domingo, 16 de março de 2014

O Afobado e o Cauteloso












































Terminada a primeira corrida do ano, o Afobado e o Cauteloso trocam ideias...



Afobado

- Já era! 25 pontos na frente logo no começo? Com esse carro o Rosberg já
é campeão!

Cauteloso

- Calma. O começo não poderia ter sido melhor. Mas ainda temos muito
campeonato pela frente.

Afobado

- Ah, com certeza o campeão vai sair da Mercedes.

Cauteloso

- Será? Acho que a Red Bull já acertou seus problemas aerodinâmicos. Se
a Renault fizer sua parte os caras entram na briga novamente.

Afobado

- Só se for com o Daniel Ricciardo porque esse Vettel acabou!

Cauteloso

- Em que planeta você esteve nos últimos cinco anos?

Afobado

- Caraca, esse menino Daniil Kviat arrepiou logo na primeira prova, foi espetacular.

Cauteloso

- Você achou? O que me chamou mais atenção, antes dos pilotos, foram as máquinas
da Toro Rosso. Mesmo sem um motor decente fizeram um ótimo papel. James Key
mostrou que vale quanto pesa.
Seu projeto original, mesmo sob a sombra de Adrian Newey, deve estar impressionando
a turma do energético.

Afobado

- Essa Lotus está se tornando a maior enganação dos últimos anos na Fórmula 1.

Cauteloso

- Concordo.

Afobado

- E a Williams? Bottas detonou todo mundo e se aquele doido do Kobayashi
não tivesse batido no Massa o brasileiro pegaria um pódio fácil. Segunda força
da categoria

Cauteloso

- Não sei. A Williams pode estar um pouco abaixo da McLaren. Ron Dennis
possui uma dupla melhor do que Frank em seus bólidos. Porém também acho
esse Kamui um doido, apesar que o problema pode ter sido mecânico.

Afobado

- Na Ferrari o Raikkonen levou aquele carro, que é bem mais ou menos, ao
extremo. Pilotagem bem arrojada fritando toda hora os pneus. No final ainda
fez uma bela ultrapassagem no Vergne.

Cauteloso

- O carro está bem problemático mesmo. Mas não vi nada disso que você falou
sobre o Kimi. Pra começar, até onde eu sei, o finlandês só é extremado fora das
pistas. No asfalto o cara é bem burocrático, lembrando muito o estilo do Jenson
Button.
Minha opinião é que ele apanhou do carro, ainda mais quando olhamos a performance
de Fernando Alonso. E quanto a ultrapassagem, foi mais por conta do erro do Vergne.
Pra mim o Raikkonen não passa de um segundo piloto de luxo.

Afobado

- Pra quem é cauteloso, você anda com a língua bem afiada. Falando nisso o Magnussen
nasceu grande, não?

Cauteloso

- O menino é bom piloto. Testado nas variadas condições de Albert Park ele provou
que veio para ficar. A McLaren encontrou uma joia e sabe disso. Foi até legal ver a
equipe preservando sua posição no final.

Afobado

- Mas foi só a primeira etapa! Não é arriscado dizer isso?

Cauteloso

- Risco calculado. O garoto vai brilhar entre os grandes.

Afobado

- Sei lá, acho meio afobado dizer isso.

Cauteloso

- Faz parte. Se a Fórmula 1 fosse apenas cautela seria uma procissão, não?


26 comentários:

Mauricio Morais disse...

Muito bom. Escrever um texto dessas depois de ficar acordado a noite toda é para poucos.

Unknown disse...

Todas as fotos de todos os posts são fascinantes Corradi. As fotos da série "ensaio" são bárbaras.

Sobre a corrida, por enquanto é Mercedes. Achei a performance da Red Bull muito acima do esperado, e a da Ferrari muito abaixo. Alonso evitou o pior salvando 10 e Räikkönen só 4. Considerando que Hamilton ou qualquer Williams estaria certamente a frente deles numa situação normal, não dá pra botar fé nesse F14T, pelo menos nessa fase inicial. Hoje Kimi tomou um telescópio de um minuto do Rosbergson. Williams é um carro bacana. Force Índia se equipara a Ferrari no momento. A McLaren está de volta.

Gostei do Kevin. Do Kvyat. Do Ricciardo e principalmente do Bo77as. A recuperação dele foi animal. Tá legal até a F1 e num futuro não tão distante, a Mercedes não terá vida fácil, espero.

Abs

juniorcaixote disse...

Brilhante texto como sempre, sem mais delongas. Abraços.

Anônimo disse...

Pra mim o culpado no aciedente do Massa foi o.....Massa! que largou muito, mas muito mal, parecia q tinha uma âncora na roda. Se tivesse largado bem, não estaria naquele espaço....quem teria levado a batida seria o Bottas.

A Williams tem um bom carro, mas não é tudo isso, não vai brigar por títulos, talvez por alguma vitória suada, mas com certeza, vão tirar pontos dos verdadeiros pretendentes ao titulo.

(No fim pode ser que o Massa acabe ajudando o Alonso....kkk)

O Vettel pra mim sentiu a pressão e teve um pouco de azar, mas com certeza vai enfrentar um segundo piloto melhor.

Magnussen é bom piloto, mas é menino ainda. Velocidade ele tem. O problema é ver como ele vai lidar com a pressão do experiente Button.

Pra mi, essa é a ultima temporada do Vergne na categoria...como piloto da Toro

A Lotus realmente não sei, acho que vai abandonar a categoria como "Lotus" logo logo.

Essa temporada tem tudo para ser uma das melhores

RenatoS. disse...

De positivo:

- Poucos carros quebraram.
- Button e Bottas, pela posição de largada e chegada, fizeram ótima corrida.
- Williams finalmente tem ótimo equipamento e por este motivo, não sei dizer ainda se a Mercedes está só. Fica pra Malásia a resposta.
- A McLaren tem olho clínico e a Dinamarca, assim como a Russia, estreiam com o pé direito na categoria. Aliás, o futuro da F1 se desenha como muito promissor em termos de talento. Há mais gente boa por vir ainda.

De negativo:

- Lotus
- Red Bull irregular.
- Caterham
- Raikkonen não está confortável, ainda.
- Este freio é complicado.
- Este ronco é péssimo. Vai demorar preu acostumar e ainda sim, sentirei saudades do V10.
- As imagens onboard me deram aflição. Algo está diferente. Não se consegue mais ter aquela sensação de muita velocidade, de antes.



Corradi, muito inteligente seu texto. Você já providenciou as respostas às possíveis afobações.

Leonardo disse...

Corradi, voce tinha afirmado que a Ferrari era o foguete da temporada,e eu acreditei...voce se afobou nessa?

marcio jose disse...

Corradi

e o numero 6 de pai e filho na Austrália, 30 temporadas depois?

apenas números...

FABRIZIO SALINA disse...

Ao que parece, Kimi sofreu um toque na roda traseira esquerda, no acidente de kobaiashi com Massa. Pode ser que isso tenha comprometido a suspensão...

No mais, o fim do ano promete ser de uma chatice só, pois os pneus não se esfarelam como antes.

E a Red Bull levará esse campeonato.

Ron Groo disse...

Sensacional! Adorei o estilo do post e os diálogos.

Anônimo disse...

Oi Corradi.

Excelente texto. Esses dois podem voltar a conversar mais ao longo do ano, nao?

Abraços, Marcelo Citadini.

Lucasmedeco disse...

O ronco tá horrível, feio p caceta.. foi impressão minha ou o koba bateu em alguém antes do massa? parece que a roda dianteira quebra antes da batida, nao consegui identificar.. e o ricardão.. coitado

Anônimo disse...

E essa Ferrari gorda? Terminaram a corrida 18kg acima do peso mínimo e ainda tiraram a capa do turbo (pra aliviar o peso) que pesa 3kg. Esse sistema ICE de arrefecimento se provou pesado e desnecessário. Durante anos a Ferrari reclamou da dependência aerodinâmica e quando finalmente ela diminui, fazem uma merda de motor. Será que tem mais performance e eles somente foram muito cauteloso? Outra coisa, nada como ter uma equipe satélite, né? A RedBull de boba não tem nada. Abraço!

Anônimo disse...

- O "doido" do Kobayashi teve um "louco" problema mecânico que o deixou sem freios parcialmente (acho que os traseiros)... não deu para controlar direito o carro... virou passageiro e acertou quem estava em sua frente... para azar do Massa.

- A Red Bull enfrentou problemas com o "gerenciamento" do combustível durante todo o final de semana. Teve que trocar o seu software e deu no que deu... o carro de Vettel não tinha potência e o de Ricciardo foi desclassificado - um confuso problema de sensores de fluxo de combustível, que não funcionavam direito; o "oficial" sendo trocado pelo da equipe e tudo dando errado para a turma dos energéticos...

- Um único errinho acabou com uma chance, talvez, de pódio para Bottas... fez uma corridaça!

- Muito bem na corrida também o Magnussen. Bom começo para a McLaren... e para a Toro Rosso também...

- Alonso e Button com pilotagens bem burocráticas... esperando o erro dos outros e poupando seus equipamentos

- Lotus bem zoneada. Grosjean "comeu o pão que a GENI amassou" neste GP... até um 'drive through' antes da largada ele tomou... por culpa da equipe!

- Ninguém esta comentando... a farofa dos pneus caiu a um nível tazoável... nada como no ano passado, por exemplo...

A temporada promete ser muito legal...


um abraço,
Renato Breder

Rafael Vieira disse...

Porra sem nome, falar que o Massa largou mau tudo bem, mas colocar a culpa da cagada do KOB no cara já é demais. Agora, falar que um tetra campeão igual o Vettel sentiu a pressão já é demais. Kkkk Que parada tu usou rapaz?

Anônimo disse...

o bb não patrocina a williams

Humberto Corradi disse...

Leonardo

Foi a primeira corrida da Nova Era Turbo.

Podíamos esperar mais para analisar a performance do carro e os caminhos escolhidos pela Scuderia Italiana, não?

Sem afobação.

Valeu

Unknown disse...

O Jean Toddt deve ter participado de algum fórum secreto no Fluminense, creio eu.

O único fato revoltante do fim de semana é a FIA (Ferrari Interest Association) punir a Red Bull e Ricciardo. Um sensor de fluxo que ela própria recomendou e homologou ontem depois da classificação, ciente de que estava apresentando problemas de leitura foi o motivo da desclassificação? Por que então deveria a equipe reduzir de fato o fluxo de combustível durante a corrida e comprometer seu resultado por uma situação que a própria federação é responsável por acontecer? Tapetão na Red Bull.

Teorias da conspiração não costumam me cativar mas pouco nesse mundo é feito por coincidências.

Olha só o que foi publicado, ainda na quinta feira:
http://www.autoracing.com.br/f1-montezemolo-insiste-que-a-fia-coiba-malandragem-nas-regras/

Sacou?

Abs

Unknown disse...

A maioria das equipes na verdade se portou na corrida hoje mais ou menos como nos testes de inverno.

Falando especificamente da Ferrari, eu não acho que a diferença maior que trinta segundos experimentada hoje por Alonso seja algo que se resolva em uma ou três corridas que seja, por mais variadas que sejam as condições e pistas. Isso sem falar no Räikkönen que salvou uns pontos é verdade, mas só.

Talvez para a Rossa essa diferença em relação a Mercedes até aumente nas próximas três provas. Depois do que vi hoje, não duvido de mais nada.

Anônimo disse...

Durante a corrida a FIA mandou reduzir o fluxo e a redbull não acatou a ordem, se informe melhor antes de criar uma conspiração infundada, amigo.

Anônimo disse...

Nova geração com Hulkenberg, Bottas, Magnussen e Kviat já estão se impondo na pista. Dor de cabeça para geração de Alonso, Raikkonen, Button e Massa…

Se o brasileiro não tomar banho de sal grosso, pode mudar identidade para Felipe Barrichello, vai ser zicado assim no quinto dos infernos. Esse carro da Williams no mínimo vai brigar pela terceira posição no mundial de construtores. E a corrida discreta dos pilotos da Ferrari? Alonso já começou as lamentações(escuta essa Hamilton), antes o culpado era Newey, agora é o motor Mercedes.

Galvão a cada 10 min descia a ripa no Kobayashi, no final nem culpa o japa teve. Esse Valtteri Bottas é “osso duro”, nem aquele esbarrão no muro diminuiu sua brilhante atuação na corrida, pelo contrário. Largou em 15º e com oito voltas já era 6º. Depois teve um pneu furado caiu para 16º, em outra grande corrida de recuperação buscou novamente o 6º lugar. Entre acertos e erros a sorte estava com Bottas, ainda herdaria uma posição com a desclassificação de Ricciardo. Agora Felipe esta devendo uma corrida a altura do companheiro de equipe! Estou de saco cheio de brasileiro largar em 5º, somar 10 pontos em prova discreta( e com Galvão fazendo carnaval: “Grande corrida de Massa em 5º”). Essa Williams é carro pra buscar resultado, pódios e até vitórias. Título já é outro caso, esta entre os pilotos da Mercedes, resta saber qual…aposto em Rosberg pela regularidade!

Fizeram muito OBA OBA em cima de Massa na Williams(eleito virtualmente campeão de 2014), vamos com calma. Dentro da Williams o que vale é RESULTADO, o time pode até admitir que Massa lidera a equipe(convenientes, falam isso pra agradar jornalistas brasileiros). Mas na verdade, eles estão apostando muito no talento de Bottas. O finlandês já começou dando show com várias ultrapassagens:

Volta 1
Koba,Massa,Sutil,Vettel e Button

Volta 3
Vergne

Hamilton abandonou início da quarta volta, Bottas herdou uma posição. Cada um com seus problemas, mesmo caso para Vettel(sem potência desde a largada), Massa e Koba(acidente).

Volta 8
Raikkonen

Volta 10
É a vez de Bottas (6º ) deixar o pelotão da frente, toque no muro com pneu saindo do aro, erro do piloto, paciência…

Voltas 15
Safet-Car saindo da pista, Bottas em 16º

Volta 16
Bottas ultrapassa Pérez

Volta 17
Ericsson e Grosjean

Volta 18
Maldonado

Volta 19
Sutil

Volta 25
Kvyat

Volta 35
Pela segunda vez na corrida, Bottas ultrapassa Raikkonen e assume o quinto lugar! Com as trocas de pneus, o nórdico chegou a ser 4º, mas também teve que parar, voltou em 8º na volta 37.

ROS,RIC,MAG,BUT, ALO, HUL,VER,BOT

Volta 46
Vergne

Volta 52
Bottas ultrapassa Hulkenberg e assume o sexto lugar até a bandeirada. Impressionante o talento e a determinação desse finlandês durante toda a prova…

Marcelo

RenatoS. disse...

Ei...pelo que li ( e se li direito), a Red Bull usou um sensor próprio durante a corrida, o que não era permitido.

Anônimo disse...

Pera lá anônimo, Massa largou em nono e foi bem, já tinha passado Kvyat(8º).

O problema foi que Raikkonen(11º) largou melhor passando Button(10º) Massa(9º)e Kvyat(8º).

Mas antes da primeira curva, Felipe já estava a frente de Kimi, era 8º, então veio o choque por trás de Kobayashi.

Massa largou em nono e já era oitavo antes do acidente...

O vídeo abaixo em HD é bem claro, basta mudar a qualidade para 750p

Massa é tocado a abandona após a largada do GP da Austrália de Fórmula 1
http://globotv.globo.com/rede-globo/formula-1/t/provas/v/massa-e-tocado-a-abandona-apos-a-largada-do-gp-da-australia-de-formula-1/3216566/

Vamos lembrar, a Williams não se adaptou bem no molhado na classificação, se fosse no seco, os pilotos poderiam ter largado mais a frente(grande chance de Massa evitar a batida). Só que tanto Felipe e Bottas não foram além de 9º e 10º lugar, não tinha muito o que fazer. Bottas ainda tomou punição de cinco posições, largou em 15º. Com uma largada fantástica, já estava brigando pelo 10º lugar na primeira curva.

O brasileiro tem um carro muito bom nas mãos, mas tem que mostrar serviço como esta fazendo o companheiro! Essa coisa de SÓ CHEGAR e somar pontos já encheu o saco(ainda mais com Galvão fazendo oba-oba). Quem é fera faz a diferença com carro bom, não tem desculpas! Não tem como piloto dar show em várias provas, muitas vezes tem que pensar no campeonato(veja Alonso nesse GP, foi discreto mas não tinha muito o que fazer). Piloto acima da média tem que saber atacar e pensar na tabela, Felipe não faz isso desde 2008. Chega de desculpas, esse ano é tudo ou nada, melhor Felipe sentar a bota porque o Bottas já chegou dando botinada. Não estou falando em título, mas os pilotos da Williams tem carro pra brigar por uma boa posição no mundial.

O nórdico provou em "duas corridas" de recuperação, o carro esta afinadíssimo, o motor caiu como uma luva no conjunto. E podem esperar, essa Williams vai dar trabalho para Mclaren, Ferrari e RBR. Duro vai ser AGUENTAR o Galvão quando brasileiro for pra cima de certo espanhol. Equipamento Felipe vai ter para passar Alonso, não tem como ficar atrás. Se não fosse aquele "raspão" no muro, Bottas passaria Alonso e Hulkenberg.

Mgnussen não estava tão a frente(era décima volta), dava para pensar em pódio, fica para próxima corrida. Boa sorte a Felipe Massa, porque do jeito que o companheiro esta acelerando...

Corrida completa no link abaixo, seja ligeiro pra rever a prova, porque a Globo logo tira do ar:

http://globotv.globo.com/rede-globo/formula-1/t/principais-pilotos/v/grande-premio-da-australia-de-formula-1-de-2014/3216631/

Marcelo

Marques disse...

Infelizmente o Comandante Habilton largou com 5 cilindros.
Queria ver como ia ser a briga entre ele e a Barbie.
Pessoal achando que a briga ia ser na Ferrari. Vai ser na Mercedes.

juniorcaixote disse...

Pelo amor de Deus... Ter que ler aqui que o culpado do acidente foi o próprio Massa. Corradi, isso deveria ser censurado... :P

Leila disse...

Corradi, só não concordo quando você já trucida o Kimi logo na primeira corrida, meu caro. Vamos aguardar o fim da temporada e verificar quem terá mais pontos, Kimi ou Alonso. Não estou dizendo que um dos dois será campeão, longe disso. Alonso fez um corrida burocrática, largando em quinto e terminado em quinto (4º pós punição RED BULL). Kimi largou em 11º e terminou em 8º (7º pós punição RED BULL), mesmo tendo levando a primeira pancada do Koba, antes dele bater no Massa, caso não tenham notado nas repetições. Sem falar dos problemas de freio que ele sofreu e o pouco tempo de treinos livres devido aos defeitos de seu F14T.
Aguardemos o fim da temporada.

Humberto Corradi disse...

Leila

Raikkonen é um ótimo piloto.

Mas o papel dele na Ferrari é de acumulador de pontos, coisa que o Massa não conseguia mais cumprir na visão da Scuderia.

O primeiro piloto é Alonso, com todas as regalias que a posição dá direito!

Valeu