quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Avulsas
























Fotos em Preto & Branco.

Alemanha.

6 comentários:

Anônimo disse...

A 'FOTO 1' já apareceu por aqui, não?
Parece Regazzoni de Ferrari em Nürburgring, em 1974...


Quanto à FOTO 2...

Apesar de parecer um bando de carros em algum treino, essa é a largada para o GP da Alemanha, em Nürburgring, em 1962.
O formato do grid era '4-3-4-3', por isso parece uma confusão de carros sem ordem alguma...
Na foto estão todos os 26 pilotos que largaram para a corrida. Jim Clark estava na primeira fila do grid, mas fez uma péssima largada e, na foto, ele está lá atrás... completou a primeira volta apenas na 10a posição.

Tentando identificar todos, fazendo uma "varredura" do primeiro ao último plano, da esquerda para a direita:

- Dan GURNEY, Porsche 804, #7 (pole position), próximo ao sujeito com a capa branca
- Graham HILL, BRM P57, #11
- John SURTEES, Lola Mk4 Climax, #14

- Richie GINTHER, BRM P57, #12

- Bruce McLAREN, Cooper T60 Climax, #9
- Maurice TRINTIGNANT, Lotus 24 Climax, #17

- Jo BONNIER Porsche 804, #8
- Ricardo RODRIGUEZ, Ferrari 156/F1, #3

- Phil HILL, Ferrari 156/F1, #1
- Carel Godin DE BEAUFORT, Porsche 718, #18
- Roy SALVADORI, Lola Mk4 Climax, #15
- Ian BURGESS, Cooper T59 'Aiden' Climax, #25
- Jo SIFFERT, Lotus 21 Climax, #19

- Jack BRABHAM, Brabham BT3 Climax, #16 - estréia da Brabham!!

- Giancarlo BAGHETTI, Ferrari 156/F1, #2
- Heini WALTER, Porsche 718, #32

- Keith GREENE, Gilby 62 BRM, #27
- Heinz SCHILLER, Lotus 24 BRM, #28

- Nino VACCARELLA, Porsche 718, #26
- Tony MAGGS, Cooper T55 Climax, #10
- Jack LEWIS, Cooper T53 Climax, #20

- Lorenzo BANDINI, Ferrari 156/62P, #4

- Trevor TAYLOR, Lotus 24 Climax, #6

- Bernard COLLOMB, Cooper T53 Climax , #31
- Jim CLARK, Lotus 25 Climax, #5
- Lucien BIANCHI, ENB F1 Maserati, #21


Acho que é isso... 5 Porsches, Coopers e Lotuses, 4 Ferraris, 2 BRMs e Lolas, 1 Brabham, Gilby e ENB


um abraço,
Renato Breder

TW disse...

Belíssimas imagens como sempre

Ron Groo disse...

A da Karrussell é linda.

fernando disse...

ainda bem existe o Breder - acho que minha preciosa vista está indo pro saco, não conseguiria ligar figura com grid em pesquisa alguma…thanks again, Breder.

e um detalhe irrelevante a princípio mas talvez interessante: a presença do belga Lucien Bianchi lá no fundo do grid, num carro de 'fundo de quintal' que nunca tinha ouvido falar e q só disputou esse GP - aliás somente foi inscrito, só existiu nesse GP oficial.
um tal ENB (iniciais de Equipe Nationale Belge, que costumava ser 'cliente' da Ferrari, o fundador Jaques Swaters era amigo do Commendatore e concessionário da marca), mas com motor Maserati apesar do bico copiado da Ferrari "sharknose" de 1961.
bom ,isso só pra dizer que Lucien Bianchi, acho que era tio-avô do Jules Bianchi que deverá estar no grid da F1 este ano e venceu o Desafio das Estrelas em Floripa há poucos dias.
fiz uma pesquisa há algum tempo e li nalgum lugar que o rapaz tem mesmo parentesco, mas creio q o avô foi Mauro Bianchi, irmão de Julien que nunca correu na F1 mas sim na Endurance - sei que, por trágica coincidência, os dois morreram em acidentes na pista de Le Mans , treinando para a "24 Horas", mas em anos diferentes; Julien no ano seguinte å sua vitória em parceria com Pedro Rodriguez (1968), Mauro não sei se antes ou depois do irmão.

Anônimo disse...

Fernando, vamos por partes....

a) o 'ENB-Maserati':

Aqui fotos do carro, em Nürburgring 1962:
P & B ==>> http://8w.forix.com/emeryson/lb-d62.jpg
Cores ==>> http://static.skynetblogs.be/media/71401/dyn007_original_425_293_pjpeg_2500132_8aa24cdc88143fa6a43fde8832bdf556.jpg

E a história da ENB, incluindo - claro! - o GP da Alemanha de 1962:
http://8w.forix.com/enb.html


b) Jules Bianchi:

Você está certo... Lucien era tio-avô de Jules... Mauro era.. ou melhor, é o avô de Jules!! O cara ainda está vivo!!

Lucien morreu nos testes para as '24 Horas de Le Mans' de 1969. Dez semanas antes da prova aconteciam os testes.
No domingo 30 de março, Lucien foi o primeiro piloto a entrar na pista para os testes. Acabou perdendo o controle de sua Alfa Romeo, na subida antes da 'Mulsanne', e chocou-se contra um poste...

Mauro por sua vez, esteve pilotando os Alpines para as '24 Horas de Le Mans' do ano anterior, 1968.
Nos testes, em abril daquele ano, Mauro Bianchi pilotou em 3 carros:
Os Alpine A220 Renault-Gordini, #29 e #30, ambos da 'Société Automobiles Alpine' e o Alpine A110 Renault, #51 da equipe 'Bernard Collomb'.

Na corrida, em setembro, entretanto, Mauro pilotou o Alpine A220, #27 da 'Ecurie Savin-Calberson' - e não pela equipe oficial - em parceria com... Patrick Depailler!
Quase no final da prova, talvez faltando cerca de 2 horas para o final, chegando aos 'Esses', o acidente por um problema de freios.
O carro explode em chamas. Mauro conseguiu escapar vivo, mas com as mãos e rosto bem castigados.

Aqui o carro queimado e uma foto da explosão dele:
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1968/Le_Mans-1968-09-29-027.jpg
==>> http://visionauto.com.ar/wp-content/uploads/2012/06/maurobianchi.jpg

Aqui o Alpine azul e amarelo de Mauro Bianchi atrás de 4 Porsches na largada de Le Mans, 1968.
==>> http://visionauto.com.ar/wp-content/uploads/2012/06/Mairesse.jpg

[fonte> http://visionauto.com.ar/2012/06/cuatro-belgas-tres-tragedias-dos-triunfos-una-carrera/]


c) Curiosidade:

Há uns bons anos eu consegui (na web) uma imagem com a lista de inscritos para o GP da França de 1968, em Rouen-les-Essarts, em 7 de julho.
A tal 'Liste des Engagés' traz 19 nomes de pilotos, carros e equipes, em 3 colunas. Tudo isso está numa página 37 de alguma publicação, que eu nem imagino qual é...
Eu tentei (bastante!) encontrar a mesma imagem para poder citar o link, mas não a encontrei!

O último nome dessa lista é:
#38 Mauro Bianchi - Alpine Renault - Automobiles Alpine

A imagem digitalizada traz ainda algumas anotações feitas à caneta, por algum fanático como nós, corrigindo a numeração dos carros, acrescentando o termo 'forfait' à frente dos nomes de 3 pilotos que desistiram de largar e acrescentando uma linha com uma 'entrada' nova para o GP.

O acréscimo é:
#18 Jo Schlesser - Honda - foi nesse GP que ele morreu!

O 'forfait' foi para:
#14 Jack Oliver - Lotus Ford - Gold Leaf Team Lotus
#18 Dan Gurney - Eagle - Anglo American Racers
#38 Mauro Bianchi - Alpine Renault - Automobiles Alpine - seria um 'Alpine A350 Renault-Gordini'?

No caso de Oliver, sua Lotus foi destruída num acidente, num treino livre (warm-up?), o que o impediu de largar para o GP... tinha feito o 11o tempo na qualificação.

Parece que essa lista não era oficial... é a única referência que já vi dessa "inscrição" de Mauro Bianchi para um GP de F1.


outro abraço,
Renato Breder

fernando disse...

putz,enganei-me redondamente então, não sabia que o Mauro Bianchi tinha sobrevivido ao tal acidente. acho muito 'feio' esse tipo de engano.

minha referência para a não-presença dele na F1 foi o statsf1, em que não está listado.

e aproveito pra corrigir a confusão que fiz misturando os nomes de Jules e Lucien, criando um desconhecido Julien - não foi a primeira vez e duvido q venha a ser a última.
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vi uma vez um documentário q registra o contexto do acidente do Oliver, acho q foi num treino, e mostra o momento em Chapman recebe a informação da razão do acidente - quebra de uma peça, creio que da transmissão, q teria feito o carro se partir em dois - e ele imediatamente tenta obter alguma mínima vantagem indo falar com Bruce McLaren, ainda em seu carro no pit å frente, sabendo q este tinha sistema parecido e aconselhando a dar atenção a um possivel risco de quebra.
e Oliver comentando q assim q o carro parou, já sem as rodas, em fremte a um portão grandioso de ferro de uma mansão na estrada, de imediato pensou ser o portão de entrada pro Céu…

grande abraço