segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Uma Década

























The Sixties.

Ensaio.

5 comentários:

TW disse...

Que maravilha de imagens! Todas! Deve ter sido fantástico alguém que viveu estes tempos ver tais imagens novamente hoje em dia.

Anônimo disse...

** FOTO 1 **
1969. XXXII Internationales ADAC - Eifelrennen. Formula 2.
Jackie Stewart pilotando sua Matra MS7, da F2, com o motor quase padrão da categoria: o Ford Cosworth FVA de 1,6 litros e 4 cilindros em linha.

Stewart venceu essa corrida e dividiu o pódio com Jo Siffert (2o) e Jean-Pierre Beltoise (3o).
Curiosamente, todos eles eram 'pilotos graduados', e por isso não recebiam pontos para o Campeonato Europeu de F2.

Além dos 3, Graham Hill e Jochen Rindt (que abandonaram a corrida) eram outros pilotos graduados presentes.


** FOTO 2 **
1967. Grosser Preis von Deutschland.
Jacky Ickx numa Matra MS7, da Formula 2, com o "motorzinho" Ford Cosworth FVA.

Nos anos 60, alguns Grandes Prêmios em Nürburgring aconteceram com dois eventos disputados simultaneamente: GP de F1 e GP de F2.
Dessa forma, a pista - de quase 23 km - ficava "mais cheia" de carros...
Os grids eram compostos de dois blocos: um à frente com os carros da F1 e o outro, com os carros da F2, atrás...

Independentemente dos tempos alcançados na qualificação, os F2 sempre largavam atrás. Nesse ano, por exemplo, Ickx marcou um tempo de qualificação de 8m14.0s. O mais rápido dos F2.
À sua frente largou Guy Ligier em uma Brabham da F1, que marcou na qualificação um tempo de... 9m14.4s... um minuto mais lento que Ickx!

O belga foi tão bem, com seu "carrinho" da F2, que marcou o 3o melhor tempo [geral] na qualificação, atrás apenas de de Jim Clark (8m04.1s) e Denny Hulme (8m13.5s) e imediatamente à frente de Jackie Stewart (8'15.2s).


** FOTO 4 **
1967. Gran Premio de Mexico.
Jackie STEWART em sua BRM P115, com o motorzão meio desajeitado BRM P75, um H16 de 3 litros...

Nesse ano, Stewart utilizou 3 modelos de carros - P261, P83, P115 - e 2 tipos de motores - o P60, um V8 de 2,1 litros (P261), e o citado P75 (P83 e P115).
Foi uma temporada atípica do escocês.
Em 11 GPs, terminou apenas 2 deles: 2o lugar em Spa-Francorchamps e 3o lugar em Le Mans (Circuito Bugatti). Em cada uma delas com um motor diferente.

No ano seguinte, 1968, mudou-se para a Matra e foi o vice-campeão... em seu segundo ano de Matra venceu seu primeiro título...



Falta a FOTO 3. Vou dar uma conferida no que já detectei... depois, acrescento aqui....

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

** FOTO 3 **
Que é Spa-Francorchamps, não há dúvida...
Fiquei de início entre 3 possíveis anos: 1965, 1966 ou 1967, com uma grande inclinação para 1966!
Baseei minha 'restrição' em fotos que tenho onde aparecem os 'out-doors' na Eau Rouge.

Compare os out-doors em plena 'Eau-Rouge' (foto do post) com os das fotos abaixo:
1965 ==>> http://i26.tinypic.com/xnu8o6.jpg / http://i.imgur.com/dGiir.jpg
1966 ==>> http://i608.photobucket.com/albums/tt163/1rezervnifolder/1966/1966SpaGrahamHillBRMP261.jpg
1967 ==>> http://speedkar.com/uploads/diariomotorsport.com.br*wp-content*uploads*dm_lotus49_graham_hill_1967_mtrsptshist_794_HR.jpg

Em 1965 e 1967 alguns pequenos detalhes parecem eliminar esses anos... sobra, então 1966...

Além disso, olhando para os carros na foto, dá para perceber:

- que o carro em primeiro plano à esquerda, é idêntico ao que está imediatamente à sua frente...
- seu retrovisor do lado esquerdo é mais alto que o do lado direito.
- esses dois carros têm um motor que parece ser um V12.
- acima do capacete do piloto desse carro, aparece lá à frente um capacete que parece ser o de Graham Hill.
- após analisar fotos dos carros das últimas filas dos grids desses 3 anos, dá para afirmar que o carro em primeirp plano à direita é... o Eagle T1F (ou AAR101) com motor Climax, de Dan GURNEY, largando em último lugar!

Sendo assim, é mesmo 1966! E isso, antes da chuva....

Aqui está o grid, confira:
==>> http://www.statsf1.com/en/1966/belgique/grille.aspx

E aqui uma das Cooper Maserati (V12), com os retrovisores de alturas diferentes:
==>> http://picasaweb.google.com/lh/photo/HCv956TtOpnvQ9_tvu_Iig



outro abraço,
Renato Breder

zamborlini disse...

preciso, o breder.

Anônimo disse...

Lindas fotos corradi!!!! A da ladeira da eau rouge(?) é show demais. Lembra o blog nos bons tempos , ehehe abs.