quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Avulsas
























Fotos em Preto & Branco.

Alemanha.

5 comentários:

Anônimo disse...

A 'FOTO 1' já apareceu por aqui, não?
Parece Regazzoni de Ferrari em Nürburgring, em 1974...


Quanto à FOTO 2...

Apesar de parecer um bando de carros em algum treino, essa é a largada para o GP da Alemanha, em Nürburgring, em 1962.
O formato do grid era '4-3-4-3', por isso parece uma confusão de carros sem ordem alguma...
Na foto estão todos os 26 pilotos que largaram para a corrida. Jim Clark estava na primeira fila do grid, mas fez uma péssima largada e, na foto, ele está lá atrás... completou a primeira volta apenas na 10a posição.

Tentando identificar todos, fazendo uma "varredura" do primeiro ao último plano, da esquerda para a direita:

- Dan GURNEY, Porsche 804, #7 (pole position), próximo ao sujeito com a capa branca
- Graham HILL, BRM P57, #11
- John SURTEES, Lola Mk4 Climax, #14

- Richie GINTHER, BRM P57, #12

- Bruce McLAREN, Cooper T60 Climax, #9
- Maurice TRINTIGNANT, Lotus 24 Climax, #17

- Jo BONNIER Porsche 804, #8
- Ricardo RODRIGUEZ, Ferrari 156/F1, #3

- Phil HILL, Ferrari 156/F1, #1
- Carel Godin DE BEAUFORT, Porsche 718, #18
- Roy SALVADORI, Lola Mk4 Climax, #15
- Ian BURGESS, Cooper T59 'Aiden' Climax, #25
- Jo SIFFERT, Lotus 21 Climax, #19

- Jack BRABHAM, Brabham BT3 Climax, #16 - estréia da Brabham!!

- Giancarlo BAGHETTI, Ferrari 156/F1, #2
- Heini WALTER, Porsche 718, #32

- Keith GREENE, Gilby 62 BRM, #27
- Heinz SCHILLER, Lotus 24 BRM, #28

- Nino VACCARELLA, Porsche 718, #26
- Tony MAGGS, Cooper T55 Climax, #10
- Jack LEWIS, Cooper T53 Climax, #20

- Lorenzo BANDINI, Ferrari 156/62P, #4

- Trevor TAYLOR, Lotus 24 Climax, #6

- Bernard COLLOMB, Cooper T53 Climax , #31
- Jim CLARK, Lotus 25 Climax, #5
- Lucien BIANCHI, ENB F1 Maserati, #21


Acho que é isso... 5 Porsches, Coopers e Lotuses, 4 Ferraris, 2 BRMs e Lolas, 1 Brabham, Gilby e ENB


um abraço,
Renato Breder

TW disse...

Belíssimas imagens como sempre

Ron Groo disse...

A da Karrussell é linda.

fernando disse...

ainda bem existe o Breder - acho que minha preciosa vista está indo pro saco, não conseguiria ligar figura com grid em pesquisa alguma…thanks again, Breder.

e um detalhe irrelevante a princípio mas talvez interessante: a presença do belga Lucien Bianchi lá no fundo do grid, num carro de 'fundo de quintal' que nunca tinha ouvido falar e q só disputou esse GP - aliás somente foi inscrito, só existiu nesse GP oficial.
um tal ENB (iniciais de Equipe Nationale Belge, que costumava ser 'cliente' da Ferrari, o fundador Jaques Swaters era amigo do Commendatore e concessionário da marca), mas com motor Maserati apesar do bico copiado da Ferrari "sharknose" de 1961.
bom ,isso só pra dizer que Lucien Bianchi, acho que era tio-avô do Jules Bianchi que deverá estar no grid da F1 este ano e venceu o Desafio das Estrelas em Floripa há poucos dias.
fiz uma pesquisa há algum tempo e li nalgum lugar que o rapaz tem mesmo parentesco, mas creio q o avô foi Mauro Bianchi, irmão de Julien que nunca correu na F1 mas sim na Endurance - sei que, por trágica coincidência, os dois morreram em acidentes na pista de Le Mans , treinando para a "24 Horas", mas em anos diferentes; Julien no ano seguinte å sua vitória em parceria com Pedro Rodriguez (1968), Mauro não sei se antes ou depois do irmão.

fernando disse...

putz,enganei-me redondamente então, não sabia que o Mauro Bianchi tinha sobrevivido ao tal acidente. acho muito 'feio' esse tipo de engano.

minha referência para a não-presença dele na F1 foi o statsf1, em que não está listado.

e aproveito pra corrigir a confusão que fiz misturando os nomes de Jules e Lucien, criando um desconhecido Julien - não foi a primeira vez e duvido q venha a ser a última.
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vi uma vez um documentário q registra o contexto do acidente do Oliver, acho q foi num treino, e mostra o momento em Chapman recebe a informação da razão do acidente - quebra de uma peça, creio que da transmissão, q teria feito o carro se partir em dois - e ele imediatamente tenta obter alguma mínima vantagem indo falar com Bruce McLaren, ainda em seu carro no pit å frente, sabendo q este tinha sistema parecido e aconselhando a dar atenção a um possivel risco de quebra.
e Oliver comentando q assim q o carro parou, já sem as rodas, em fremte a um portão grandioso de ferro de uma mansão na estrada, de imediato pensou ser o portão de entrada pro Céu…

grande abraço