quinta-feira, 20 de março de 2014

A Grana do Kimi


























Aí está um dos pilotos mais bem sucedidos da Fórmula 1 de todos os tempos.

Pelo menos em termos salariais.

Detentor de um título mundial, Kimi Raikkonen tem muito pouco o que reclamar
de seus patrões.

Vamos aos números.

Todos os valores estão atualizados em Euro, OK?

O simpático e alegre piloto chegou a Sauber com o salário de iniciante.

Em 2001, Peter Sauber pagou algo em torno de 190 mil para contar
com o jovem finlandês dentro de um de seus carros.

Pra você ter uma ideia, Michael Schumacher naquele mesmo ano recebeu
25 milhões da Ferrari e Juan Pablo Montoya 3 milhões da Williams.

Na temporada seguinte tudo mudou.

Inclusive sua personalidade.

Algo em Woking transformou Raikkonen num boneco que pilotava.

Surgia então na McLaren o mito do Homem de Gelo.

Uma grande bobagem.

Nos cinco anos em que esteve sob a batuta de Ron Dennis, Kimi recebeu
110 milhões em salários.

A Ferrari, na sua estratégia natural de contratar estrelas, ainda em 2006,
tratou de garantir com um contrato o garoto de ouro nas suas fileiras.

No outro ano, Raikkonen estreava pela mítica equipe vermelha.

Foram três temporadas.

Que renderam um campeonato mundial de pilotos e 115 milhões no bolso.

No ano de 2010 a Scuderia Italiana pagou o piloto para não correr o montante
de 50 milhões.

Muito, não?

Mas metade dessa grana do ano em que ficou parado, pelo acordo, acabou nos
cofres de Steve Robertson, seu empresário.

O combinado não é caro...

Por isso Robertson ainda conduz a carreira de Kimi, assim como a do brasileiro
Felipe Nasr.

O retorno de Raikkonen para a Fórmula 1, depois de uma passagem pelo Rally,
se deu em 2012.

Nos dois anos com a Lotus, o finlandês recebeu um vale de 23 milhões.

Vale?

Sim, a turma de Estone ainda está pagando suas dívidas... Você sabe!

Fazendo as contas, até 2013, o piloto acumulou cerca de 300 milhões de Euros 
só em salários.

Nada mal.

Ainda mais se lembrarmos que essa história ainda está rendendo, não é mesmo?


12 comentários:

maxwellman disse...

Eu acho que ele vale isso tudo. Memso com umtítulo apenas. O cara é uma figura!

RenatoS. disse...

Alegre?? rsrs

Nada mal, pra quem tinha que sair de casa, num frio de lascar, pra usar o banheiro, que era independente.

Marco Memoria disse...


Se estas equipes por onde o finlandês passou se dispuseram a empenhar tanto dinheiro no piloto é porque o cara é bom mesmo,ao contrário do que pensa um certo rapaz...

Gabriel disse...

Olha a implicância.....
Ótimo piloto e já provou isso.
Temos que aceitar que nem todos são Sennas,Alonsos,Schumachers,Fangios ou Stewarts....

Marcio Pedro disse...

Corradi, fala pra gente do faturamento do Michael Schumacher!

Humberto Corradi disse...

Marcio Pedro

Anotado!

Valeu

Anônimo disse...

Marcio Pedro, em termos de salário ninguém chega perto de Schumacher, o alemão sempre teve uma filosofia: "Quero isso, isso, mais isso e não sou barato", filosofia de um grande campeão(lembre-se de Lauda no filme Rush ainda em início de carreira. Exigiu ganhar o mesmo que Regazzoni na BRM). Cada centavo investido valeu a pena, o germânico acabou levando duas equipes em baixa até os títulos(coisa raríssima na F-1), pela Ferrari acabou fazendo história...

Revista Quatro Rodas - Outubro de 1996
"Em 1997 Michael Schumacher vai deixar de ganhar 25 milhões de dólares para faturar 45"

Revista Racing - Julho de 2001
Ranking dos esportistas mais bem pagos do mundo. Tricampeão Michael Schumacher aparece em primeiro, com faturamento de R$ 228 milhões(lembro que teve um ano que o alemão faturou a fábula de 80 milhões de euros por ano, deve ser esse ano de 01. Depois a Ferrari pediu arrego e o salário de Schummy começou a cair). Em 2001 o piloto da Ferrari superou nomes como jogador de golfe Tiger Woods(146) e o lutador de boxes Lennox Lewis(116).

Dezembro de 2003
Schumacher é o segundo na lista dos maiores salários:

Hexacampeão do mundo de Fórmula 1, aparece em segundo na lista com 51 milhões de euros, 22 a mais que David Beckham.
http://www.f1mania.net/noticias/vernoticia.php?id=3938

Fortuna de Schumacher avaliada em 2006: 1 bilhão de dólares:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Schumacher

De volta a Formula 1 em 2010, o salário de Schumacher estava em torno de € 7 milhões (US$ 9,9 milhões), nada mal pra quem tinha 41 anos de idade...

Fora da F-1, Schumacher ganha 21 milhões de euros a troco de um boné...
http://www.autoportal.iol.pt/desporto/velocidade-desporto/f1-schumacher-ganha-21-mihoes-por-bone

O que me espanta é que, nos anos 80 pilotos como Piquet, Senna e Mansell tinha que se sujeitar a ganhar bem menos que valia. Na Brabham e Williams Piquet sempre ganhou abaixo que valia, foi na Lotus em 88 que o tricampeão começou a faturar alto, cerca de 10 milhões de dólares por ano. Para se ter uma ideia, Senna em 87 na mesma equipe ganhava em torno de 4 milhões. Para pilotar na melhor equipe da época, a Mclaren, Senna teve que aceitar uma boa redução de salário, um milhão de dólares por ano. Senna bateu o pé querendo 1,5 por ano, depois de muita discussão, Ron Dennis disse que o valor seria decidido na "moedinha"...o salário de Senna continuou um milhão. Depois de ganhar o título de 92, Mansell pediu aumento de salário, Frank Williams lhe mostrou a porta da rua. Lembrando que Mansell era inglês! Para Frank Williams o carro sempre valeu mais que os pilotos, Senna também teve que reduzir drasticamente seu salário para pilotar o carro "do outro mundo".

Mundial da F-1 cresceu muito, por isso que os salários subiram às alturas, mesmo caso do futebol, nos anos 70 Pelé não ganhava como um Neymar. Se Felipe Massa até anos atrás ganhava 10 milhões, e Button uns 15, é normal que Alonso ganhe mais de 30...

Marcelo

Rodrigo Keke disse...

Hohoho! Acho que somente Fernando Alonso embolsou mais, dos que estão em atividade...

Anônimo disse...

Maio de 2012

SCHUMACHER FATUROU MAIS DE US$ 800 MILHÕES

Interessante...

"Lewis Hamilton e Jenson Button ganharam até o momento cerca de US$ 85 milhões. Bem abaixo de Eddie Irvine, antigo companheiro de Schumacher na Ferrari, que chegou aos US$ 129 milhões. David Coulthard, Nigel Mansell e o antigo chefe da BAR, David Richards, amealharam US$ 80 milhões cada, e Jackie Stewart ficou com US$ 67 milhões"

http://autoetecnica.band.uol.com.br/site/index.php/schumacher-faturou-mais-de-us-800-milhoes/

Irvine é mais rico que Mansell e o tricampeão Stewart...

...é como eu disse, lembra muito o futebol. No passado não existia internet, o marketing pesado do nome, a coisa mudou muito. Quanto que o esporte faturou em cima desses pilotos? Lembre-se da fortuna de Bernie Ecclestone...

Marcelo

Anônimo disse...

Lembro que o Senna tinha acumulado cerca de 300 milhões de dólares, mas pelo menos, metade desse valor vem do marketing em cima do sobrenome. Se Mansell acumulou cerca de 80 milhões de dólares, normal Senna ter 300, tem muita grana que vem do marketing.

Meados dos anos 80 o salário de um grande piloto não passava de 5 milhões, o próprio Senna disse no programa "Roda Viva" que o salário de um piloto de ponta era em torno de 4 milhões. Quem quebrou essa marca foi Nelson Piquet na Lotus, assombrou a todos na época com salário de 10 milhões de dólares por ano. Piquet ganhou rios de dinheiro nos seus dois anos de Lotus, e pode financiar a construção do seu famoso iate Pilar Rossi.

Quando foi para a Benetton, Nelson fez um acordo interessante com Flavio Briatore. Fora o salário, ganharia 180.000 dólares por ponto. Briatore apostava que Piquet estava desmotivado e não queria mais nada com a F1. Piquet ganhou mais dinheiro na Benetton do que na Williams na época do tricampeonato.

Piquet hoje esta bilionário, é dono da Autotrac, uma empresa que é especializada em monitoramento de caminhões. Piquet já ganhou mais dinheiro com sua empresa do que nos anos de F1. Para ser ter uma ideia, em meados dos anos 90, em uma entrevista com Marília Gabriela, a apresentadora perguntou se era verdade que o faturamento por ano estaria em torno de 100 milhões de reais. Piquet sorriu e disse que a empresa estava indo muito bem...

Bernie Ecclestone a Piquet ao final da temporada 1979:

"Quer correr para mim na Brabham? Você vai ganhar 50 mil dólares e mais 30% das premiações, uma merreca(Bernie é foda, ele mesmo reconhecia que era mixaria...rs). Mas vai correr de Brabham e não dessas geringonças de fim de pelotão".

Só pra efeito de comparação, em 79 Jody Scheckter ganhava 1 milhão de dólares na Ferrari, Gilles Villeneuve a metade 500 mil...

Por isso tiro o chapéu para Vettel, no momento ele quer vencer tudo que pode na Formula Um, até o ano passado o salário do alemão era menos que Alonso e Hamilton. Dizem que isso já é passado, o salário do alemão foi para as alturas, mas ele merece...

Marcelo

Humberto Corradi disse...

Marcelo

Piquet recebeu 6 milhões de dólares (valores da época) por ano para pilotar pela Lotus.

Na Benetton, em final de carreira, Piquet só conseguiu isso de Flavio Briatore que nem salário queria pagar ao brasileiro.

Um contrato de produtividade tipo o do jogador Adriano Imperador com o Atlético-PR.

Valeu

Anselmo Coyote disse...

Falar em Piquet e Senna e meter Vettel no meio é burrice. O Daniel Ricciardo, numa simples corridinha, mostrou que com um canhão não precisa ser piloto: ganha-se com os pés nas costas. Piquet e Senna nunca tiveram essa moleza.
Abs.