quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Auditoria







































Não poderia deixar passar em branco o fato da Audi abandonar as provas
do World Endurance Championship.

Ainda mais porque a marca colecionou muitas vitórias na categoria.

Entendi a decisão da Volkswagen.

Não fazia sentido mesmo manter a Porsche e a Audi brigando entre si
com tecnologias de motorização diferentes, sendo que a diesel (Audi)
não apontava para o futuro.

Assim a Audi se move de vez para a Fórmula E.

Tenho muita simpatia pelas maratonas automobilísticas.

Quem acompanha o Blog desde sempre sabe disso.

Mas o WEC não casa com a mídia.

O formato não cabe.

Tanto que é praticamente impossível encontrarmos um jornalista que faz
todas as provas do calendário in loco.

Economicamente não é viável.

Quer um exemplo?

Mark Webber foi campeão em 2015.

Não havia uma alma da imprensa australiana presente para registrar o fato.

Outro?

As marcas pagam caro para divulgar que venceram.

Acredite.

A mídia aparece quando um piloto da Fórmula 1 anuncia que irá participar
de alguma prova.

Pergunta.

Quem ganhou mais com conquista de Hulkenberg nas 24 horas de Le Mans?

Nico ou a WEC?

É chato dizer coisas assim de algo tão legal.

Mas penso que a Audi não perde (ou ganha) nada levando sua força para os
carros elétricos.

Fica do mesmo tamanho.

Quer mídia, exposição de verdade e ver sua marca brilhar?

O caminho ainda é a Fórmula 1.

Os números da categoria máxima do automobilismo fazem as outras
parecerem amadoras.

Mais.

Com a Liberty (nova proprietária) e os planos de invadir a América, me
parece que esse reinado ainda está bem longe de acabar.

Pior para as outras.

6 comentários:

dvdbraz disse...

Acho que tem salvação para o interessantíssimo WEC! Com exceção das 24 horas de Le mans, as outras provas poderiam ser divididas nos dois dias do final de semana assim:
1- pela manhã (sábado) tomada de tempo para o grid de 01:00hora (começando as 08:00 am)
2- corrida - começará as 15:00 terminando as 18:00 hs (tendo duração máxima de 03:00 horas)
3- pela manhã (domingo) tomada de tempo para o grid de 01:00hora (começando as 08:00 am)
4- corrida - começará as 14:00 terminando as 17:00 hs (tendo duração máxima de 03:00 horas)

obs.: os ingressos valerão para os dois dias e com direito a conhecer os boxes e os pilotos antes das corridas.

Marcos José disse...

Minha opinião é de que a Audi só perderá dinheiro neste seu envolvimento com a F-E (e está história de que a Alemanha só "permitirá" carros elétricos a partir de 2030 me pareceu ser muita "suspeita" e bem "estranha" no momento)...mas a decisão é do Grupo VW!! Mobil saindo da McLaren e chegando na Red Bull em 2017...e a BP (com a Castrol) substituíndo a Mobil na McLaren...e por falar em McLaren...surgiu um novo boato dizendo que o Ron Dennis "poderá" ser "aposentar" ("dizem" que é mais por pressão dos sócios majoritários que não querem mais Ron Dennis na presidência do Grupo McLaren) ao final de 2016 e que será substituído por Zak Brown na direção da equipe pra 2017!! A Malásia "saindo" ("vai dar um tempo da F1"...ou será que a promoção da prova malaia também está envolvida num caso muito "estranho" de fraude e lavagem de dinheiro que surgiu nestes últimos meses na Malásia...) em 2018 para a "chegada" do GP do Vietnã (a pedido da Heineken) pra 2019??

Ham disse...

Olha...as provas são chatas...um samba do crioulo doido...carros muito distintos em desempenho na pista...e poucas disputas porque os caras querem poupar o equipamento pra chegar ao final.

Társio disse...

É uma pena a saída da Audi do WEC.

Consegui ver as 3 etapas de Interlagos, e os carros são fantásticos. Tem um arrasto enorme, voam nas curvas e o R18 é completamente silencioso. Assistindo a corrida da grade na entrada do S (fim da reta) você só ouve o ruído do deslocamento do vento. Tipo um carro fantasma. É sensacional!

Mas infelizmente faz sentido a saída. E não acredito num investimento na F1 tão cedo. Após o escândalo das trapaças do grupo Volkswagen com a emissão de poluentes, não faz o menor sentido continuar investindo em tecnologia a diesel (que é a base da Audi no WEC). Para começar um projeto do zero, dispensando o diesel, o grupo já tem a Porsche. O Grupo VW vai precisar ralar 10 anos para recuperar a credibilidade.

E é uma pena para o brasileiro Lucas Di Grassi, que era um dos melhores pilotos da Audi no WEC. A Formula E é legal, mas não se compara.

E para o WEC é péssimo. Irá enfraquecer a categoria. A categoria ficará com a classe LMP1 somente Toyota e Porsche. O ideal seria "nivelar" as regras entre LPM1 e LMP2 para aproximar o nível entre os carros e virar uma competição fábricas X garagens numa mesma classe como já ocorreu em outrora.

Abç
Társio

Celso disse...

Corradi, você poderia trazer alguns números comparativos entre WEC e F1?

Luís Vieira disse...

A F1 vive sonhando com o grupo VW, todo ano novas especulações aparecem. Se a Audi realmente saiu do WEC por questões financeiras é bastante improvável que procure ingressar na F1, não? Pra mim parece que o caminho da F-E faz mais sentido, com custos sob controle e a associação da imagem com a tecnologia "do futuro".