segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Xeque!
Tentando entender a história toda.
Tudo que aconteceu.
E o que pode vir pela frente.
Depois que a poeira baixou muitas coisas ficaram claras.
Primeiro falo da ida de Kimi Raikkonen para a Ferrari.
Em Hungaroring a Scuderia Italiana tinha duas opções em aberto.
Uma era a permanência de Felipe Massa.
Alternativa preferida por Fernando Alonso.
Sim.
O piloto espanhol foi consultado.
A outra era Nico Hulkenberg.
Massa ficou no ar.
Naquela história de avaliação.
Enquanto Heinz Werner, empresário de Hulkenberg, fechou um pré-contrato
com Maranello.
A expectativa era de três temporadas.
Aí surgiu Steve Robertson.
Tentando valorizar o passe de Kimi Raikkonen, o menager visitou "secretamente"
o motorhome da Ferrari.
Secretamente de maneira que seus amigos alemães do Bild pudessem
registrar.
O objetivo era valorizar o passe com a Red Bull.
Pois a Renault se fazia de surda aos apelos da Lotus.
Só que o interesse da rival, a repercussão positiva de uma possível ida do
Finlandês para a Ferrari mais os venenos soltados por Fernando Alonso
fizeram Luca di Montezemolo pensar na improvável alternativa.
Num jantar com um jornalista italiano, Stefano Domenicali confidenciou que
Raikkonen iria assinar e pediu silêncio.
Silêncio para um jornalista italiano?
Rá!
Assim Felipe Massa está agora no mercado.
Interessante que se fala muito em Williams.
Pastor Maldonado e seu patrocínio da PDVSA poderiam ir parar na Lotus,
abrindo assim uma porta para o piloto brasileiro.
Existem muitas consequências nesse movimento.
Precisamos lembrar de Romain Grosjean
O agora cauteloso motorista conta com o apoio da francesa Total dentro do
time de Enstone.
Haveria um conflito de interesses.
Eric Boullier estaria fazendo um leilão com as duas petrolíferas?
E Massa?
McLaren seria uma possibilidade real?
Nesse cenário, surge a figura de Nicolas Todt, que toma conta das carreiras
de Maldonado e Massa.
Ele tenta encaixar seus pupilos na Fórmula 1 2014.
Um belo jogo de xadrez.
Podemos aguardar os próximos lances.
Algum palpite?
Postado por
Humberto Corradi
às
09:58
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15 comentários:
Se Maldonado for para Lotus, Grosjean e a Total caem fora, podendo assim ter Maldonado e Massa por lá, esse movimento entre as petrolíferas foi algo que eu havia feito a observação um tempo atras. Acredito que seria uma boa dupla, interessante de se ver.
Corradi... Ontem Felipe Massa disse que está tentando ajudar a Lotus. Olhando desse ponto de vista, a ajuda dele seria o empresário levar o Maldonado- e seu caminhão de dinheiro, pra lá para garantir o combustível financeiro a equipe e assim conseguir uma vaga? Você acha que isso pode acontecer?
Abraços
É bem difícil dizer.
Pelo que Massa disse ontem para o Galvão, o contato com a Lotus foi muito bom. Ele costuma ser um cara sincero, então essa parece ser a maior possibilidade.
As outras opções que vejo em aberto são a Sauber e a Williams. A primeira no caso do Incrível Hulk fechar com a Lotus. A segunda em qualquer situação, pois não vejo o Bottas como firme na equipe, ainda mais agora que surgem notícias de que Toto Wolff vai vender suas ações do time.
Eu realmente me surpreenderia se ele fosse para a McLaren. Button parece-me um líder dentro do time. Já o Perez ser dispensado, só se fosse por problemas de relacionamento com o time. O cara é talentoso, já mostrou isso no passado. E ainda deve estar garantindo um bom dinheiro para a equipe. Dispensá-lo depois de apenas um ano? Não acredito muito que vá acontecer.
De todo modo, acho que a situação de Massa não parece tão desesperadora como fazem crer aqueles que temem não haver um piloto brasileiro na F-1 ano que vem. Está bem claro que a Globo vai dar uma força no que puder. É do interesse dela, sem dúvida nenhuma.
Enfim, de qualquer maneira ele deve estar dando um passo atrás na carreira. Mesmo a Lotus não tem garantia nenhuma de ter um carro competitivo no ano que vem. Eles perderam algumas boas pessoas do corpo técnico e, até agora, contrataram o aerodinamicista-chefe da Ferrari. Que troca, hein!
A ida de Maldonado para a Lotus é uma possibilidade real.
Procure acompanhar as declarações do piloto.
Nunca tem uma boa palavra sobre a Williams.
Valeu
Em relação a conflitos de interesse (petrolíferas diferentes na mesma equipe), não tenho certeza de que isso possa acontecer.
Vale lembrar que, há alguns anos, a Petrobras fornecia combustível para a Williams que, por sua vez, era patrocinada pela Castrol.
E mesmo hoje, não tenho certeza se o combustível da Williams (a gasolina, não o financeiro, hehehe) é fornecido pela PDVSA. Acho que não...
Complementando minha própria mensagem: atualmente o fornecedor de combustível da Williams é a Castrol. Pelo menos é o que diz a página da Wikipedia sobre a escuderia.
Na página oficial do time não encontrei essa informação específica.
Ainda temos que pensar onde entrará Hulkemberg nessa história.
Abç,
Emerson Fernando Pippi
A Castrol faz lubrificantes.
O combustível da Williams é fornecido pela PDVSA. Afinal, não é tão difícil fabricar combustíveis pra F1.
Até a Petrobras conseguiu.
Massa na Lotus! Não tenho dúvida disso.
Corradi,
quer dizer que quando a "bomba" Alonso-Räikkönen explodir, sobra um lugar para Hülkenberg? É isso?
um abraço,
Renato Breder
Breder
Não... só disse que havia um pré-contrato entre o piloto e a Ferrari.
Uma opção que foi descartada com a escolha de Raikkonen.
Depois?
O sonho é Vettel!
Valeu
A dupla Massa-Maldonado é uma possibilidade bastante provável. Lotus precisa de dinheiro e de um piloto que não seja Kamikase (categoria de Grosjean e do venezuelano).
A Williams é uma equipe em franca decadência e, se perder a grana da PDVSA, vai ficar pior ainda. Seria um péssimo negócio pro Massa.
A Sauber vai depender de quão grande é o cofre russo. Se for pequeno, vai continuar a depender do apoio mexicano da Telmex.
Já a McLaren é uma possibilidade interessante. Button está a um ou dois passos da aposentadoria (entrou em 1999 na F1 e já tem 36 anos) e o Perez não é um grande piloto. A McLaren-Honda vai precisar de um líder estilo "operário" que trabalhe bastante dentro da sede desenvolvendo o carro. Característica que o Massa desenvolveu durante esta década de Ferrari.
Diogo.
Corradi,
O acerto de Massa com a Lotus, acredito que depende apenas da grana a ser levantada. E com a TV Globo catalizando e com um empurrão de Ecclestone, é uma possibilidade.
abs
Ainda creio que Alonso sai da Ferrari,esse ano ainda.
Sobre a Petrobrás, forneceu combustível de 1998 a 2008, em 2007 e 2008 inclusive lubrificante. E embora apareça PDVSA no carro é só patrocínio, em 2011 era BP, em 2012 e 2013 Total. Imagino que nesses casos deve ter que pagar pela gasolina...
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