sábado, 30 de abril de 2011

Amélia
























As esposas dos pilotos tinham um papel diferente na antiga Fórmula 1.

Elas eram muito mais participativas.

Na foto acima, vemos Helen, mulher de Jackie Stewart, fazendo anotações e cuidando
dos tempos do escocês.

Engraçado é a postura dos mecânicos da equipe Matra na cena.

A imagem é de 1969.

Tentem adivinhar quem foi campeão naquele ano!

Família é tudo...

Start

Nurburgring. 1967.

A Brabham fez dobradinha com Denny Hulme e Jack Brabham.

Que vista!

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Estilo do excelente Athena GP.

Fim de semana























Sábado é ótimo pra isso!

Operário























Boa tarde, meus amigos.

Começo o sábado com imagens do Alex Dias Ribeiro, campeão da Fórmula 3 inglesa e
européia nos anos 70.

Ele aparece aqui em dois momentos na Argentina em 1977.

Correndo na Fórmula 1 pela March, a primeira foto (desculpem a resolução) mostra a
realidade da época : o próprio piloto colando os adesivos do patrocinador no carro.

A segunda já com o piloto brasileiro dentro do carro pronto para sair do box.

Era dura a vida de piloto.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Rampante

Ferrari passeando em Monza,1960.

Mais de 21.000 visualizações no blog.

Valeu.

Montagem


Scuderia Ferrari trabalhando no paddock do circuitto de Montjuic Park, Espanha,
em 1971.

Três pilotos defenderam a equipe naquela corrida: Mario Andretti, Jacky Ickx e
Clay Regazzoni.

Apenas Ickx, com o carro que está em primeiro plano na foto, completou a corrida, chegando
em segundo lugar.

Cá entre nós: será que não havia um espaço pavimentado pra trabalhar?

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Será que tinha Mirinda?

Rally























Isso aí não é muito minha praia.

Mas, parece cenário de filme essa foto do Rally de Marrocos, 1950.

O carro, levantando poeira, é um Austin 90 Atlantic.

Na verdade, quem entende de piso de terra é o Francis Trennepohl (Poeira na veia),
que está sempre por aqui no blog.

Pergunta




















Alguém sabe quem é o dorminhoco?

Pré-história


























Último post sobre a Indy.

Espero que a corrida de domingo seja bem divertida.

A foto de hoje é bem histórica.

O cenário é Indianápolis, em 1910.

500 milhas?

Não, são as 100 milhas de indianápolis!

13 carros apenas no grid.

A infância de um templo do automobilismo.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A Máquina
























Apresentado no Salão de Genebra em 1969, o Porsche 917 se tornou um vitorioso nas
pistas e uma lenda do automobilismo mundial.

O bicampeão das 24 horas de Le Mans, foi eleito pela inglesa Motor Sport Magazine o
"Melhor carro de corrida da história".

A foto é de 1970.

Os números 10 (Pedro Rodriguez / Kinnunen) e 11 (Hulme / Elford) chegaram
respectivamente em primeiro e segundo nos 1000 km de Brands Hatch.

Paddock





















As coisas nos boxes da fórmula 1 já foram mais relaxadas. Watkins Glen, 1972.

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 Boa.
1983 LeMans

Diminutivo






















Cada um com sua mania.

Dedicado ao Tohmé (Minis no Mundo) e ao Pedro (Mania dos Carrinhos).
Nos links abaixo.

Voando





















Penúltimo post sobre a Indy. Já estamos em contagem regressiva para a corrida.
A foto, de 1984, é das 500 milhas de Indianápolis. O piloto Patrick Bedard deve ter visto a vida passar diante de seus olhos. O incrível foi que quase nada sofreu, em vista da violência da batida.

Hermanos






















Uma coisa que eu gosto muito é a criatividade dos carros nas décadas de 60 e 70.

Aí em cima têm dois exemplos.

Trata-se dos Sport-Protótipos Argentinos, ou simplesmente SP.

Alguns correram aqui no Brasil, principalmente em Tarumã e Interlagos, na tentativa
de se criar um torneio Sul Americano.

A idéia não vingou.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Hot Wheels




























Guardando no estojo.

Cacetada

 

Vídeo do acidente na largada da Fórmula 3, em Brands Hatch, 1978

Nelson Piquet, Satoru Nakajima, Derek Warwick, Stefan Johansson, entre outros
estão envolvidos. 

Pauleira!

Tá doido!
























A história, foi publicada na Popular Mechanics em 1955.

É o seguinte: com seis cães de corrida necessitando manter a forma, o americano Blanton
Dewey, teve a idéia de criar um "exercitador de cachorros".

Construiu uma estrutura para segurar uma tábua ao lado de sua Station Wagon e amarrou a
cachorrada nela.

Em suas palavras os atletas caninos "adoraram a criação".

Bristol

Vamos a mais um post dedicado a Indy.

Dessa vez coloco uma foto em homenagem a uma marca americana: os circuitos ovais.

No caso, o Bristol Motor Speedway, um dos menores dos Estados Unidos.

Possui apenas 858 metros de extensão.

Entre outras categorias recebe a Nascar também.

Um detalhe é que pista é toda de concreto ao invés de asfalto.

Um verdadeiro estádio do automobilismo.

Eu pagaria um dinheiro pra ver uma corrida aí.

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Simples e genial!

Por música

Circuito de Paul Ricard, Patrick Depailler toca um violino dentro de sua Tyrrell.

O ano é 1978.

Realmente tudo era diferente alguns anos atrás.

Pra registrar: ele não terminou a corrida, mas, ainda naquele ano ele conseguiria,
no GP de Mônaco, sua primeira vitória na Fórmula 1.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Fiat

































A Fabbrica Italiani de Automobili Torino foi fundada em 1899 e já fez, durante as duas
grandes guerras, locomotivas, motores de submarinos e metralhadoras.

Fazem parte do grupo da empresa marcas como Maserati, Alfa Romeo, Ferrari, Lancia
entre outras.

Mas a coisa mais legal pra mim, foi a construção da fábrica de Lingotto com uma pista
colocada na sua cobertura.

Coisa de doido!

A outra foto é de um automóvel do início do século XX. Não devia ser fácil de passar a marcha...

IROC

























A idéia do campeonato IROC ( International Race of Champions ) era colocar na pista
vários campeões das mais variadas categorias do automobilismo.

Esse negócio existiu nos Estados Unidos até 2006.

No início foram usados Porsches Carrera e depois de alguns anos entraram Stock Cars
com carroceria de Camaro.

Muita gente boa da Fórmula 1 correu na IROC nos anos 70, inclusive, Emerson Fittipaldi.

O Rato detonava com qualquer coisa.

Carrossel

























1964, num ângulo diferente do "carrossel" de Nurburgring.

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Carrega de tudo...

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Windows



























A Fórmula 1 dos anos 70 possui imagens ótimas.

Como dizem alguns blogueiros, a vida era mais leve e menos chata.

O macacão é da Tyrrell, a pista é Mônaco e o ano 1973.

O resto eu não sei.

Nem adianta perguntar.

Atualizando.

O Daniel Médici, do ótimo Cadernos do Automobilismo ( link abaixo),
completou as informações nos comentários.

Sbarro











































Sabe aquelas pessoas que a criatividade parece não ter limites?
 
Francesco Zefferino Sbarro é uma delas.

Suas obras mostram que ele sempre seguiu apenas a sua imaginação.

Esse italiano começou na Suiça como maquinista e pouco depois se tornou mecânico.

Se envolveu com carros ao trabalhar na Scuderia Filipinetti. Aliás, foi onde iniciaram suas
primeiras criações.

Fundou seu próprio estúdio em 1968 e passou a vender automóveis com desenhos exclusivos.

Criou também uma escola para ensinar design automobilístico.

Acima, vemos dois exemplos do jeito único de Sbarro fazer as coisas.

Farelo


























Você deixaria um camarada comer assim dentro do seu carro?

Bem , parece que Ken Tyrrell deixava Jackie Stewart ter certas
liberdades na equipe.

A imagem foi feita em Monza, 1972.

Uma pergunta: existe algum capacete marcante assim hoje?

Oval


























Localizado ao sul de Paris, o circuito de Linas Montlhery nasceu em 1924 do desejo
do empresário Alexandre Lamblin de dar a França um circuito que fosse parecido com
Brooklands, Monza ou Indianápolis.

No início de sua história, o autódromo foi palco de dispustas entre a Alfa Romeo e a
Bugatti.

Já na década de 30, os duelos passaram a ser protagonizados pela Auto Union e a
Mercedes.

Hoje, praticamente desativado, conta com uma associação que luta pela sua preservação.

domingo, 24 de abril de 2011

70´s



















Arturo Merzario é um daqueles caras que nasceram para velocidade.

Se não tinha o talento de alguns de seus pares, compensava com sua vontade de correr.

Foi piloto da Ferrari, Willians, March e Copesucar na F1. 

Nos carros esporte venceu várias corridas inclusive a Targa Florio, usando um Alfa Romeo.

É um dos pilotos que salvou Niki Lauda do fogo em 1976.

A foto foi tirada em Vallelunga, Itália, 1974. Merzario guiava um F2 Osella / BMW.

Mecânica






















Clermont-Ferrand, França, 1972. Os mecânicos da Lotus preparam o carro de Fittipaldi
para a corrida. Terra batida, chapéu na cabeça...

Emerson chegou em segundo atrás de um certo escocês que pisava forte também.

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A simplicidade das boas idéias.

Mea culpa


Amigos, o blogueiro aqui viajou no feriado e, apesar de se programar, não conseguiu postar
de onde estava. Culpa minha mesmo. Acho que agora vai tudo tranquilo! A foto é de Jody 
Scheckter em 1979 no circuito de Mônaco. O último a ganhar um título pela Ferrari antes
da era Schumacher.