segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Xeque!

























Tentando entender a história toda.

Tudo que aconteceu.

E o que pode vir pela frente.

Depois que a poeira baixou muitas coisas ficaram claras.

Primeiro falo da ida de Kimi Raikkonen para a Ferrari.

Em Hungaroring a Scuderia Italiana tinha duas opções em aberto.

Uma era a permanência de Felipe Massa.

Alternativa preferida por Fernando Alonso.

Sim.

O piloto espanhol foi consultado.

A outra era Nico Hulkenberg.

Massa ficou no ar.

Naquela história de avaliação.

Enquanto Heinz Werner, empresário de Hulkenberg, fechou um pré-contrato
com Maranello.

A expectativa era de três temporadas.

Aí surgiu Steve Robertson.

Tentando valorizar o passe de Kimi Raikkonen, o menager visitou "secretamente"
o motorhome da Ferrari.

Secretamente de maneira que seus amigos alemães do Bild pudessem
registrar.

O objetivo era valorizar o passe com a Red Bull.

Pois a Renault se fazia de surda aos apelos da Lotus.

Só que o interesse da rival, a repercussão positiva de uma possível ida do
Finlandês para a Ferrari mais os venenos soltados por Fernando Alonso
fizeram Luca di Montezemolo pensar na improvável alternativa.

Num jantar com um jornalista italiano, Stefano Domenicali confidenciou que
Raikkonen iria assinar e pediu silêncio.

Silêncio para um jornalista italiano?

Rá!

Assim Felipe Massa está agora no mercado.

Interessante que se fala muito em Williams.

Pastor Maldonado e seu patrocínio da PDVSA poderiam ir parar na Lotus,
abrindo assim uma porta para o piloto brasileiro.

Existem muitas consequências nesse movimento.

Precisamos lembrar de Romain Grosjean

O agora cauteloso motorista conta com o apoio da francesa Total dentro do
time de Enstone.

Haveria um conflito de interesses.

Eric Boullier estaria fazendo um leilão com as duas petrolíferas?

E Massa?

McLaren seria uma possibilidade real?

Nesse cenário, surge a figura de Nicolas Todt, que toma conta das carreiras
de Maldonado e Massa.

Ele tenta encaixar seus pupilos na Fórmula 1 2014.

Um belo jogo de xadrez.

Podemos aguardar os próximos lances.

Algum palpite?

15 comentários:

Rafael Vieira disse...

Se Maldonado for para Lotus, Grosjean e a Total caem fora, podendo assim ter Maldonado e Massa por lá, esse movimento entre as petrolíferas foi algo que eu havia feito a observação um tempo atras. Acredito que seria uma boa dupla, interessante de se ver.

Tiago Begnossi disse...

Corradi... Ontem Felipe Massa disse que está tentando ajudar a Lotus. Olhando desse ponto de vista, a ajuda dele seria o empresário levar o Maldonado- e seu caminhão de dinheiro, pra lá para garantir o combustível financeiro a equipe e assim conseguir uma vaga? Você acha que isso pode acontecer?
Abraços

Blog do Júlio disse...

É bem difícil dizer.

Pelo que Massa disse ontem para o Galvão, o contato com a Lotus foi muito bom. Ele costuma ser um cara sincero, então essa parece ser a maior possibilidade.

As outras opções que vejo em aberto são a Sauber e a Williams. A primeira no caso do Incrível Hulk fechar com a Lotus. A segunda em qualquer situação, pois não vejo o Bottas como firme na equipe, ainda mais agora que surgem notícias de que Toto Wolff vai vender suas ações do time.

Eu realmente me surpreenderia se ele fosse para a McLaren. Button parece-me um líder dentro do time. Já o Perez ser dispensado, só se fosse por problemas de relacionamento com o time. O cara é talentoso, já mostrou isso no passado. E ainda deve estar garantindo um bom dinheiro para a equipe. Dispensá-lo depois de apenas um ano? Não acredito muito que vá acontecer.

De todo modo, acho que a situação de Massa não parece tão desesperadora como fazem crer aqueles que temem não haver um piloto brasileiro na F-1 ano que vem. Está bem claro que a Globo vai dar uma força no que puder. É do interesse dela, sem dúvida nenhuma.

Enfim, de qualquer maneira ele deve estar dando um passo atrás na carreira. Mesmo a Lotus não tem garantia nenhuma de ter um carro competitivo no ano que vem. Eles perderam algumas boas pessoas do corpo técnico e, até agora, contrataram o aerodinamicista-chefe da Ferrari. Que troca, hein!

Humberto Corradi disse...

A ida de Maldonado para a Lotus é uma possibilidade real.

Procure acompanhar as declarações do piloto.

Nunca tem uma boa palavra sobre a Williams.

Valeu

Blog do Júlio disse...

Em relação a conflitos de interesse (petrolíferas diferentes na mesma equipe), não tenho certeza de que isso possa acontecer.

Vale lembrar que, há alguns anos, a Petrobras fornecia combustível para a Williams que, por sua vez, era patrocinada pela Castrol.

E mesmo hoje, não tenho certeza se o combustível da Williams (a gasolina, não o financeiro, hehehe) é fornecido pela PDVSA. Acho que não...

Blog do Júlio disse...

Complementando minha própria mensagem: atualmente o fornecedor de combustível da Williams é a Castrol. Pelo menos é o que diz a página da Wikipedia sobre a escuderia.

Na página oficial do time não encontrei essa informação específica.

Emerson Fernando Pippi disse...

Ainda temos que pensar onde entrará Hulkemberg nessa história.

Abç,
Emerson Fernando Pippi

Ashpool disse...

A Castrol faz lubrificantes.

O combustível da Williams é fornecido pela PDVSA. Afinal, não é tão difícil fabricar combustíveis pra F1.

Até a Petrobras conseguiu.

Vinny Netto disse...

Massa na Lotus! Não tenho dúvida disso.

Anônimo disse...

Corradi,

quer dizer que quando a "bomba" Alonso-Räikkönen explodir, sobra um lugar para Hülkenberg? É isso?


um abraço,
Renato Breder

Humberto Corradi disse...

Breder

Não... só disse que havia um pré-contrato entre o piloto e a Ferrari.

Uma opção que foi descartada com a escolha de Raikkonen.

Depois?

O sonho é Vettel!

Valeu

Anônimo disse...

A dupla Massa-Maldonado é uma possibilidade bastante provável. Lotus precisa de dinheiro e de um piloto que não seja Kamikase (categoria de Grosjean e do venezuelano).

A Williams é uma equipe em franca decadência e, se perder a grana da PDVSA, vai ficar pior ainda. Seria um péssimo negócio pro Massa.

A Sauber vai depender de quão grande é o cofre russo. Se for pequeno, vai continuar a depender do apoio mexicano da Telmex.

Já a McLaren é uma possibilidade interessante. Button está a um ou dois passos da aposentadoria (entrou em 1999 na F1 e já tem 36 anos) e o Perez não é um grande piloto. A McLaren-Honda vai precisar de um líder estilo "operário" que trabalhe bastante dentro da sede desenvolvendo o carro. Característica que o Massa desenvolveu durante esta década de Ferrari.


Diogo.

Marcelonso disse...

Corradi,

O acerto de Massa com a Lotus, acredito que depende apenas da grana a ser levantada. E com a TV Globo catalizando e com um empurrão de Ecclestone, é uma possibilidade.

abs

Anônimo disse...

Ainda creio que Alonso sai da Ferrari,esse ano ainda.

Cristiano disse...

Sobre a Petrobrás, forneceu combustível de 1998 a 2008, em 2007 e 2008 inclusive lubrificante. E embora apareça PDVSA no carro é só patrocínio, em 2011 era BP, em 2012 e 2013 Total. Imagino que nesses casos deve ter que pagar pela gasolina...