (todas F5000), o 'Grande Prêmio da Austrália' (antes dele se tornar uma corrida de Fórmula 1 em 1985) em 1972, 73 e 78 (todos F5000), em todas elas pilotando carros projetados e/ou modificados por ele mesmo. Venceu o 'Campeonato Australiano de Pilotos' em 1978 (F5000) e foi o 'Rookie of the Year' de Indianapolis, em 1973. Interessante: Juan Manuel Fangio era o convidado especial para o 'Grande Prêmio da Austrália' de 1978. McRae afirmou, após vencer (por mais de 2 voltas), que conhecer o 'Grande Homem' foi para si mesmo uma honra e uma emoção maiores que vencer a corrida pela terceira vez"
Aqui o GP da Austrália de 1978 em 3 partes: ==>> http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=Hnn6HDhks4E ==>> http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=SsP3E4ILjMk ==>> http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=9oM70m3QcnA
** FOTO 3 **
A foto é do 'Course de Cote Mont Dore, 1981'. o piloto é Marcel Tarrès num 'Martini MK25 BMW', modificado para a subida de montanha. Ele foi, "simplesmente", duas vezes penta-campeão do Campeonato Francês de Subida de Montanha'!!! Ou seja, um DECACAMPEÃO! Primeiro pentacampeonato de 1982 a 1986 e o segundo de 1988 a 1992. Em todos os seus títulos, pilotava um Martini. No ano da foto do post, ele foi o vice-campeão...
mais aqui: ==>> http://cote.passion.free.fr/historique.htm
E aqui o amarelinho correndo montanha acima: ==>> http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=NixyZVaeTCk
O carro da 3a foto parece um draster. O da 2a é bem bisonho. E essa brabham de 84 com o "bico aberto". Essa é a F1 e quem sabe não é o que falta nos dias de hoje?! Mais liberdade aos engenheiros!
10 comentários:
Bons tempos que era possível ver carros diferentes!
Fotos lindas. Desculpe a ignorância, mas o da primeira foto é pintura na carenagem ou ela é translúcida e aquele Brabham é aquele que tinha o radiador que queimou os pés do Piquet?
Poxa, eu até me orgulho de pensar diferente, mas o carinha da terceira foto pegou pesado. Nunca tinha visto algo assim. Deve ser uma competição de subida de montanha, mas duvido que aquela "aerodinamica" tenha funcionado.
A primeira foto eu tenho em uma revista antiga em preto e branco, se não me engano é um Lola F5000 do Graham Mc Rae, circa 1976.
As outras fotos são mais conhecidas, o tail-ender Eiffeland e o Brabham, infelizmente já entrando em decadência.
Genial!
Mais do que pensar diferente (o que já é um valor em si mesmo), esses carros estranhos expressam uma das grandes graças do automobilismo de competição, que é superar limites.
Adoro isso: belo post!
E Viva a Diversidade!
As fotos 'pares' são mais conhecidas. Optei por falar das ímpares.
(aliás, todas são ímpares, singulares, demais!)
** FOTO 1 **
Graham McRae em seu 'McRae GM-3' da F5000, em Riverside 1976.
Cockpit de Plexiglass??
Foi a única corrida desse carro na F5000 naquele ano... muito lento.
Também não fez grandes coisas na Can-Am, em 1977, mas foi com o GM-3 que McRae se deu bem em 1978 na Austrália...
Aqui os resultados na Can-Am 1977:
==>> http://www.racingsportscars.com/type/archive/McRae/GM3.html
Achei esse texto sobre ele:
"Ele teve mais sucesso em sua Terra natal (Nova Zelândia) e na Australia.
Venceu a 'Tasman Series' em 1971, 72 & 73 (todas F5000), o 'Grande Prêmio da Austrália' (antes dele
se tornar uma corrida de Fórmula 1 em 1985) em 1972, 73 e 78 (todos F5000), em todas elas pilotando carros
projetados e/ou modificados por ele mesmo. Venceu o 'Campeonato Australiano de Pilotos' em 1978 (F5000) e foi
o 'Rookie of the Year' de Indianapolis, em 1973.
Interessante: Juan Manuel Fangio era o convidado especial para o 'Grande Prêmio da Austrália' de 1978.
McRae afirmou, após vencer (por mais de 2 voltas), que conhecer o 'Grande Homem' foi para si mesmo uma
honra e uma emoção maiores que vencer a corrida pela terceira vez"
Aqui o GP da Austrália de 1978 em 3 partes:
==>> http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=Hnn6HDhks4E
==>> http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=SsP3E4ILjMk
==>> http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=9oM70m3QcnA
** FOTO 3 **
A foto é do 'Course de Cote Mont Dore, 1981'. o piloto é Marcel Tarrès num 'Martini MK25 BMW', modificado para a subida de montanha.
Ele foi, "simplesmente", duas vezes penta-campeão do Campeonato Francês de Subida de Montanha'!!! Ou seja, um DECACAMPEÃO!
Primeiro pentacampeonato de 1982 a 1986 e o segundo de 1988 a 1992. Em todos os seus títulos, pilotava um Martini.
No ano da foto do post, ele foi o vice-campeão...
mais aqui:
==>> http://cote.passion.free.fr/historique.htm
E aqui o amarelinho correndo montanha acima:
==>> http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=NixyZVaeTCk
um abraço,
Renato Breder
Essa Brabham com tomada exagerada foi usada nos treinos do GP de Dallas, se não me engano.
A que queimou os pés do Piquet era a que tinha a tomada de ar menor, se não me engano foi no GP de Detroit.
Houve ainda uma outra versão, com radiadores menores (ou, ao menos o radiador de óleo frontal), que também não chegou a ser usada em corrida.
O bico desta Brabham deve ter inspirado a máscara do assassino serial do filme "Pânico"...
Carlos Henrique
Aquele segundo carro (33) é horrível. E essa Brabham heim? Triste.
Eu acho que a corrida que Piquet queimou os pés foi no Canadá.
Abs.
Rodrigo Medeiros
Pois é... A diversidade também engloba a feiura.
E não eram pouco feios, eram bizarros.
Mas tá valendo.
O carro da 3a foto parece um draster.
O da 2a é bem bisonho.
E essa brabham de 84 com o "bico aberto".
Essa é a F1 e quem sabe não é o que falta nos dias de hoje?!
Mais liberdade aos engenheiros!
Danilo Cintra
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