quinta-feira, 10 de abril de 2014

1967


































Um pouco dos anos 60.

Ensaio.

5 comentários:

Anônimo disse...

Piloto por piloto, época por época, endeusamento por endeusamento, nos anos 60 não existia pneus especiais, muito menos aerofólio pra segurar o carro nas curvas, e o que dizer da famosa suspensão "ativa" nos anos 80 e 90? Mansell voava na chuva em 92, o carro nem se mexia nas curvas, nos anos 80 já era assim na Lotus e Williams.

Trocar marcha nos anos 60...nada de molezinha de câmbio sequencial, era tudo no BRAÇO, os pilotos passavam marcha no dramático "em H"...

Ninguém lembra disso...

Anônimo disse...

1967... boa safra!

** FOTO 1 **

John Surtees numa Honda RA300, em Watkins Glen ou no Autódromo Ricardo Rodriguez... creio ser nos EUA mesmo...


** FOTO 2 **

Graham Hill e sua Lotus 49 Ford além da crista, descendo a curva... seguido por Chris Amon numa Ferrari 312/67 e... parece uma Honda RA300 (logo, John Surtees!)... em Watkins Glen.


** FOTO 3 **

Jim Clark contornando a Curva da Gare em sua Lotus 25 Climax... último GP do Team Lotus com a Climax antes da estréia do Ford Cosworth em Zandvoort...


** FOTO 4 **

Bruce McLaren batendo um papo comodamente assentado no pneu de sua McLaren M4B BRM, em Monte Carlo, antes da largada para o GP.



um abraço,
Renato Breder

Mauricio Morais disse...

Um pouquinho de saudosismo para acalmar os ânimos com tanta notícia preocupante sobre o futuro da categoria...

Anônimo disse...

esse foi um ano espetacular para o automobilismo esportivo de alto nível, não só na F1, em Le Mans também, dizem que a "24 Horas" foi a edição com o grid mais interessante da história da prova.
na F1, porém, a tragédia do acidente de Lorenzo Bandini em Mônaco, a primeira vez que um acidente gravíssimo foi visto ao vivo pela televisão ( na Europa).
em compensação, houve a antológica performance 'extraterrestre' de Jim Clark em Monza...
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Breder, uma pequena observação ao seu comment: o Clark em Mônaco, acho que o carro era uma Lotus 33, o modelo que sucedeu a 25; esta foi a do título de 1963, a 33 foi a do título de 1965 e, creio, o carro reserva da equipe em 67 - em Silverstone por exemplo, Hill danificou sua 49 nos treinos, e na corrida largou com uma 33.
no entanto, sendo Mônaco, talvez mesmo tenha sido utilizada uma 25, talvez mais apropriada à pista estreita; a verificar.
abs
Fernando

Anônimo disse...

Bem observado, Fernando!

Eu dei uma "cochilada"... hehehe...

A Lotus usou 3 modelos e 3 motores em 1967.

1a etapa (AFS): Lotus 43 BRM (motorzão H16)
2a etapa (MON): Lotus 33 Climax
3a etapa em diante: Lotus 49 Ford Cosworth.

Tanto Clark quanto Hill...
Não era uma 25...


outro abraço,
Renato Breder