Piloto por piloto, época por época, endeusamento por endeusamento, nos anos 60 não existia pneus especiais, muito menos aerofólio pra segurar o carro nas curvas, e o que dizer da famosa suspensão "ativa" nos anos 80 e 90? Mansell voava na chuva em 92, o carro nem se mexia nas curvas, nos anos 80 já era assim na Lotus e Williams.
Trocar marcha nos anos 60...nada de molezinha de câmbio sequencial, era tudo no BRAÇO, os pilotos passavam marcha no dramático "em H"...
John Surtees numa Honda RA300, em Watkins Glen ou no Autódromo Ricardo Rodriguez... creio ser nos EUA mesmo...
** FOTO 2 **
Graham Hill e sua Lotus 49 Ford além da crista, descendo a curva... seguido por Chris Amon numa Ferrari 312/67 e... parece uma Honda RA300 (logo, John Surtees!)... em Watkins Glen.
** FOTO 3 **
Jim Clark contornando a Curva da Gare em sua Lotus 25 Climax... último GP do Team Lotus com a Climax antes da estréia do Ford Cosworth em Zandvoort...
** FOTO 4 **
Bruce McLaren batendo um papo comodamente assentado no pneu de sua McLaren M4B BRM, em Monte Carlo, antes da largada para o GP.
esse foi um ano espetacular para o automobilismo esportivo de alto nível, não só na F1, em Le Mans também, dizem que a "24 Horas" foi a edição com o grid mais interessante da história da prova. na F1, porém, a tragédia do acidente de Lorenzo Bandini em Mônaco, a primeira vez que um acidente gravíssimo foi visto ao vivo pela televisão ( na Europa). em compensação, houve a antológica performance 'extraterrestre' de Jim Clark em Monza... -------------------------------------------- Breder, uma pequena observação ao seu comment: o Clark em Mônaco, acho que o carro era uma Lotus 33, o modelo que sucedeu a 25; esta foi a do título de 1963, a 33 foi a do título de 1965 e, creio, o carro reserva da equipe em 67 - em Silverstone por exemplo, Hill danificou sua 49 nos treinos, e na corrida largou com uma 33. no entanto, sendo Mônaco, talvez mesmo tenha sido utilizada uma 25, talvez mais apropriada à pista estreita; a verificar. abs Fernando
5 comentários:
Piloto por piloto, época por época, endeusamento por endeusamento, nos anos 60 não existia pneus especiais, muito menos aerofólio pra segurar o carro nas curvas, e o que dizer da famosa suspensão "ativa" nos anos 80 e 90? Mansell voava na chuva em 92, o carro nem se mexia nas curvas, nos anos 80 já era assim na Lotus e Williams.
Trocar marcha nos anos 60...nada de molezinha de câmbio sequencial, era tudo no BRAÇO, os pilotos passavam marcha no dramático "em H"...
Ninguém lembra disso...
1967... boa safra!
** FOTO 1 **
John Surtees numa Honda RA300, em Watkins Glen ou no Autódromo Ricardo Rodriguez... creio ser nos EUA mesmo...
** FOTO 2 **
Graham Hill e sua Lotus 49 Ford além da crista, descendo a curva... seguido por Chris Amon numa Ferrari 312/67 e... parece uma Honda RA300 (logo, John Surtees!)... em Watkins Glen.
** FOTO 3 **
Jim Clark contornando a Curva da Gare em sua Lotus 25 Climax... último GP do Team Lotus com a Climax antes da estréia do Ford Cosworth em Zandvoort...
** FOTO 4 **
Bruce McLaren batendo um papo comodamente assentado no pneu de sua McLaren M4B BRM, em Monte Carlo, antes da largada para o GP.
um abraço,
Renato Breder
Um pouquinho de saudosismo para acalmar os ânimos com tanta notícia preocupante sobre o futuro da categoria...
esse foi um ano espetacular para o automobilismo esportivo de alto nível, não só na F1, em Le Mans também, dizem que a "24 Horas" foi a edição com o grid mais interessante da história da prova.
na F1, porém, a tragédia do acidente de Lorenzo Bandini em Mônaco, a primeira vez que um acidente gravíssimo foi visto ao vivo pela televisão ( na Europa).
em compensação, houve a antológica performance 'extraterrestre' de Jim Clark em Monza...
--------------------------------------------
Breder, uma pequena observação ao seu comment: o Clark em Mônaco, acho que o carro era uma Lotus 33, o modelo que sucedeu a 25; esta foi a do título de 1963, a 33 foi a do título de 1965 e, creio, o carro reserva da equipe em 67 - em Silverstone por exemplo, Hill danificou sua 49 nos treinos, e na corrida largou com uma 33.
no entanto, sendo Mônaco, talvez mesmo tenha sido utilizada uma 25, talvez mais apropriada à pista estreita; a verificar.
abs
Fernando
Bem observado, Fernando!
Eu dei uma "cochilada"... hehehe...
A Lotus usou 3 modelos e 3 motores em 1967.
1a etapa (AFS): Lotus 43 BRM (motorzão H16)
2a etapa (MON): Lotus 33 Climax
3a etapa em diante: Lotus 49 Ford Cosworth.
Tanto Clark quanto Hill...
Não era uma 25...
outro abraço,
Renato Breder
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