sexta-feira, 18 de outubro de 2019

BPR


























Bom dia a todos.

Olha aí as preciosidades enviadas pelo amigo Fernando via mail.

As fotos da passagem da BPR por Curitiba em dezembro de 1996.

Pra quem não sabe a BPR Global GT Series foi a categoria predecessora da atual
FIA GT.

Destaque para os brasileiros Nelson Piquet, que foi parceiro de Johnny Ceccoto,
e pro veloz Maurizio Sandro Sala.

Valeu demais Fernando!

16 comentários:

bruno mantovani disse...

Lembro mto bem das corridas, transmitidas pelo Globo. Curitiba e Brasília.

Anônimo disse...

Eu estava aqui nas etapas de Curitiba, e a tocada do Piquet era um show!!!

Abraço!

Mauro Santana
Curitiba-PR

Anônimo disse...

Essas McLaren F1 GTR BMW são bonitas demais!!
Me lembro delas com a pintura da 'Gulf' em 1996 - sai azul-calcinha e entra azul-escuro - e mais bonitas ainda em 1997 (agora já FIA GT)!!


** 1996 BPR/FIA GT Championship, Silverstone

#2 Weaver / Bellm - McLaren F1 GTR. Gulf Racing/GTC Motorsport
http://farm5.staticflickr.com/4152/5017077057_73d3c52333_b.jpg

#6 Raphanel / Owen-Jones - McLaren F1 GTR. Gulf Racing/GTC Motorsport
http://farm5.staticflickr.com/4087/5017683742_bc6bdc089e_b.jpg



** 1997 FIA GT Championship Silverstone

#1 - Gilbert-Scott / Raphanel / Bellm - McLaren F1 GTR. Gulf Team Davidoff
http://farm5.staticflickr.com/4104/4979989260_74672ff67b_b.jpg

#2 - Nielsen / Bscher - McLaren F1 GTR. Gulf Team Davidoff
http://farm5.staticflickr.com/4107/4979591051_0f72c4f43e_b.jpg


E sigo o mestre: valeu, Fernando!



um abraço,
Renato Breder

Costa disse...

Essa etapa aqui em Curitiba foi inesquecível!
Faltaram as 2 F40 nas fotos aí. Lembro que o Piquet batia marcha passando pela placa dos 100m no final do retão, e só então reduzia, coisa de louco!
Lindas fotos.

Costa disse...

achei as ferraris... hehehe Abraço

Anônimo disse...

(putz , madrugada de segunda e só agora pude checar o blog - valeu Corradi!)

legal demais ver essas fotos publicadas - fui com credencial de um pequeno jornal/revista, formato tablóide a ProjetoPiloto, feita pelo Luis Handro e seu pai 'seu' Walter, cobria principalmente eventos do automobilismo regional paulista, inicio dos 90 - mas não lembro se minhas fotos desse evento foram aproveitadas, então é a primeira vez que saem da gaveta e são vistas por mais gente que realmente gosta.
só fui a Curitiba, infelizmente - esses carros na pista do DF também teria sido espetacular de se ver.
as McLaren F1 são dos mais belos esportivos que já vi.
as F40 tmabém impressionavam, havia duas, com um piloto brasileiro em cada dupla, o Antonio Hermann (que trouxe a GT3 ao BR, hoje chefe da equipe BMW na GTBR) e na outra o jovem Luis Garcia Jr. que vinha dos monopostos e estranhou muito o cockpit fechado, principalmente o calor dentro do carro.
Piquet realmente se sobressaía, como disse o Costa: num treino livre (acho que a primeira ida dele å pista com o carro) vi ele dar um 360 na freada antes do miolo, sem sair do asfalto e retornando sem imobilizar o carro. Ceccoto seu partner tambem não era fraco não.
noutras duas McLaren estavam Maurizio Sala/Fabien Giroix, e John Nielsen com um gentleman driver; Nielsen foi rival de Piquet na F3
Euro em 1977, se estabeleceu na Endurance inclusive vencendo em Le Mans.
tinha também o veterano Bob Wollek, um dos principais pilotos vencedores da marca Porsche, que venceu lá a categoria em que os 911 RSR dominavam (não sei se a nomenclatura do modelo está certa, mas vcs sabem de que carro estou falando). Piquet/Cecotto venceram no geral.

da sigla BPR: o B de Barth, J¨rgen Barth, alemão que venceu LeMans uma vez (1977, em parceria com Ickx) e filho de Edgar Barth, que se não me engano foi campeão europeu de hillclimb e de GTs nos anos 50/60.
muito simpático, estava ansioso pra saber o q jornalistas achavam do novo formato de 3 horas de duração que a BPR havia adotado naquele ano.
esse formato continuou sendo usado nas encarnações subsequentes da categoria dos GTs.
o P não me lembro.
o R ouvi dizer que é de Ratel, o cara que conseguiu tornar a categoria num Mundial da FIA em anos recentes (e q agora acabou de desistir do campeonato em nivel mundial) - na época confundi com o nome de Jean-Pierre Raphanel , q estava em Curiiba e foi um dos principais pilotos de GTs nos anos 90.
é isso aí. grandes lembranças. so me arrependo de não ter gastado mais filme, foi a primeira credencial que consegui de um evento internacional.
e agradeço os elogios ås fotos, vindo do pessoal daqui não é pouco. valeu.
abraços
Fernando

Anônimo disse...

Breder, das fotos de silverstone que vc indica, a corrida de maio de 97, estive lá, comentei aqui num post que Corradi fez com uma foto de um Marcos GT 'navegando' em pista encharcada - na corrida de 3 horas de duração caiu um toró que se tornou historico em Silverstone, pela intensidade.
se lembro direito a corrida foi finalizada em bandeira vermelha por causa de uma pancada brutal do Raphanel com a Mclaren #1, nos guardrails embaixo da ponte, no trecho exatamente chamado Bridge (infelizmente suprimido na reforma recente).
fui de ingresso, mas fiz algumas boas fotos, principalmente nos treinos de sábado. belíssimas Mclaren F1 e Porsche GT1.
abs
Fernando

Ever Rupel™ disse...

foi a 1ª vez q pus os pés num autódromo! e o vírus ficou!

Anônimo disse...

Fernando...

com a ajuda do google:

B - Jürgen Barth
P - Patrick Peter
R - Stéphane Ratel

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Completando o complemento...

O parceito de John Nielsen era o piloto Thomas Bscher.

E aqui uns vídeos do BPR de 1996:
Um resumão da EuroSport das duas provas extra-campeonato da BPR no Brasil, em 1996.

1) 2 Horas de Curitiba:

parte 1: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=waWUe_OxN00
parte 2: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=-hpd9V-a16Q


2) 2 Horas de Brasília

parte ?: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=IimuR_maDVY


3) Outro 'resumão' do campeonato inteiro de 1996...
==>> http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=W3VM3KS0gFI



mais abraço,
Renato Breder

Juanh disse...

Muy buenas fotos, grandes autos los F1GTR; me gusta mucho la versión "cola larga".
Abrazos!

fernando disse...

exato, Breder, foi esse piloto alemão que largou - tenho foto dele no grid, dentro do carro com o Nielsen ao lado trocando ideeias ou aconselhando; e foi Nielsen,que é dinamarquês, quem concluiu a prova e foi å coletiva de imprensa.
tambem vc corrigiu o q eu disse sobre a duração da prova, eram 2 e não 3 horas, e estou quase certo que é o formato que foi adotado em todas encarnações do FIA GT desde então.
valeu
abraço

fernando disse...

…e q legal o quanto há de boas lembranças dessas corridas; o mantovani, o santana, o costa, o rupel - o fato deste ter sido 'inoculado' pela paixão das corridas diz muito sobre essa categoria multimarcas e seu natural poder de atração.

Rui disse...

Morei na Inglaterra em 1984 a 1989. O Maurizio Sandro Sala foi um grande piloto, com ótima performance no automobilismo inglês, mas que por ser amigo de Nélson Piquet acabou sendo boicotado pelos ingleses em 1986, os ingleses odiavam o Nélson Piquet, por causa das violentas críticas que ele fazia ao Patrick Head, ao Nigel Mansell e a sua mulher. Os brasileiros eram considerados como selvagens, maus perdedores...eu mesmo sofri discriminação...assim como eles não gostavam dos argentinos pro causa do episódio de 1966 da copa do mundo, por causa do fato dos argentinos serem violentos no futebol, por causa do gol do Maradona com a mão, das declarações infelizes do Maradona, além da Guerra das Malvinas...Felizmente o Nélson depois que saiu da Williams ele melhorou se tornou mais educado e aí a discriminação diminuiu.

LuPa disse...

Eu fui nessa corrida... junto com meu pai... foi incrivel... valeu muito a pena... foi a 1a vez que vi carros tao incriveis!!
inesquecivel!!

Tohmé disse...

Humberto.
Eram 3 McLarens Hollywood? Não me lembrava disso. Quem pilotava a terceira?