quinta-feira, 20 de julho de 2017

Jacques Laffite







Ele foi o piloto mais bem sucedido da Ligier.

Foi lá que Jacques Laffite conquistou suas seis vitórias.

Do começo.

Ele entrou no automobilismo como mecânico de Jean-Pierre Jabouille.

Aí veio a oportunidade.

Assim sua carreira decolou após uma iniciativa da Shell em descobrir novos
talentos.

Depois ele venceu a Fórmula 3 em seu país.

Saindo da França, continuou a trajetória ascendente com a conquista da
Fórmula 2 europeia.

Em 1974 ele estreou na Fórmula 1 pela equipe de Frank Williams.

Apesar dos 30 anos, aparentava ser um garoto.

Sempre bem humorado.

Sempre carismático.

Em 1976 venceu a disputa com o velho Beltoise pela vaga na escuderia
de Guy Ligier.

A França ganhou um símbolo na Fórmula 1.

Vieram os altos e baixos.

Desse tempo ele gosta de recordar da vitória no Brasil em 1979.

Laffite era determinado.

E humilde.

Mas amava, e muito, os prazeres que a vida de piloto proporcionava.

Mais até do que a Ligier.

Sua maior decepção nas pistas foi com a Williams em 1984.

Dois anos antes do acidente na Inglaterra que encerraria sua carreira
na Fórmula 1.

Fica a impressão que, com o equipamento certo, ele poderia ter obtido
mais vitórias.

Porém Laffite se considera uma pessoa feliz.

As pescarias, as taças de vinho e as partidas de golf colocam sempre um
sorriso no seu rosto.

Quando perguntado sobre quem foi o maior piloto de todos os tempos,
ele não hesita em responder.

"Laffite!"

Sempre bem humorado, não?


11 comentários:

politicamente_incorreto disse...

É essa seção Corradi que deveria ter um nome específico. são mini biografias de um estilo leve, dinâmico e que ao mesmo tempo sempre desvenda alguma nuance oculta sobre o piloto ou o foco do post. Estás de parabéns por esse belo formato de abordar temas que parecem batidos ou pilotos que sempre achamos que sabemos tudo. Fica provado que não sabemos..

P.S. Falei tanto sobre o formato deste tipo de post que nada falei sobre o Laffite. Para mim ele era a cara da Ligier, se confundiam. Talvez pelo fato de fazer três temporadas -as primeiras- como piloto único.

Gozado que quando eu acompanhava a F-1 em 76 torcia sempre contra o Laffite e a Ligier, não aceitava de forma alguma que aquela chaleira azul andasse muuuuito mais que o Copersucar do Fittipaldi. Franceses F.D.P pensava eu no alto da sabedoria dos meus 12 anos....

Depois com a sabedoria que só o tempo é capaz de dar descobri que o Guy Ligier não era um FDP, era um construtor aplicado que fez um projeto de chegar a categoria máxima com solidez enquanto nós embarcamos no oba-oba do Brasil grande e deu no que deu.....além é claro de um manager bobão que enterou a carreira do irmão.

Wilsinho = coveiro de campeão


Mas na minha humilde opinião a maior conquista dele foi na Alemanha em 1975, chegar em segundo em Nurburgring com aquela carroça de tio Frankie não é para qualquer um não...

P.S.2 Momento contigo do blog:

O Prost roubou a mulher do Laffite.. aquele baixinho era terrivel mesmo.... e a mulher de extremo mau gosto....

Rubem Rodriguez Gonzalez

Danilo Candido disse...

De fato, Rubem, até a Ligier "chaleira" era mais bonita do que a Anne-Marie:

http://www.prostfan.com/annphoto/686282.jpg

Um abraço,
Danilo Candido.

politicamente_incorreto disse...

Eita brog arretado sô, inté a foto da baranga apareceu..... qui casarzinho pavoroso sô.... alguém tem certeza que o Prost realmente roubou isso aí do Laffite?

Corradi acho que agora está explicado porque você afirmou que ele é um cara de bem com a vida.... depois de "perder" esse jaburu para o donatello do Prost o cara devia rir até de fratura exposta...rolou algum por fora.... o Prost não levou isso de graça não.... o Laffite deve ter indenizado o lindinho...

Rubem Rodriguez Gonzalez

Ron Groo disse...

Bem humorado mesmo, coisa rara entre franceses...

Anônimo disse...

Pessoal afiado, já disseram tudo!!

Alemanha/75 foi de fato ASSOMBROSO, basta lembrar que Tony Trimmer se esborrachou nos treinos com cadeira elétrica igual, tentando "tirar leite de pedra"!!

Corradi unclusive já postou a respeito. . .

79 depois de Argentina e Brasil, a vaca decidiu que era hora de ir pro brejo. . .pecado!

86 era o ano em que as coisas estavam até que bem encaminhadas, o carro era acima da média e se não fosse pelo acidente em Brands, quem sabe onde poderia haver chegado. . .

Depois se recuperou a ponto de poder voltar a pilotar, mas como já havia embolsado o dindin do seguro, achou melhor não. . .

Continua como comentarista da tv francesa, fuguraça esse Laffite!!

Zé Maria

Paulo Abreu disse...

Gente finíssima!
Ele, o Emerson e o Wilson são os únicos pilotos de quem peguei um autógrafo até hoje.
Abraços!

Rafael Schelb disse...

Tem gente que pela cara você perceber que é gente boa, mesmo sem conhecer. O Laffite me parece ser esse tipo de cara.

Juanh disse...

Precioso ese Ligier JS5 "periscopio"; el auto más lindo en la historia de la marca.
Abrazos!

Anônimo disse...

Só um aparte.
Anne Marie não foi esposa de Laffite.
Foi namorada de Prost desde 1972, quando na altura ambos tinham 17 anos. Casou com Prost em 1980 tendo 2 filhos, uma menina e um rapaz (Nicolas Prost). Se Prost roubou algo a Laffite (que era seu amigo) deve ter sido outra qualquer, mas não esta.

Paulo Marques - Portugal

maxwellman disse...

Laffite sempre me lembra esse vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=8h2LOzRrQ4M

O som do motor é sensacional!

zamborlini disse...

já q o laffite se lembra do gp brasil de 79, onde venceu, me recordo da revista placar, com reportagem de lemyr martins, falando q o carro era tosco e mesmo assim, rápido. outra q tenho na memória é um texto de rodapé de foto, na mesma revista, com ele vestindo o macacão: 'laffite se veste, começa o gp'.
grande laffite.