quinta-feira, 15 de março de 2012

Jo Bonnier

























Djurgården é linda.

Se escreve assim mesmo.

É uma ilha no centro de Estocolmo.

Suécia.

Foi lá que piloto Jo Bonnier nasceu.

Sua família  era abastada.

E Jo, um rapaz educado, gastava o dinheiro com força.

Aproveitava.

Assim como muitos em sua época descobriu a velocidade em cima de uma moto.

Com os carros ele descobriu o Rally.

Em 1956 ele estreiou na Fórmula 1 conduzindo um Maserati.

Foram diversas as equipes que ele defendeu.

Possui até um recorde esquisito.

Alcançado em 1958.

Pilotou por quatro equipes diferentes numa mesma temporada.

A última, a BRM, merece ser citada.

Foi com ela que no ano seguinte Bonnier conquistou sua única vitória na categoria.

A beira-mar em Zandvoort.

Fruto de um desafio

Stirling Moss havia pego um carro da BRM emprestado para testes.

E fez o bólido andar como nunca.

Moss parecia um foguete.

Brincou com os tempos.

Toda a BRM ficou parecendo incompetente.

O time precisava respoder.

Trabalharam duro.

Foi a primeira vitória do suéco.

E também a primeira da história da equipe BRM na Fórmula 1.

Bonnier era um bom piloto.

Mas o tempo dos amadores estava acabando.

Nos anos 50, os românticos foram desaparecendo um a um.

Portago, Castellotti, Colins, Hawthorn...

A Fórmula 1 se tornava profissional.

Exigente.

Moss já possuia um administrador, um assessor e até um preparador físico.

Ficou claro que Bonnier não fazia mais frente aos melhores.

Fora da categoria ele descobriu outras alegrias e conquistas.

Targa Florio, Montlhery, Reims e os 1000 km de Nurburgring.

Esse último, em 1966, com um Chaparral.

Mas seu maior legado foi a criação da associação de pilotos na Fórmula 1.

Na defesa da segurança Jackie Stewart era a voz.

Porém Jo Bonnier tinha um papel fundamental.

Era o homem que costurava os acordos.

Fluente em várias línguas, era ele quem concretizava as mudanças.

Em 1972 durante as 24 horas de Le Mans o suéco perdeu sua vida.

O acidente foi terrível.

E assustou muita gente.

Vic Elford, que viu o carro de Bonnier em chamas, voltou diferente para os boxes.

Algumas voltas depois ele teve que abandonar a tradicional competição com problemas
na caixa de marcha de sua Alfa Romeo.

Seu companheiro Helmut Marko avisou que era fim de prova.

Elford respirou aliviado.

"Que bom!"

Estava feliz.

Lembrou do fogo.

E do horror de ter visto a morte tão perto.

4 comentários:

Anônimo disse...

Corradi,

Sabe-se lá até quando Jo Bonnier pilotaria...
Assim como Graham Hill, começou em 1958 na F1 e, só não foi além porque morreu em Le Mans, 1972...

Quanto às fotos...

* Foto 1: Targa Florio de 1964.
Jo Bonnier e seu companheiro Graham Hill, pilotaram essa Porsche 718 RS pela equipe oficial de fábrica, a 'Porsche System Engineering'.


* Foto 2: Uma dúvida!

Essa foto é gêmea com a primeira deste post, certo?
http://f1corradi.blogspot.com/2012/02/retratos.html

Supondo que sejam do mesmo evento (quase 100% certo!), cruzei as informações disponíveis - Bonnier + Laguna Seca + Porsche + Anos 60 - e cheguei a um impasse:

a) Pode ser:
1960, USAC First Annual Pacific Grand Prix, Laguna Seca
Jo Bonnier. num Porsche 718 RS-60 #5, da equipe 'Porsche of America Corporation'.
O carro a seu lado parece ser uma 'Birdcage', logo seria:
Bill Krause. numa Maserati Tipo 61, #53, da equipe 'Maserati Rep. of California'

No entanto, o Porsche de Bonnier, pela foto do post passado, não parece ser um 718 RS... parece sim um 718 WRS Spyder!

b) ou poderia ser:
1962, USAC Pacific Grand Prox 200, Laguna Seca
Jo Bonnier. num Porsche 718 WRS Spyder #11 e a seu lado ou
Ken Milles. numa Maserati Tipo 61 #?? ou até
Bill Krause. numa Maserati Tipo 63 #??, da equipe 'Harry Finer of Maserati'.

Não encontrei outros registros... sabe qual é o evento e o ano?


* A terceira foto do post, é:
1960, Formula Libre Watkins Glen, 9 de outubro de 1960
Jo Bonnier numa Cooper-Climax
http://www.racingsportscars.com/photo/1960/Watkins_Glen-1960-10-09-011a.jpg
http://www.racingsportscars.com/photo/1960/Watkins_Glen-1960-10-09-011.jpg



um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Jo Bonnier participou do lendário filme Grand Prix!

Danilo Candido (Can Am) disse...

Breder,

Eu tenho em minha coleção esta Maserati #53, é uma Bird Cage Tipo 61 do Bill Krause, vencedor em Riverside 1960. Mas ainda assim não esclarece muito sobre o circuito, que realmente só pode ser Laguna Seca.

Um abraço,
Danilo Candido.

Anônimo disse...

Valeu, Danilo!

abraço,
Renato Breder