quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Debutto

























Semana de apresentações na Fórmula 1.

Todo ano é assim.

Com menos ou com mais glamour.

E não é de hoje...

De cima para baixo:

A McLaren com James Hunt em 1976.

A BMW Sauber cheia de figurinhas carimbadas em 2007.

E o solitário Jacky Ickx mostrando a nova Ferrari em Fiorano. 1973.

9 comentários:

Anônimo disse...

Dos 3 carros apresentados nas fotos acima, apenas a Ferrari 312B3-73 não mostrou bons serviços.

* O McLaren M26 (na foto 1), apresentado em 1976, era o novo carro para a temporada de 1977.
Foram 20 participações desse modelo entre os 2 pilotos da McLaren (James Hunt e Jochen Mass): 10 abandonos (metade!) e 3 vitórias, todas com Hunt!
A McLaren foi a 3a colocada no campeonato de construtores de 1977 e marcou um 5o e 6o no de pilotos com Hunt e Mass, respectivamente.

* A BMW Sauber - com o modelo F1-07, de 2007 (foto 2) - terminou em 3o lugar o campeonato de construtores. Com a desclassificação da McLaren (Stepneygate!), foi promovida a vice-campeã nos construtores.
Marcou um 5o e 6o no campeonato de pilotos, com Nick Heidfeld e Robert Kubica, respectivamente.
Além disso, apresentou Sebastian Vettel ao mundo da F1...

Resultados bem similares da BMW Sauber, em 2007 e da McLaren, em 1977...

* 1973 foi um ano para se esquecer em Maranello. O novo modelo - 312B3-73 - foi um desastre, chegando ao ponto da Ferrari não participar de alguns GPs para que alguma melhoria fosse tentada no modelo.
Além disso, em vários GPs (7 de 15!), apenas um carro Ferrari esteve presente...

A estréia do novo modelo foi apenas no 4o GP da temporada, na Espanha. Os melhores resultados da Ferrari naquele ano, foram conseguidos nos 3 primeiros GPs, com o modelo 312B2, do ano anterior.
Jacky Ickx andou em 6 GPs consecutivos com o novo carro (da Espanha até Inglaterra) e como melhor resultado, um 5o na França.
Nesse mesmo período, Arturo Merzario, o segundo piloto, só andou em 2 GPs (Mônaco e França) e não fez nada.
A Ferrari deu um tempo, após o GP da Inglaterra, alterou o modelo, surgindo o '312B3S', e voltou na Áustria... apenas com Merzario.
O 312B3S Foi pior: Ickx saiu do time após o GP da Itália e Merzario conseguiu menos do que havia conseguido até então...
No final do ano, foram apenas 12 minguados pontos que colocaram a Ferrari em 6o no campoenato de construtores (atrás da March!). Sendo 9 pontos com o modelo '312B2', 3 pontos com o '312B3-73' e 0 (zero!) pontos com o '312B3S'.
No campeonato de pilotos, Ickx terminou em 9o, com 12 pontos (apenas 3 com o 312B3-73), mas seu melhor resultado foi na Alemanha a bordo de uma McLaren (4 pontos - isso representou 1/3 de seus pontos naquele ano).
Merzario foi o 12o, com apenas 6 pontos (todos com o 312B2).
É ou não é para se apagar dos registros?

Curioso: no ano seguinte, o modelo 312B3-74 resultou no vice-campeonato de cosntrutores além de um 2o e 4o no de pilotos com Clay Regazzoni e Niki Lauda, respectivamante.
Questão: apenas o nome '312B3' foi mantido num modelo totalmente reformulado/novo ou houve algum 'milagre' que fez o modelo funcionar de repente?


um abraço,
Renato Breder

Ron Groo disse...

Me parece que antes era mais... Informal, menos posado... sei lá...

Anônimo disse...

Grande Breder, seguinte: comparando os 2 carros, percebe-se que apenas a identificação é a mesma, 312B3, de resto eram completamente diferentes. . .inclusive o -74 como você bem o disse, deu um calorão no Emerson, tanto que ele e o Regazzoni foram decidir o título na última prova, Watkins Glen. . .
E além de tudo, era muito bonito também, principalmente após a evolução que resultou no encapsulamento do arco de proteção por sob a carenagem do motor e da mudança na fixação da asa dianteira. . .Corradi postou tempos atrás uma foto dele em sua versão inicial, no GP da Argentina. . .

Chegou a andar também no inicio de 75, aguardando a 312T que daria o primeiro título ao austríaco. . .

Abraço.

Zé Maria

Can Am disse...

Interessante analisarmos o destino de cada um dos pilotos presentes na apresentação da BMW-Sauber:
1) Glock: condenado à arrastar-se num arremedo de carro de corrida;
2) Heidfeld: "chutado" e aposentado...na marra;
3) Kubica: esse deve dar graças à Deus por estar vivo e ainda por cima inteiro. No máximo, pode retomar carreira na Ferrari, quem sabe, mas para ser escudeiro de Alonso "ad eternum";
4) Vettel: o único que deu-se bem (e põe bem nisso), dispensando demais comentários.
Um abraço,
Can Am.
P.S.: Prezado Breder, creio que o "milagre" causador do repentino surto de desempenho da Ferrari B3 seja originário da Áustria...(tudo bem, justiça seja feita, um pouco originário da Suíça também). Abs.

zamborlini disse...

respondendo ao renato e aos amigos, digo q houve uma profunda reformulação na ferrari no fim de 1973. a fiat comprou parte do time e colocou montezemolo, ele mesmo, como diretor esportivo. uma das decisões foi abandonar os esporte-protótipos, concentrando na f1. outra foi trazer q volta para maranello a contrução do chassi, q estava sendo feito na inglaterra. o carro foi todo reformulado e nem deveria ser chamado de 312B3. foi testado intensamente por lauda e regazzoni no inverno de 73/74 em fiorano e dom enzo ficou impressionado com a dedicação de lauda aos treinos. o resto é história.

Anônimo disse...

Zé Maria, Can Am, Zamborlini,

então é isso mesmo:

* Talvez por 'teimosia' ou 'superstição' - algo do gênero - ou mesmo apagar a imagem queimada (eu diria torrada!) em 1973, a Ferrari teimou em manter o nome '312B3' no NOVO modelo de 1974.
* Concordo com o Can Am: o milagre veio do lado de lá dos Alpes... Áustria e Suiça... com uma pitadinha de esforço concentrado italiano na F1...

um abraço,
Renato Breder

fernando disse...

só complementando as informações do zamborlini: o chassi dessa B3, a de 73, foi construído na Inglaterra, por um cara chamado Jim Thompson, porque - finalmente - a Ferrari decidiu utilizar monocoque nos carros da F1, e em Modena não tinham como realizar a construção.
na firma inglesa sempre disseram nunca terem tido desenhos mais bem detalhados e realizados (crafted) do que os dos italianos.
mas não sei o quanto do carro era ruim por causa do chassi. creio que a motorização também cresceu e ajudou na performance de 74 (obviamente cresceu devido à dedicação e empenho de Lauda em fazer desenvolver).

TW disse...

Ótimas imagens Corradi!

Anônimo disse...

Complementando o complemento do Fernando (hehehehe):

O motor utilizado pela '312B3-73' foi o 'Ferrari 001/11' de 3 litros e 12 cilindros contrapostos (na designação da Ferrari, um Flat 12)

Já o motor utilizado pela '312B3-74' foi o 'Ferrari 001/12', também 3 litros e 12 cilindros.

O quanto o motor melhorou de uma especificação para outra já são "outros 500"...

outro abraço,
Renato Breder