quarta-feira, 8 de agosto de 2012

M1






















Bom dia a todos.

Começando com a BMW ditando as regras do jogo.

10 comentários:

Miguel Gomes disse...

Creio que o número 6 é o Nelson Piquet.

Luís Vieira disse...

Nelson Piquet, se não me engano o campeão da Procar de 1980, em sua lindíssima M1 com as cores da BMW. E ainda fazendo história no Nordschleife com a BMW 83... maravilhosas fotos Corradi, parabéns!

Cardozo disse...

Já disse e repito: A BMW mais linda de todos os tempos!

Abraço,

Peter

Anônimo disse...

Bancando o 'chato'...

** A primeira foto é das 24 Horas de Le Mans, 1980...
O #83 foi pilotado pelo trio Dieter Quester / Didier Pironi / Marcel Mignot.
http://www.racingsportscars.com/photo/1980/Le_Mans-1980-06-15-083.jpg


** A segunda foto é claramente da 'Procar BMW M1'. Digo isso pela "paisagem monomarca"...
Foram apenas 2 temporadas desta categoria: 1979 (8 provas) e 1980 (9 provas).
O carro, em ambas as temporadas, era o BMW M1, com um motor BMW M88 de 3,5 litros e 6 cilindros em linha.

Nelson Piquet participou das duas temporadas.
Em 1979, participou de 5 etapas: Zolder, Dijon, Silverstone, Zandvoort e Monza.
Corria com o número 6 e um carro com as "cores de fábrica":
http://www.racingsportscars.com/photo/1979/Silverstone-1979-07-14-006.jpg

Já em 1980, Piquet participou de 8 etapas: Donington, Avus, Mônaco, Norisring, Hockenheim, Zeltweg, Zandvoort e Imola.
Correu com o número 5 e um carro verde e branco:
http://www.racingsportscars.com/photo/1980/Norisring-1980-06-22p-005.jpg

Na foto do post, o #6 é Nelson Piquet, do time de fábrica 'BMW Motorsport'.
O #99 é Toine Hezemans, do time 'BMW Nederland' (é só reparar as faixas azul, branca e vermelha... a bandeira da Holanda).
O carro logo atrás do Piquet, é o #44 de Markus Höttinger (patrocínio Jim Beam e com as cores da Castrol).
Atrás de Höttinger, um carro com a pintura igual ao do Piquet (mesma equipe), é o #90 de Mike Bleekemolen... daí a dica de ser uma foto da etapa da Procar em Zandvoort!
O BMW amarelo, à frente de todo mundo, é o #81 de Manfred Winkelhock (patrocínio Kreis Telefonbuch), da equipe 'Winkelhock Racing'.
E, por último, o carro que aparece quase que so o teto. Dá para ver uma 'cruz helvética' (suiça) na traseira do carro. Os suiços presentes eram: Clay Regazzoni e Marc Surer.
Regazzoni usava um BMW com "pintura de fábrica" (mesma equipe de Piquet), sobra então, o #71 de Marc Surer, da equipe 'BMW Schweiz'.

Detalhe: dá para ver o nome dos pilotos na traseira de alguns dos carros...

Então, dá para afirmar. A segunda foto é da etapa em Zandvoort da 'Procar BMW M1', em 1979.
Acho que é isso...


Algumas fotos para identificação:
Winkelhock - http://www.racingsportscars.com/photo/1979/Silverstone-1979-07-14-081.jpg
Regazzoni - http://www.racingsportscars.com/photo/1979/Silverstone-1979-07-14-028.jpg
Höttinger - http://www.racingsportscars.com/photo/1979/Silverstone-1979-07-14-044.jpg

um abraço,
Rento Breder

Humberto Corradi disse...

Breder destruindo...

Valeu

zamborlini disse...

a seção dos comentários está muito legal. são poucos os chatos e caras como o 'breder' acrescentam muito.
parabéns!!!!

fernando disse...

grande Breder, eu tava achando a pista da foto `em grupo` meio conhecida, familiar mesmo - deve ser foto da primeira volta na Tarzan, a primeira curva após a largada.
minha primeira vista nesse post foi displicente, achei que os carros 6 e 99 fossem da mesmíssima equipe, inda bem que há o Breder que não deixa passar nada por garantido, deixando clara a diferença entre a bandeira da holanda e a pintura tricolor da bmw oficial.
muito legal a M1 toda amarela, deve ser um carro ainda mais belo de se ver.
e eu não sabia que esse torneio tinha andado em weekends e pistas que não andava a F1: avus, donington e norisring.
dizem que os únicos pilotos que eram pontuais nessas corridas da procar eram piquet e lauda; os outros mr. E tinha que sair correndo pelospits chamar a tropa pra cumprir o compromisso (tá certo que os doias eram empregados do nanico nessa ´poca).

fernando disse...

e zamborlini certeiro na `avaliação` do blog; elogio mais que merecido å turma que se reúne aqui.

Anônimo disse...

Valeu, pessoal!

Em 1979, todas as etapas foram "preliminares" dos GPs de F1: (1) Zolder, (2) Mônaco, (3) Dijon, (4) Silverstone, (5) Hockenheim, (6) Zeltweg, (7) Zandvoort e (8) Monza.

A numeração que os pilotos de F1 receberam na temporada, correspondia aos seus números na F1. Em quase 100% dos casos...

Nessa primeira temporada (1979), 8 pilotos participaram de todas as etapas: Clay Regazzoni, Wolfgang Schütz, Markus Höttinger, Dieter Quester, Helmut Kelleners, Hans-Joachim Stuck, Toine Hezemans e Niki Lauda.

Outros 4 pilotos participaram de 7 etapas: Sepp Manhalter, Bruno Giacomelli, Walter Brun e Jean-Louis Lafosse.

Nelson Piquet participou apenas de 5 etapas.

Niki Lauda, na primeira etapa, correu pelo time de fábrica, e nas demais pela 'Project Four Racing', de Ron Dennis...
Na transição de 1979 para 1980, Ron Dennis adquiriu a McLaren e Niki Lauda deu uma 'banana' para a Brabham e a F1...
Quando voltou à F1, em 1982, Niki Lauda veio para a McLaren de Ron Dennis...

Os demais nomes (ao todo foram 35 pilotos) nessa primeira temporada!):
Alan Jones, Franz Konrad, Marc Surer, Manfred Winkelhock, Jacques Laffite, Elio de Angelis, Didier Pironi, Markus Hotz, Mario Andretti, Hans-Georg Bürger, Jochen Mass, Carlos Reutemann, Jean-Pierre Jarier, Emerson Fittipaldi, Patrick Depailler, Tiff Needell, Mike Bleekemolen, Teo Fabi, Albrecht Krebs, Eddie Cheever, Jean-Pierre Beltoise e Frank Sytner.

UFA!!!


outro abraço,
Renato Breder

fernando disse...

putz, e tava lá, o Emerson, mais uma vez.
esse homem pilotou uma variedade magnífica de automeoveis de corrida.
uma antologia em pessoa.