sexta-feira, 5 de junho de 2020
Paternidade
Num espaço de discussões no Facebook apareceu o tema.
Quem é o pai dos aquecedores de pneus?
A cultura popular aponta Nelson Piquet.
Outro dia fiz um post aqui que trouxe dúvidas.
A foto em que aparece a McLaren de Emerson Fittipaldi com cobertores nos pneus.
A data: setembro de 1974.
Mosport Park.
Mas qual é a história disso?
Começa ainda na sexta-feira, durante os treinos para a prova.
Fazia muito frio.
Fittipaldi havia discutido com a equipe o problema do aquecimento dos pneus.
A solução veio com Teddy Mayer.
O cara improvisou um forno!
Mandou comprar um aquecedor a gás.
O troço aquecia os pneus dentro de uma caixa de madeira.
Tudo construído pelos mecânicos da McLaren.
O plano foi colocado em prática no domingo.
Três horas antes do inicio da corrida.
O sigilo era total.
Não queriam que nenhuma outra equipe percebesse a manobra.
No warm-up, Emerson chegou a sair com os pneus frios.
Faltando duas horas para a largada a Ferrari descobriu o segredo.
Desespero!
Tentaram até solucionar o problema.
Os italianos colocaram seus pneus dentro de dois carros e ligaram os aquecedores.
Claro que não deu certo.
Os pneus foram colocados sem a temperatura adequada nos carros de
Niki Lauda e Clay Regazzoni.
O frio era intenso.
Por isso, mesmo após a volta da apresentação, a McLaren cobriu
seus pneus com cobertores.
Daí a foto...
O relato é da época.
Do próprio Emerson Fittipaldi.
O vencedor da prova.
Postado por
Humberto Corradi
às
19:00
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16 comentários:
Corradi, eu tinha o suplemento especial que vinha com a 4RODAS na época e mostrava exatamente isso. Sempre que falei ou escrevi sobre o tema afirmava esse fato, mas não adianta que a máxima de Goebbels ainda é valida:
Uma mentira repetida e replicada a exaustão se torna uma verdade irrefutável.
Esse foi o caso dessa "estória" da invenção do Piquet que eu não entendo de ter lido em tantas publicações "avalizadas" e que ninguém contestar isso, como o tal suplemento desapareceu por encanto dos meus "guardados" teve momento que eu cheguei a duvidar das minhas convicções - e sanidade mental também -, pois afinal só eu me lembrava disso.
Legal você abordar o assunto, não vai mudar a cotação do dólar, tirar a Grécia da crise ou alterar a órbita da terra mas ao menos vai servir e poder provar que eu não estava maluco, ou na pior das hipóteses arrumei um colega de hospício..... vai uma camisa de força aí?
Rubem Rodriguez Gonzalez
O Teddy Mayer terá sido o primeiro a pôr em prática um sistema de aquecimento de pneus nas boxes, mas considero bastante estranho a ideia não ter tido seguimento.
A Ferrari não me admira que o não tenha feito, pois nesses anos o obstinado "padrino" Enzo ainda cultivava a crença de que "i motori sono tutto ciò che conta" e que qualquer inovação que tivesse origem nos "assemblatori inglese" era indigna de ser replicada pela scuderia.
O caso da McLaren é que me espanta, pois a ideia até terá contribuído para a vitória, pelo que era um sistema a ser utlizado pelo menos nos GP's mais frios. Provavelmente só o pessoal de então da McLaren e o Emerson sabem qual o motivo para terem descartado o sistema.
Quanto ao Nelson Piquet ter sido declarado como o pai da ideia do aquecimento de pneus nas boxes, tal será devido ao facto de que a partir de então tal prática ter passado a ser regra generalizada.
Talvez alguma conversa com Emerson, ou talvez os tempos em que correu com a McLaren da BS Fabrications, lhe tenham feito chegar aos ouvidos alguma informação acerca da ideia de Teddy Mayer, e Piquet sempre adorou ter uma vantagem tecnológica para fazer aquilo que mais gostava: bater os seus adversários na pista.
Nunca o Piquet disse que inventou isso. e na época da F3 britânica, fez melhor. Colocou seu Ralt num conteiner com vários aquecedores ligados. Assim, além de pneus, os líquidos já estavam na temperatura mais próxima da ideal.
Não sabia dessa. Muito bom
Tohmé me permita discordar, já ví entrewvistas em que o Piquet reevidica a invenção do processo de aquecimento artificial através de mantas elétricas.
Se você for ao "gúgol" e digitar:
"piquet inventou aquecimento"
receberá de volta milhares de verbetes e links sobre a paternidade do Piquet da alegada invenção, não é implicância minha com o Piquet é apenas dar a cezar o que é de cezar.
Abaixo segue um link de um post do Flávio Gomes - quando eu ainda frequentava aquele espaço - que por coincidência era de uma foto enviada pelo Corradi aonde eu comento com mais detalhes essa "invenção" que inclusive saiu da cachola do Emerson e do Jo Ramirez.
Rubem Rodriguez Gonzalez
Acho que o Piquet tá pouco se lixando pra isso tudo. Na verdade, acho que nunca se lixou pra nada além de correr e fazer o melhor que pudesse. E tenho dito.
Desconhecia a história disso. Muito obrigado pela informação Humberto.
abs
aí, anônimo.
acho q vc está totalmente enganado.
lembro de ver piquet reclamando para si justamente essa idéia a q o post se refere, numa entrevista com o jô soares, e se mostrava muito contrariado por não ter a fama de supercampeão que senna tem com o público brasileiro, e mencionava essa idéia dos pneus aquecidos como exemplo de importância não-reconhecida, essa e outras mais.
esse papo de q não se lixa pra nada e 'apenas' fazia o melhor q podia na pista simplesmente não cola, ninguém consegue ser tricampeão na F1 agindo sem premeditação alguma.
esse lance de 'não se lixar pros outros' é o q ele conseguiu montar como imagem pública, dado q não tem o carisma q emerson tem e o falecido outro tricampeão teve de sobra.
eu conhecia essa história da mclaren criando o aquecimento para as provas finais no outono de north america, da mesma reportagem a q se refere o rubem gonzalez mais acima; pra ser sincero, vendo os fatos a mcalren criou algo em cima de improviso, quando já estavam lá para as tais corridas.
mas emerson tirou todo o proveito daquilo, venceu no canadá e para a última corrida no glen empatado e super motivado pra derrotar regazzoni .
piquet deu a idéia e sua equipe sistematizou o uso por todo o campeonato (o q a mclaren não fez, ao q sabemos) - aliás ele foi brilhante na coisa, como está descrito em detalhes na entrevista recente do moreno no site bandeira verde - moreno dedica uma resposta só a descrever o sistema que piquet envisou, e é brilhante, vá lá checar.
mas não é inédito, pois teve esse da mclaren com emerson em 74. é fato.
PS: relendo agora usei uma palavra q acho nem existe em português, a usei como no inglês, 'envisou' talvez em português seja 'envisionou', mas mesmo assim não garanto nada.
Amigos,
bom dia.
Os sistemas como dito acima são bem diferentes. A McLaren tentou fazer um forno e para manter os pneus aquecidos utilizou cobertores comuns. Piquet pegou cobertores elétricos que deram origem aos aquecedores de pneus.
Abraço
Claudio Paes Leme
Anónimo, onde estão as provas disso??
Falar só não chega, e já agora, convém colocar o nome nos comentários porque assim o seu deixa de ser anedota e passa ter dono.
Pedro Costa
Não a dúvida que foi a Mclaren a precursora, só que o sistema deles era a gás, o Piquet só fez um aquecimento diferente elétrico, alguns anos depois aperfeiçoando a ideia, mas o aquecimento de pneus moderno ocorreu com as Williams em 1986 (e não tem nada a haver com o Piquet que entrou nesta equipe em 1986) o Frank Williams comprou a ideia de um inglês o Mike Drury, ele usava alguns componentes químicos mais eletricidade, finalmente o sistema de aquecimento funcionou e a idéia de Mike foi comprada por todo mundo, inclusive na Fórmula Indy. O Piquet é um grande piloto, mas tem este defeito "ele se acha", o único que sabe acertar carros, o único que entende de mecânica, chamando o Nigel Mansell (que é engenheiro) de idiota. E o Piquet que viria rodando na engenharia mecânica de Brasília o que ele é? Para mim ele fala demais e quem inventou o reabastecimento foi a F Indy, mas o Piquet diz que foi ele que introduziu na Fórmula 1, já o Gordon Muray disse que ele teve a idéia de usar o reabastecimento no Brabham durante um banho quente, quem está falando a verdade o eng. Gordon ou o Piquet? Eu acho que o Piquet está mentindo...senti sinceridade no Gordon Muray.
Não devemos esquecer também da suspensão ativa que apesar de ter surgido no ínicio da década de 80 com os Lotus de Colin Chapman (alguns dizem que foi a Tyrell a verdadeira precursora) o Piquet jura que foi ele que desenvolveu o sistema para a Williams em 1987. Só que o piloto Thiery Boutsen, que é engenheiro mecânico diz que foi ele que desenvolveu o Sistema em 1990 dando de mão beijada para a Williams de Mansell, o Patrick Head já deu várias entrevistas dizendo que a suspensão ativa da Williams de 1987 não era boa e foi "mal desenvolvida" dando uma cutucada no seu desafeto Piquet. Mas também já vi dizer que a suspensão ativa da Williams de 1992 na realidade era da March (Adrian Newey) e quem desenvolveu foi o Gugelmin, inclusive o Newey elogiava muito o Gugelmin no quesito, acerto de carro, a Williams quando contratou o Adrian Newey teria colocado a suspensão ativa dos March nas Williams...Eu estaria inclinado em acreditar um pouco mais no Boutsen...ele por ser eng. teria junto com a engenharia da Williams encontrado a solução dos problemas de suspensão Williams.
MUITO OBRIGADO PELOS ESCLARECIMENTOS!!!!
Coisas diferentes. A McLaren só usou esse sistema de cobertores e forno em Watkins Glen em 1974, pois fazia muito frio na ocasião e, como era disputa de título, qualquer vantagem era válida. O próprio Emerson só se referiu ao uso desse sistema em Watkins Glen; não foi algo pensado como ferramenta habitual de incremento de desempenho. O uso regular, e com manta elétrica, veio com Piquet, que percebeu que isso podia ser útil em qualquer circunstância, e não apenas em dias frios.
Digamos que a McLaren pôs o ovo em pé,e Piquet fez a omelete.
Não sei se procede, mas não foi o Piquet que inventou a prática de fazer ziguezague na volta de apresentação para aquecer pneus?
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