segunda-feira, 31 de março de 2014

Rascunho Sem Rádio























Podia esperar parar antes de abandonar o carro...

Um rumor de guerra iniciado tempos atrás começa a se fazer ouvir.

Convido você a prestar atenção na rivalidade que há entre Nico Rosberg e
Sebastian Vettel.

Qualquer sinal de amizade ali parece ter terminado faz tempo.

O plano da Sauber de salvação envolvendo os russos continua.

Clique aqui para lembrar.

Sinais?

Nos testes após a corrida de Sakhir, Sergey Sirotkin conduzirá o carro da equipe
para finalmente obter sua superlicença.

E as cordialidades entre a equipe de Monisha e os empresários da antiga União
Soviética não cessaram.













O ex-pilotos da Fórmula 1 Vitaly Petrov e Paul di Resta, ambos da Mercedes,
e o quase (futuro?) Felix da Costa, de BMW, testaram hoje em Hungaroring
com a trupe da DTM.

Estão me tacando pedra por conta da nota de fevereiro que dizia que a Ferrari
poderia estar escondendo o jogo nos testes e que poderia vir forte nesta temporada.

OK.

Os caras sabem fazer motor, escolheram um ótimo projetista e possuem uma
linha de pilotos para assustar qualquer um.

Mas nada está dando certo por enquanto.

A fonte da informação é próxima da Scuderia Italiana.

E foi a mesma que ainda em 2012 me disse o absurdo que Raikkonen voltaria
a vestir vermelho.

Se quiser conferir basta clicar aqui.

Quem sou eu pra duvidar!

É arriscado agir dessa forma, eu sei.

Mas a política aqui é de não esconder nada!

E Daniel Ricciardo perdeu 10 posições.

Por causa de um erro da equipe.

Achei meio injusto esse troço!

Falando nisso, a Red Bull deve melhorar ainda mais no próximo GP.

Ainda por conta da aerodinâmica.

O carro de Newey já é melhor que o da Mercedes.

A diferença, em favor dos alemães, está no espetacular motor usado nas
flechas de prata.

Informe Martini 1.

Na próxima etapa no Bahrein é provável que a Williams mude um pouco os
desenhos na carenagem de seus bólidos.

O motivo são as leis do país que tratam com tolerância zero a questão do
álcool.

Informe Martini 2.

Na teoria não existe piloto número 1 na Williams.

Na há um Batman, e sim dois Robins.

Porém na prática a coisa é diferente.

Valtteri Bottas é pago pelo time.

Um empregado comum da Casa de Grove.

Os vencimentos de Felipe Massa têm origem na Petrobras, uma parceira
estratégica.

A Williams pisa em ovos ao mesmo tempo em que pode ter perdido pontos
preciosos no Mundial de Construtores.

Por que eu digo isso?

Se Ferrari e Renault alcançarem uma evolução real nas suas unidades de força,
a briga deverá ficar mais dura do meio para o fim da temporada.

Force India, McLaren, Red Bull, Ferrari e Mercedes parecem já estarem à
frente do time de Claire e Frank.

Se a Toro Rosso (Renault) melhorar como esperado, será mais uma.

E penso que a Williams não merece terminar como a sétima força.

Mais.

Não há uma diferença gritante entre o piloto brasileiro e o finlandês.

Sendo assim, outros encontros ocorrerão.

Não sei se Felipe tem banca (como Alonso, por exemplo) pra segurar essa
onda de primeiro piloto.

Cobranças virão a cada classificação e durante as corridas quando estiverem
disputando posição.

Uma situação nova.

Uma real prova de fogo.

Que exigirá toda a experiência de Massa para não se tornar o vilão perante
um injustiçado Bottas.

E, por favor, desliguem os rádios...


14 comentários:

RenatoS. disse...

Corradi,

sua última frase, diz tudo:

"E, por favor, desliguem os rádios."

Já está mais que provado que ordens de equipe para troca de posições só geram atritos desnecessários.

Sobre o Massa e a questão da ultrapassagem sobre Button, acho que no fim faltou mesmo foi pneu. A saber.

Salvo engano, Bottas preferiu prolongar o 1º pit, para fazer o mesmo com o último e ir com tudo no final.

E pelo que li, tirou a diferença de 5s para Felipe em três voltas.

E, pode até ser que ele realmente tivesse carro pra passar o Button.

Agora, pedir que Felipe abra é que foi o erro - da equipe e do companheiro.

No mais, acho engraçado, antigamente os caras qdo. chegavam em condições no outro, da mesma equipe ou não, simplesmente faziam a manobra e passavam.

O que em nada feria o orgulho profissional de ninguém, já que era posição adquirida na pista.

Agora não, precisam de ordens de equipe.


RenatoS. disse...

Há, só mais dado para reflexão:

Bottas em Melbourne, fez o 2º melhor tempo da prova.

Na Malásia, 9º melhor.(Felipe, 6º)


Os números contam uma história.

Reatorx disse...

Olá Corradi,

concordo plenamente com vc e com o colega RenatoS. De fato, a sensação que dá é que o rádio tá atrapalhando o espetáculo e não ajudando. Por mais razões técnicas que se possam sustentar, o fato é que o Bottas, se tinha carro, devia ter passado e pronto e não mandar recado para pitlane.

Igor Cruz

Anônimo disse...

PARTE - 3
No vídeo abaixo outro momento que a Ferrari favorece o primeiro piloto, novamente a placa “slow” era mostrada na F1. Era apenas a quinta prova na temporada. A Ferrari não permitiu que Johansson vencesse a primeira na carreira.

F1 1985 FIA Review 05 Canadá
http://www.youtube.com/watch?v=sH6cNwEF5fY

Schumacher abaixo entrega a liderança a Irvine - Malásia-99
http://www.youtube.com/watch?v=kbsawr_3sgA

No vídeo abaixo, Fittipaldi "se entrega", herdou a posição de primeiro piloto que era de Jochen Rindt. Oras, então já existia primeiro e segundo piloto nos anos 70(nossa como era inocente).

Pilotos falam sobre cláusulas curiosas em contratos da F-1:
http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?&tagIds=269&time=all&orderBy=mais-recentes&edFilter=editorial&video=pilotos-falam-sobre-clausulas-curiosas-em-contratos-da-f1-04020C19336AE4A94326

A temporada de 1970 teve dez provas, Rindt foi campeão somando 45 pontos! Foram cinco vitórias, cinco pódios, três poles, e uma melhor volta, mais 172 voltas liderando. John Miles(quem?) companheiro de Rindt foi 19º no mundial somando apenas 2 pontos, precisa dizer quem era o segundo piloto na Lotus em 1970?

E o Cacá Bueno dizendo que tinha privilégios na Stock, mas nada tão explícito...só posso rir de tudo isso! E aí Galvão, como ficamos? Teve uma corrida que houve jogão de equipe entre irmãos...não me esqueci disso, teve piloto que chiou muito na época. Oras, se tinha "alguns privilégios", alguém ficou chupando o dedo! Isso me lembra o carro reserva da Lotus em Monza 78, exclusividade de Mario Andretti. Peterson que se dane...morreu pilotando um carro reserva bem velho!!!

Bom lembrar, Villeneuve recebeu ordens direta de Enzo Ferrari no GP de Monza 79. Gilles não podia disputar posição muito menos vitória com o companheiro, Enzo Ferrari foi direto, aquele título já tinha dono, era de Scheckter e tinha que ser decidido em Monza na frente dos italianos. Curioso o comentário de R.Leme aos 3:22 do vídeo abaixo, fala sobre a situação de Gilles no campeonato, com certeza ele não sabia da “armação”.

Fórmula 1 1979 – GP da Itália(Rede Globo)
http://www.youtube.com/watch?v=t9z9dKV9uKo

Um ano antes, Peterson foi impedido por contrato de disputar o título com Andretti, onde foi para a tão falada ÉTICA na Formula 1?. Gilles e Peterson tinham boas chances de serem campeões, Ferrari e Lotus não deram chance. Até Fangio foi beneficiado com jogo de equipe na década de 50!!!

Marcelo

Anônimo disse...

PARTE 2
Coulthard entrega liderança a D.Hill - GP Portugal - 1994
http://www.youtube.com/watch?v=yqY9_JSa5BU&feature=youtu.be
*O escocês foi até na parte suja da pista para facilitar para Hill.

Existiu até Jogo de EQUIPES na Formula 1, piada!!!
F1 1997 European GP: Hakkinen pass Coulthard and Villeneuve
http://www.youtube.com/watch?v=3RMX9NiBZd0

Observem que era para Coulthard vencer, estava a frente de Mikka! Abaixo a conversa pelo rádio:

_Mikka P3 perto, Coulthard abra para Mikka na reta dos boxes.

"Repita por favor"

_Abra para Mika nos boxes, OK?

"Desculpe não entendi...interferência"

Nesse momento, furioso Ron Dennis pega o rádio e dispara:

_COULTHARD, AQUI É RON DENNIS!!! SE VOCÊ NÃO DEIXAR MIKKA PASSAR NESSA VOLTA, VOCÊ SERÁ DEMITIDO, ENTENDEU?

Na corrida seguinte já em 98, David nem questionou...baixou a cueca sem reclamar!

David Coulthard allows Mika Hakkinen - AUS 98
http://www.youtube.com/watch?v=aHd8n1D4wkM
Era a primeira corrida do ano, que papelão Mclaren…

Anônimo disse...

PARTE 1
"Alguém aqui já contrariou ordens do patrão? Todo mundo sabe o que acontece! Massa pode ser FRITADO na Williams. Bom lembrar, Maldonado foi pra cima de Bottas em uma certa corrida(o clima ficou péssimo na equipe), depois só deu finlandês na frente. Reutemann não acatou ordens da Williams no GP Brasil 81, acabou sendo boicotado no time, o queridinho era Jones. Williams não se importou em perder o campeonato. Em 81, Reutemann tinha iniciado o campeonato muito a frente de Jones, nem isso convenceu a equipe!

Sempre existiu primeiro piloto e ordens de equipe, só não enxerga teleguiado da Globo! Detalhe, vários pilotos europeus aceitaram ordens, nunca deu confusão!!! Só foi dar merd...no maldito GP da AUT 02 e ALE 2010.

Grosjean entrega 2º lugar a Kimi, que agradece com a mão - Bahrain 2012
http://www.youtube.com/watch?v=IXEYYGPDVT8&feature=youtu.be

Grosjean entrega 6º lugar a Raikkonen-Cingapura 2012
http://www.youtube.com/watch?v=WooZBaxb2f8&feature=youtu.be

*Bom lembrar, Grosjean entregou várias posições a Kimi em 2013, ninguém falou nada...

D.Hill entrega liderança a Prost GP Canadá - 93
http://www.youtube.com/watch?v=2HSAm0pZS04

D.Hill entrega liderança a Prost GP França - 93
http://www.youtube.com/watch?v=sAP9Smmix3U&feature=youtu.be

Assista a partir de 9:54 os comentários de Galvão e R.Leme (Italy Grand Prix 1993)
http://www.youtube.com/watch?v=4PsIAE2NfVA

Reginaldo Leme: “Williams admitiu ordem para Prost ser campeão em 93.
http://www.youtube.com/watch?v=64nMDgrzkMo&feature=youtu.be

Massa entrega posição a Heidfeld na Sauber
http://www.youtube.com/watch?v=1ol0KTDmO54&feature=related

Fisichella entrega posição a Alonso
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=Ia8d-oupdMs&NR=1

Ralf Schumacher recebe ordens para não tirar vitória de Hill
http://www.youtube.com/watch?v=ykI39M27y10&feature=related

Anônimo disse...

Desligar rádio não ia adiantar, existem as placas...

Só acho o seguinte, Felipe tem seus motivos pra não aceitar ordens de equipe. Só que tem um problema, ele não é nenhum Vettel ou Alonso pra peitar a equipe! A aposta do time é em cima do talento de Bottas, lembrando diferença de idade, é mais fácil apostar no finlandês a longo prazo. Rosberg ficou um bom tempo na Williams, hoje esta disputando o título...

Se o Massa tivesse um histórico vitorioso como Lewis, Vettel ou Alonso, sem problemas em contrariar a equipe, mas o brasileiro foi fazer isso justo na segunda corrida. Evidente que houve uma conversa bem séria depois da corrida. Bottas vai bater o pé, se não tiver do gosto dele...adeus Williams, talentoso ele já provou que é o futuro da F-1! Massa apenas fez uma corrida discreta e peitou o time, pode ter dado um tiro no pé! Bom, ainda tem concerto...Massa pode sair com aquela história: "Deixo passar, mas se Bottas não fizer a ultrapassagem no carro da frente, entrega a posição"

O problema é se a equipe disse exatamente isso pelo rádio, e Felipe contrariou...ou seja ele só pensou nele e não no time. Agora imaginen um situação contrária com Bottas facilitando pra Massa, o finlandês sai fortalecido, ainda mais se Massa tiver que devolver a posição...

Complicado quando o piloto não é fora de série, Vettel tirou de letra na Malásia em 2013, peitou a equipe e ainda levou o título da temporada, não tem como ficar bravo com um cara que já era tricampeão. Massa não tem essa moral pra peitar a Williams, mesmo em fase não tão vencedora.

Nada contra o Felipe, ele esta indo bem, mas temos que analisar todos os lados, na F-1 pra ser queimado, basta uma pisada de bola...

Marcelo

Daniel Chagas disse...

Segundo o repórter Marcelo Courrege, a Williams levará uma atualização para o Bahrein. Vamos ver se a equipe consegue desenvolver o carro durante o ano...

Anônimo disse...

Massa peitou a Sauber e desobedeceu ordem direta de Peter Sauber no GP da Europa 2002. O brasileiro corria ao lado do alemão Nick Heidfeld. Felipe estava na sexta posição com o companheiro próximo(na época pontuavam apenas seis pilotos). Perto do fim da corrida, Peter Sauber, dono do time, mandou ordem pelo rádio, mas Felipe ignorou e se recusou ceder a posição. O piloto cruzou a linha de chegada e provocou a ira do dirigente. O troco veio na corrida da Alemanha! E a ordem foi bem clara pelo rádio " Felipe, let Nick pass. Immediately!"

Massa entrega posição a Heidfeld - GP ALE - 02
http://www.youtube.com/watch?v=1ol0KTDmO54&feature=related

Como podem ver a coisa é mais embaixo lá dentro da F-1, até em time mediano existe ordens de equipe! O que me intriga é que Bottas estava mais rápido que Massa e não foi pra cima. Williams pode ter avaliado que Massa venderia caro a posição, pra evitar um acidente pediu para Bottas manter a posição. Nessa, quem sai fortalecido é o finlandês. Massa pode estar com a moral alta entre os torcedores, mas também pode ter se queimado no time. Bottas vai falar um caminhão "passando Button somaria 18 pontos, estaria em sexto lugar ao lado de Hulkenberg no mundial".

Não vou ficar surpreso se Massa facilitar na próxima vez...

http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2010/07/em-2002-massa-desobedeceu-ordem-da-sauber-e-acabou-sendo-demitido.html

Marcelo

miguel fernandez disse...

se massa nao quere facilitar esse tipo de coisa acho bem, mas debe empezar por nao solicitalo el mesmo...nao olviden que por esa radio que el nao ouviu, pediu a sua equipa frenar o bottas e segurar sua posicion...a volta do giro 10?

saudos

Tiago Oliveira disse...

"Na há um Batman, e sim dois Robins."

Frase impagável!

Tiago Oliveira disse...

Ele aceitou a ordem da equipe, e nao dificultou nada, só nao vi o Bottas chegar. Se ele tivesse atacado nao acho q o Massa teria atrapalhado. Isso pra mim só mostra que o Bottas nao tinha carro pra passar o Button e ninguem perdeu nada. Estamos na era do mimimi.

Rafael disse...

Corradi,

Com relação ao motor Ferrari turbo, vamos olhar o passado: na primeira era turbo foram 15 vitórias para a Ferrari, contra 41 da Honda, 26 da Porsche e 20 da Renault. As vezes o passado pode nos dar uma dica do futuro...
Abraço,

Mansur. disse...

Tempestade em copo d'água. Segunda corrida do campeonato, briga entre sétimo e oitavo lugares. Se Bottas estava mais rápido, que passasse o Felipe na pista. E nada garante que passaria Button. Corradi, tá muito pessimista com relação a Williams, hein! Claramente não é aquilo tudo que apresentou nos testes, mas tá longe de ser a carroça do ano passado... pra mim faz um bom campeonato.

Abs,
Mansur.